Novo site da Associação Cultural Cachuera!

1
renatacelani · São Paulo, SP
7/12/2009 · 2 · 0
 

A Associação Cultural Cachuera!, organização dedicada a divulgar e valorizar a cultura popular tradicional brasileira, em especial as manifestações de música, dança e dramáticas de origem afro-descendente da Região Sudeste, está lançando seu novo site (www.cachuera.org.br). Totalmente remodelado, ele recebeu dezenas de novas páginas e conteúdo multimídia. Além disso foi incorporado a ele um blog e um informativo, a fim de abrir mais canais de interatividade.

Com esta remodelação, a Associação pretende ampliar o acesso ao conteúdo do Acervo Cachuera! pelos internautas. Outra meta é levar mais informações sobre cultura popular aos meios educacionais e estreitar laços com as instituições de educação formais e não-formais, o que motivou a criação de novas seções especialmente voltadas para educadores e a distribuição gratuita pela Associação Cachuera!, para estas instituições, de alguns itens de seu catálogo: o livro/CD/DVD São Paulo Corpo e Alma, os CDs Cachuera! de Música e Mosaico Musical dos Quilombos. Um dos objetivos prioritários atuais da Associação é auxiliar na implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica.

O projeto de remodelação foi apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Programa de Ação Cultural 2008.

A Associação Cultural Cachuera!, fundada em 1998, é considerada uma organização de referência na pesquisa, documentação e divulgação da cultura popular tradicional brasileira. Pelo conjunto de suas ações, foi contemplada em 2007 com a Ordem do Mérito Cultural e com o Prêmio Culturas Populares, ambos concedidos pelo Ministério da Cultura/Governo Federal.

Destacamos algumas seções do novo site:

Acervo - Coleções existentes no Acervo Cachuera!, consulta online ao banco de dados, agendamento de consultas e Edições do Acervo - olhares sobre a cultura popular a partir de um eixo temático, utilizando conteúdo existente no Acervo -, cuja primeira edição é dedicada ao Jongo.

Catálogo - Informações sobre os CDs, livros e documentários realizados pela Associação Cultural Cachuera!, considerados de referência no âmbito da cultura popular tradicional. Apresenta trechos em áudio e vídeo destes produtos.

Textos/Reflexões - Tem duas seções: Escritos, contendo artigos, resenhas e histórias ligadas à cultura popular, e Os Fios da Trama, apresentando o texto Grandes Temas das Tradições Brasileiras de Música e Dança ilustrado por exemplos em áudio e vídeo.

Na escola - Também novidade no site, oferece textos de apoio ao professor para uso, em sala de aula, do livro/CD/DVD São Paulo Corpo e Alma e do CD duplo Cachuera! de Música.

Comunidades - Informações detalhadas sobre algumas comunidades de cultura popular tradicional com as quais a Associação Cultural Cachuera! se relaciona.

Agenda cultural - Calendário de festas populares, a programação do Espaço Cachuera! e outros eventos relacionados à cultura popular, africana e afro-brasileira.

Blog - Outra novidade, com o objetivo de repercutir o dia-a-dia da Associação Cultural Cachuera!. Também será um espaço de divulgação para eventos de cultura popular em geral.

Associação Cultural Cachuera!
Pesquisa, documentação e divulgação da cultura popular brasileira


A Associação Cultural Cachuera! objetiva contribuir para a valorização da cultura popular tradicional brasileira e de suas comunidades produtoras em todos os setores da sociedade, com ênfase no meio educacional. A base do trabalho da Cachuera! é a relação com estas comunidades, pesquisando, registrando, divulgando e refletindo sobre suas tradições culturais. A partir desta diretriz são desenvolvidos os projetos da Cachuera!.

Acervo Cachuera!

A Associação mantém um acervo de referência sobre cultura popular, resultado de diversas pesquisas de campo realizadas desde 1988. O Acervo Cachuera! é composto por aproximadamente 1.300 horas de registro áudio-digital, 900 horas em vídeo e 11.000 imagens fotográficas de mais de 140 localidades percorridas, e está acondicionado em reserva técnica localizada na sede da Associação. Seu conteúdo prioritário é focado nas manifestações das comunidades afro-descendentes do Sudeste brasileiro, particularmente de matriz bantu.

O banco de dados do Acervo Cachuera!, disponível para consulta pública gratuita no local e online, é formado a partir do esforço em articular e sistematizar a catalogação dos registros realizados em diferentes suportes, desenvolvendo condições de acesso a usuários como pesquisadores, artistas e estudantes.

A política de retorno do Acervo tem propiciado a oportunidade de a Associação realizar projetos em parceria com diversas comunidades, como é o caso do Ponto de Cultura Projeto Bem-Te-Vi, do qual a Cachuera! é proponente. Ele conta com o apoio da Associação Jongueira do Tamandaré, de Guaratinguetá – SP e integra ações de cultura, educação e geração de renda em torno de um eixo temático: o Jongo, expressão cultural dos afro-descendentes da região paulista do Vale do Paraíba.

Catálogo: CDs, documentários e livros sobre cultura popular

Uma das formas da Cachuera! levar ao público o resultado de suas atividades é através da realização de documentários em vídeo, CDs e livros. Parte da tiragem, ou da renda obtida com os produtos que constam no catálogo da Cachuera!, é revertida parcialmente às comunidades.

Eventos e cursos

Outro caminho encontrado pela Associação para divulgar e refletir sobre manifestações artísticas apartadas do mercado cultural é através da realização de eventos. No Espaço Cachuera! são realizadas regularmente apresentações de música popular tradicional, popular urbana e erudita, a fim de promover possíveis diálogos entre estes diferentes universos artísticos, além de oficinas com mestres da tradição, palestras e debates gratuitos ou a preços populares. A Associação também tem organizado eventos de cultura popular tradicional fora de sua sede, em teatros e bibliotecas públicas.

A Cachuera! também promove cursos sobre cultura popular voltados para escolas e, em especial, educadores, buscando apoiar a implementação da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino básico, e seguindo uma de suas linhas programáticas que objetiva aproximar a cultura popular tradicional brasileira do universo educacional.

Grupo Cachuera!

Uma outra vertente do trabalho é o Grupo Cachuera!. Criado em 1994 e composto por 15 artistas e músicos, ele divulga, através de apresentações e vivências, as tradições da cultura popular de origem afro-descendente, como o Batuque, o Jongo e o Congado. Sua atuação leva o repertório registrado em pesquisas de campo às periferias de São Paulo, cidades do interior, comunidades tradicionais, escolas, teatros e praças públicas.

Sustentabilidade e Estúdio Salaviva

As atividades atuais da Associação são viabilizadas por meio de doações, através de projetos contemplados em editais, prêmios e concursos, pela comercialização de seus produtos e com a prestação de serviços de gravação em áudio pelo Estúdio Salaviva, instalado na sede.

Prêmios

Pelo conjunto de suas ações, em 2007 a Cachuera! foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural e com o Prêmio Culturas Populares, ambos concedidos pelo Ministério da Cultura/Governo Federal.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados