Nova Coletânea publica "Infância que te quero ter"

Bruno Resende Ramos - Nova Coletânea
Projeto Nova Coletânea - Publicação
1
Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG
1/8/2009 · 38 · 29
 

O projeto Nova Coletânea comemora a chegada de mais 25 novos autores ao mercado editorial. Numa ação de incentivo à leitura e fomento à produção escrita iniciado em 2008, o projeto selecionou OBRAS de alunos da escola pública no ensino fundamental da cidade de Teixeiras. A Escola Estadual "Dr. Mariano da Rocha" situada nessa cidade foi contemplada pela ação da Nova Coletânea graças as edições dos projetos anteriores e a participação de autores do Brasil e estrangeiros nas antologias literárias do projeto. Um escritor forma outro, um livro oportuniza a publicação de outro.
É o segundo projeto de lançamento no ano. O organizador desenvolveu a proposta junto aos alunos que participaram ativamente das ações propostas. Com vistas a necessidade de promover o desenvolvimento psico-social do indivíduo, a cognição e sua auto-estima, o professor orientou passo a passo os educandos para a confecção de seus poemas.
A comunidade escolar foi mobilizada e convidada a participar do projeto, auxiliando os alunos. Por meio de rifas e colaborações diversas os alunos deram sua contra-partida. O professor buscou ajuda junto a entidades que não puderam oferecer auxílio financeiro, contudo recebeu apoio tanto na divulgação em sites de literatura e blogs. O caminho percorrido não foi fácil. Não fosse o estímulo, compreensão e paciência das crianças, o apoio formal de seus pais à iniciativa, o projeto correria mesmo algum risco, entretanto, prevaleceu a boa vontade, a persistência e o talento desses alunos mais que especiais.
Educadores, personalidades culturais, gente que entende a importância do trabalho associativo, comunitário focado no social valorizaram o projeto e incentivaram o professor no seu intento.
O pirmeiro passo foi o desenvolvimento da proposta temática. Os alunos levados a uma reflexão sobre a escolha do tema e conteúdo do livro fizeram excelentes assertivas sobre as condições atuais da infância, suas fantasias, dificuldades e desafios. Mostraram quantos são privados da vivência saudável desse período importante da vida pela exploração no mercado de trabalho, bem como na sua utilização como mão-de-obra escrava ou mesmo para garantir a sobrevivência de sua família. Perceberam também que o precoce contato com a vida adulta, seja no uso de drogas ilícitas, seja na prostituição, é um problema que afeta todas as regiões do país. Deste modo, sugeriu-se que o título do projeto fosse o resultado desse anseio de mudança, da construção de um novo retrato para a infância brasileira. Assim, da profunda necessidade de caracterizar, resgatar, difundir e manifestar o desejo de mudança decidiu-se pelo título "Infância que te quero ter".
Com o apoio total dos pais e responsáveis, que permitiram formalmente através de documento, tanto a elaboração, a edição e consequente publicação do livro, o professor deu continuidade à proposta inicial e enviou para profissionais da área editorial e gráfica os trabalhos de seus alunos-artistas.
Resultado de tudo isso foram belas produções, motivação, entusiasmo e uma grande emoção. A imaginação ganhou ritmo, som e forma nos versos de 25 autores mirins que hoje chegam até vocês por meio de uma antologia líterária.
O primeiro passo na inclusão literária de alunos do ensino público é o grande orgulho do Projeto Nova Coletânea neste ano de 2009. Depois de 4 anos de sonhos, desafios, críticas e muito trabalho chegam os frutos incontáveis, cerca de 118 escritores, 173 OBRAS, 4 antologias temáticas, participação em feiras e bienais. Tudo isso, porque alguém acreditou e acredita no manifesto de inclusão e nas idéias que partem de um povo que quer ser sujeito da sua própria história, participar, criar e gerar mudança nos conteúdos da vida.
A todos que incentivaram por comentários, divulgação, elogios, críticas e participação ativa nas ações da Nova Coletânea o nosso muito obrigado
Agora, o mais importante é celebrar a chegada desses novos autores. Gente de miúda no tamanho, meninos e meninas do ensino fundamental de uma cidade do interior de Minas, porém grandes na excelência de ser a Esperança, a Promessa de melhores dias do nosso país; são eles:

Autores da antologia escolar
"Infância que te quero ter":

Alana Abranches de Paula

Aline Botelho Neves

Bruna Fideles de Oliveira

Gabriel Ferreira dos Santos

Heven Jordânia Dalila Silva

Igor Ramos de Castro

Ingrid Pámela de Freitas Silva

Karine Fonseca Cruz Pereira

Kelly Aparecida Dias

Lucas Bhering Fialho

Maiane Mirelle de Castro

Maria Eduarda Ferreira

Matheus Gomes de Oliveira

Michelle Martins Ribas

Rafael Bitencourt Cassiano

Rafaela Pimentel Otte

Sabrina Martins Teixeira

Silvânia Medina de Souza

Tamires Gomes Arruda

Vinícius Lopes Ribas de Lana

Vitória Campos do Carmo

Wallacy Rodrigues Duarte

Warlem Magalhães Nunes

Wendell Roldão de Oliveira Miranda

Wirglen Éricles Vilela Tibúrcio

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Erasmo Nascimento
 

Muito bom; votado e aprovado.

Erasmo Nascimento · Ariquemes, RO 1/8/2009 13:45
sua opinião: subir
victorvapf
 

Bruno, belo trabalho, merecedor de muito mais que votos,

abraços

victorvapf · Belo Horizonte, MG 1/8/2009 14:04
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Um trabalho importante, meu amigo Bruno!
Parabéns

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 1/8/2009 14:08
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

que projeto bacana.....incentivar os jovens á literatura.
porisso acredito no futuro.

legal seu artigo, sucesso ai.
bjssss♥;;

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 1/8/2009 15:14
sua opinião: subir
Fernando SCampos
 

Bruno, que Deus lhe dê cada vez mais força, disposição inspiração para essse belo trabalho que está fazendo. Abraços. Fernando

Fernando SCampos · Rio de Janeiro, RJ 1/8/2009 15:18
sua opinião: subir
assis pio
 

votado
muito bom mesmo

assis pio · Aurora, CE 1/8/2009 15:43
sua opinião: subir
Aldy Carvalho
 

Certamente o que agora parece só promessa irá se efetivar por excelëncia no futuro. É o que desejamos

Abs

Aldy Carvalho · São Paulo, SP 1/8/2009 17:54
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Bruno Resende Ramos · Teixeiras (MG) ·

Nova Coletânea publica "Infância que te quero ter"

Um Trabalho de muita Honra e elevação, com Nova Coletânea comemorando a chegada de mais 25 novos autores ao mercado editorial.
Sempre um trabalho Admirável que vocé faz com beleza e Maestria.
Dando orientação e assistência a todos no local do evento.
Mais uma ação que muito nos orgulha e Honra.
Parabéns pelo Trabalho tão Valoroso, que é pelo Bem do nosso Povo e do nosso Brasil.
Abração Amigo.

azuirfilho · Campinas, SP 1/8/2009 18:51
sua opinião: subir
Bruno Resende Ramos
 

Grato Azuir, Aldy Carvalhos, companherios do projeto há muito. Obrigado, Pio, amigo do Ceará, Fernando Soares Campos, escritor do projeto, Cláudia, pelo incenitvo, Pedro, Victor e Erasmo.
Todos vocês tornam validos os meus erforços e gratificante o trabalho pela Nova Coletânea.

Fica aqui meu manifesto de agradecimento pela constante presença e apoio ao projeto.

Bruno Resende Ramos

Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 1/8/2009 19:22
sua opinião: subir
Greta Marcon
 

Projeto mais que aprovado, parabéns!
votado
bjs

Greta Marcon · Ponte Nova, MG 1/8/2009 22:19
sua opinião: subir
ayruman
 

Imcomparável. Que cada vez mais iniciativas como esta aconteça. Sucessos!
Luz e Paz na Terra. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 2/8/2009 10:55
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Bruno,
Louvo a sua iniciativa,
é assim que incentivamos na criança a refletir e escrever sobre o que a cerca e encontramos futuros literatos conscientes e compromissados com o futuro do povo e do país.
bjs
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 2/8/2009 11:31
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

um ótimo texto, bom de ler.
parabéns.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 2/8/2009 11:42
sua opinião: subir
Bruno Resende Ramos
 

Obrigado pelo aval de todos vocês. W. MArques, sempre presente com suas palavras de ânimo e motivação; Doroni, respeitável artista da palavra, uma literata nata; Ayruman, com suas mensagens iluminadas e vivas, Greta, com todo o seu talento e sensibilidade.
São vocês que tornam todo esforço compensado. Obrigado, amigos, muito gratos ficamos pelo reconhecimento de todos vocês.

Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 2/8/2009 12:49
sua opinião: subir
Nildo Cordel
 

Apesar de estar um pouco afastado do novo modelo do Overmundo, de vez em quando ou uma passadinha por aqui e não podia deixar de parabenisá-lo pela excelente iniciativa. Viva!!!

Nildo Cordel · São Paulo, SP 2/8/2009 21:55
sua opinião: subir
RUI LÔBO
 

Bruno: É disso que os nossos jovens estão precisando: apoio, fomento e incentivo. Como disse Drummond "todos somos poestas, pois somos portadores de emoções". Vá em frente, meu rei, pois a nossa tão sonhada REVOLTURA está próxima; projetos alentadores como este não dão a esperança de um dia sermos um povo civilizado de fato e referência cultural para o mundo, e não mais o país do futebol, do carnaval, da cachaça e do turismo sexual. Parabéns! Axé!

RUI LÔBO · Brumado, BA 3/8/2009 09:40
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Bruno, lindo projeto. Parabens pela iniciativa e pelo incentivo aos alunos formando futuros leitores. Sucesso cada vez maior de Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 3/8/2009 12:11
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Espetáculo !

obrigado pela dica

abraço

joe_brazuca · São Paulo, SP 3/8/2009 21:54
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Bruno,
Imagino como não devem ter ficado felizes. No mais, acho importante o fomento a produção do material literário de iniciantes, com pequena ou média tiragem, em especial por causa dos meios tecnológicos acessiveis. Como sugestão, já pensastes em uma reportagem em formato audiovisual também?
Abraço,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 4/8/2009 12:53
sua opinião: subir
Vinícius Motta
 

Meu voto e apoio a este grade projeto.

Parabéns Bruno, aos demais organizadores e aos alunos.

Vinícius Motta · Rio de Janeiro, RJ 5/8/2009 10:47
sua opinião: subir
camuccelli
 

Li!!!

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 5/8/2009 15:36
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Bruno,

Maravilha!

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 6/8/2009 03:32
sua opinião: subir
Almirante Águia
 

Bruno, parabéns a Nova Coletânea, por estar sempre apoiando a iniciativa criativa, o que certamente pode e deve ampliar os horizontes destas crianças para novas perspectivas em seu desenvolvimento.

Abraços
AltairBlog

Almirante Águia · Itaberaba, BA 6/8/2009 15:40
sua opinião: subir
erhi Araújo
 


Votado

Parabéns pela iniciativa da Nova Coletânea.
Sucesso!

erhi Araújo · Feira de Santana, BA 6/8/2009 15:58
sua opinião: subir
MaluFreitas
 

Projeto excelente! Aprovado! Sucesso!

MaluFreitas · Salvador, BA 6/8/2009 19:45
sua opinião: subir
Edgar Borges
 

Parabéns pela iniciativa. inspiradora. quantos exemplares tem cada tiragem? tem algo para download?

Edgar Borges · Boa Vista, RR 7/8/2009 11:38
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Lindo e maravilhoso.Sucesso!Votado.

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 20/8/2009 08:02
sua opinião: subir
Gabriele
 

É disso que esses meninos precisam, recomhecimento, orgulho e fé. Muito bonito o trabalho!fico feliz em ver ações de incentivo como esta que muda a vida de muitos jovens.

Gabriele · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2009 00:29
sua opinião: subir
Gabriele
 

Bruno parabéns!Fico feliz quando vejo pessoas dando oportunidade e incentivo a crianças, pois acredito que sem esse apoio o futuro delas não seria o mesmo. Parabéns!

Gabriele · Rio de Janeiro, RJ 18/11/2009 07:33
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados