Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Nascidos no século passado. E daí?

Montagem - Matosinhos Mateus
Nascidos no século passado
1
mmateus · Brasília, DF
15/7/2007 · 100 · 0
 

"Nasci no dia 8 de maio de 1945. Neste mesmo dia acontecia a rendição dos alemães na segunda guerra mundial".

Assim começa a historia contada por Beth em um dos tópicos da comunidade Nascidos em 1945 no Orkut.

Continua a história contando sobre a festa que se seguiu, com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoando a cidade do Rio de Janeiro.

O Tópico têm apenas 4 postagens mas é uma lição de história, completada por Zeni, outra participante da comunidade.

Um relato destes poderia passar despercebido não fosse um detalhe simples. Beth e os outros 44 membros da comunidade completam 62 anos com muita história para contar. São apenas 9 tópicos. Três são de postagens anônimas e suspeitas.

Na metade do século outra comunidade. Nascidos em 1950, e a moderadora a Sra. Marilene, cuja foto é um Fusca Rosa. Pelo seu album de fotos é uma apaixonada por fusca. Mas quem não é?

A comunidade é modesta. A menor de todas. Apenas 42 membros, mas os 8 tópicos são disputados. 20, 30, 90 postagens sobre assuntos diversos.

Quando nasci, a Dona Beth e Dona Zeni já completavam 15 anos. Para marcar o meu nascimento e de mais 1254 pessoas, nada melhor que a comunidade Nascidos em 1960.

Dos 15 anos pesquisados (1945 a 1960), esta é a comunidade que tem maior número de membros, várias páginas de tópicos e discussões diversificadas.

Eu, Seu Carlos, Dona Maria, Dona Marta completaremos 47 anos. São 47 anos da inauguração de Brasilia, do lançamento do RAMAC 305, primeiro computador da IBM e a Indepedência de 8 países (Madagascar, Mali, Gabão. Congo, Chade, Costa do Marfim, Burquina Faso e Benin).

62 anos de história presentes em 15 comunidades temáticas "Nascidos em...", nas quais participam 5.959 membros. Beatles, JFK, Ditadura Militar, AI-5, Sputnik 1, primeiro transplante de órgão, Odyssey 100 - primeiro video game.

No mesmo período o mundo presenciou uma grande evolução. A história começou a ser transmitida em tempo real, as pesquisas científicas ganharam investimentos cada vez maiores e a tecnologia tomou conta das nossas vidas. Começamos a ouvir palavras como clonagem de animais, transferência de valores em tempo real, velocidade do som, inteligência competitiva, transferência de embriões, tecnologia da informação, superaquecimento global.

Vitórias e derrotas de uma história que nós mesmos estamos escrevendo. Experimentamos a tristeza da bomba atômica e a possibilidade de utilizar raios X no combate ao câncer. Tudo isto, em 62 anos de história.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados