Novos horizontes no conteúdo participativo da web?

1
Pmarques · São Caetano do Sul, SP
13/7/2007 · 125 · 8
 

Muito se fala de Web 2.0 atualmente. Especialmente na própria web. Experimente colocar “web 2.0” no atual guru virtual, o Google. O que você verá será algo como um Gooooooooogle gigantesco, com diversos “Os”. Serão por volta de 330.000.000 ocorrências. Muito mais do que outras palavras como Brasil (295.000.000) ou Lula (22.300.000), por exemplo.
Entre essas ocorrências você descobrirá que o termo “Web 2.0” foi utilizado pela primeira vez por Tim O'Reilly e pela MediaLive International em 2004, como nome de uma série de conferências falando de empresas que sobreviveram à primeira grande crise da internet em meados de 2000. Você já sabia disso? Eu não. Descobri na Wikipedia.
Assim como a Wikipedia temos o próprio Overmundo, YouTube, Digg, Orkut, enfim, a lista é extensa. Atire a primeira pedra aquele que nunca se valeu desses meios para obter e compartilhar informações ou mesmo passar o tempo despretensiosamente.
Contudo, agora se inicia uma nova discussão em torno do assunto. Começa-se a falar em Web 2.5 pela rede. Mas o que seria essa evolução da web? Dessa vez o movimento parece iniciado pelo iG e trata-se de uma “popularização” da web 2.0. A questão suscitada é a de que o conteúdo produzido pelo usuário ainda mantém-se restrito a um pequeno universo, uma “elite” da informação na web, elite essa a qual fazemos parte, por mais que isso doa para alguns. A proposta é que com a utilização de um grande portal como o iG mais pessoas possam colaborar e entrar em contato com a web 2.0, ou seja, o nascimento da Web 2.5. Embora ainda não seja uma REvolução tão pouco uma ação de inclusão digital das massas, será isso uma redemocratização do acesso e da produção da informação? Será esse o próximo passo, uma evolução?

compartilhe

comentários feed

+ comentar
quikochaves
 

Pow!, a web 2.5 vai vir pra bombar mesmo!

quikochaves · São Paulo, SP 12/7/2007 11:28
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Mateus
 

Acho excelente as empresas abrirem os olhos para a web 2.0 Chega da apropriação das ferramentas de comunicação!

Mateus · Arapoema, TO 12/7/2007 11:28
sua opinião: subir
Inês Nin
 

já se fala em web 3.0 também. mas na boa, pra mim são nomes.. no máximo ajudam a configurar um conceito. mas são exageros.

p.s. pelo que me lembro, web 3.0 seria relacionada às buscas feitas a partir de imagens, ao invés de texto.

Inês Nin · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 03:18
sua opinião: subir
Amanda Maia
 

Puxa, excelente colaboração! Mesmo!

Amanda Maia · Salvador, BA 14/7/2007 11:43
sua opinião: subir
Pablo Pamplona
 

Não sei qual é a proposta da iG, mas me pareceu mais uma jogada de marketing... realmente, a web 2.0 virou o assunto do momento. Pessoal gosta de termos novos. A iG só enchergou uma oportunidade - arrisco dizer que não vai hazer diferença alguma.

Quanto à web 3.0, que a Inês mencionou, trata-se da Web Semântica. Um sistema que pega informações do internauta, analisa e dá resultados que possam ser mais relevantes. Por exemplo, eu procuro por "hotéis Rio" no Google... aí os computadores analisam minhas necessidades, minhas preferencias, gostos... e me dariam melhores resultados. Algo assim..

Pablo Pamplona · São Paulo, SP 14/7/2007 13:37
sua opinião: subir
Luzia Oliveira
 

Com o advento da internet, o número de informações passou a crescer cada vez mais, e com isso,a busca informacional tornou-se algo na maioria das vezes complicado... acho que com a o futuro advento da web 3.0 ,esse processo será mais fácil, pois como o Pablo(MG) falou, trata-se de uma questão de semântica..

Luzia Oliveira · Natal, RN 10/8/2007 13:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
silviaraujomotta
 

P Marques,
Fiz uma TROVA especialmente para VC,logo após ter lido seu TEXTO que leva à reflexão...
Um beijinho docinho
Sílvia Araújo Motta.

Nas WEBs, horizontes
da criação são infindos...
Bastaria citar FONTES
para o texto ser bem-vindo?

silviaraujomotta · Belo Horizonte, MG 5/2/2008 22:29
sua opinião: subir
Edu Cezimbra
 

TAGS?!!!Ainda pouco utilizadas ,mas valiosas para acessar a informação de qualidade na WEB 2.0 e taO...Experimentem!!
ABC

Edu Cezimbra · Porto Alegre, RS 2/10/2008 11:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados