Nada Contra!

João Caldas/Divulgação
1
Leca Perrechil · São Paulo, SP
5/5/2007 · 78 · 2
 

Por Leca Perrechil e Juliene Codognotto

Se você trabalha num daqueles prédios todo envidraçados, com ar-condicionado e mesa própria, e pode dar um tempo nas tarefas para tomar um cafezinho, também pode pagar os R$ 50,00 para ver a peça Andaime, no teatro Vivo mais longe de você. E, claro! Não se esqueça de ir de carro! Assim você pode pagar R$ 12,00 por um lugar no estacionamento.

Ambientada do lado de fora de um desses prédios, a história retrata dois personagens migrantes que não teriam nenhuma condição de pagar um ingresso com esse preço. José Mário (Cláudio Fontana) e Claudionor (Cássio Scapin) são limpadores de janela que dia após dia permanecem pendurados em um andaime, sujeitos aos riscos do vento, chuva, altura, convivência, vergonhas familiares e de temíveis máquinas capazes de executar o mesmo serviço no Japão.

Mesmo longe do chão e de outros seres humanos, acompanham pelas janelas a prova de som os hábitos do pessoal do escritório e até uma aula de ginástica, o "único benefício gratuito do trabalho". Conversam sobre assuntos que correspondem à imagem que os mais afortunados (no caso, a platéia) têm do 'povão', tais como: bingo, crediário, rifa, cartomante, chefe.

Porém, o que faz a peça sair das piadinhas costumeiras e ganhar relevância, é a crítica social implícita no texto de Sérgio Roveri. É como se, na verdade, os personagens estivessem em um aquário, onde fazem apenas parte da paisagem enquanto o mundo (no caso, de dentro) continua quase sem olhar para eles. Ali, fazem o que alguém mandou. É o mundo das pessoas que só recebem ordens - usar o equipamento de segurança, ficar pendurado por cabos, não fazer ginástica - e isso não é só no trabalho, também na vida e até mesmo nos banheiros, quando se recomenda pegar apenas duas toalhas de papel pra secar a mão.

A brincadeira da folha de papel é mais do que piada. O texto, que parece ingênuo, fala, na verdade, de um sentimento de exclusão e repressão que o personagem vive em muitas outras situações de seu cotidiano. Fala ainda da vontade de reagir que mora em cada pessoa reprimida pela sociedade e que aflora nos momentos mais inesperados. "Qualquer dia eu vou entrar lá e vou pegar um monte de folhas e quero ver quem é que vai me falar que eu só posso usar duas!".

As limitações da vida de um empregado pobre é tema recorrente, talvez central. A única liberdade que eles têm é para fumar, um gostinho do prazer que os fumantes de dentro do escritório não possuem.

Ao contrário de Motel Paradiso, de Juca de Oliveira, em que a platéia ri de si mesma, em Andaime o espectador ri dos seus empregados e parece não se incomodar nem um pouco com isso.

Com as boas atuações de Cássio Scapin (o Nino, do Castelo Rá-Tim-Bum) e de Cláudio Fontana (que atuou em Fera Ferida, antiga novela da Globo), o diretor Elias Andreato é bem pouco criativo e deixa todo o mérito para Roveri. O que dizer do Nino rebolando pra limpar o vidro? A platéia ri, é verdade, mas há passagens no texto que dispensam completamente gracinhas fáceis desse tipo.

Para compensar as falhas na direção, o Teatro Vivo oferece a você um belíssimo Fran's Café (ok, nem tão bonito), poltronas confortáveis, uma exposição, lagos transparentes na entrada e um incrível 'desfile de moda' (o figurino da platéia foi nota 8,5, superior à do Bibi Ferreira. Aguardem novas avaliações da moda teatro 2007).

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Esso A.
 

virge'! mas aonde é isso, moça?

Esso A. · Natal, RN 7/5/2007 15:53
sua opinião: subir
Leca Perrechil
 

Então, a peça é no Teatro Vivo, que fica perto do Shopping Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Fica na Av. Dr. Chucri Zaidan, 860. Abraços.

Leca Perrechil · São Paulo, SP 7/5/2007 15:59
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados