O apogeu da copa do mundo

6
Chico Piancó · Fortaleza, CE
9/7/2014 · 6 · 4
 

Parece que instalaram um dispositivo de controle neural na seleção brasileira, e ligaram logo após os primeiros minutos do jogo de Brasil x Alemanha, permitindo o maior blecaute futebolístico da história da Copa do mundo. O que se seguiu após os 11 minutos do 1º tempo foi um absoluto descontrole de todo o time canarinho.
Todas as tentativas de se firmar um pseudo time acabaram no momento que o analítico time alemão tinha estudado o modus operandi brasileiro. Bastaram dez minutos para o genocídio alemão tomar de conta da abaladíssima seleção brasileira. Sem seu zagueiro capitão, sem seu fazedor de gols, o Brasil passava mal com a eficiência cirúrgica do futebol alemão.
Parecia o barão vermelho descarregando a artilharia de suas pesadas metralhadoras contra o inimigo na grande guerra. Foram cinco gols em dezoito minutos, média de 1 gol a cada três minutos e meio. Nesse intervalo, o Brasil não conseguiu fazer meio gol. Felipinho, apático, se limitava a fazer suas caretas ridículas com seu bigode infame, e a gesticular o que se pareciam com números da goleada que se desenhava em pleno mineirão.
A Alemanha veio seis meses atrás para o Brasil. Foi para a Bahia, lá chegando não gostou de nenhum resort oferecido para abriga-los. Resolveu construir seu próprio centro de treinamento. Seus treinos eram realizados em pleno horário de pico do sol, à uma da tarde. Treinaram praticamente todos os dias, até a copa, e também durante a copa.
O Brasil? Bem o brasil é penta campeão do mundo. Temos Neymar, a zaga mais cara do mundo! Ficamos na Granja Comary, reunimos todos os jogadores brasileiros (ou seriam europeus) num clima pra lá de já ganhou. Ótimos e bem treinadíssimos modelos comerciais, o Brasil parecia imbatível na televisão. E sua queda foi transmitida a bilhões no mundo todo, no mundo real, como se fosse um coliseu moderno, onde os brasileiros eram jogados aos leões da Alemanha. Foi um verdadeiro massacre.
Fim de jogo, sete a um. O número cabalístico parece dizer que a reformulação não precisa ser apenas em um time de futebol, mas em todo um sistema falido que insiste em se manter por prodígios, por fórmulas milagrosas que no último instante salvam nossa pele. Não é assim no mundo todo, não tem necessidade de vivermos o tempo apagando incêndios, contando com salvadores da pátria, com heróis que na verdade não existem. O que existe é planejamento, determinação, fiscalização, resultado. Tanto no futebol, quanto na vida pública, quando num país. O que falta pro Brasil é parar de encarar tudo com tanta paixão, e racionalizar o que necessita ser racionalizado, planejado, fiscalizado, e cobrado resultado. Não é simples, mas é assim que se faz no mundo todo. A copa do mundo, com o equilíbrio entre times europeus e americanos mostra como o mundo como um todo se equilibra, e o que antes era tido como melhor teve um fracasso retumbante. Um gênio se faz com inspiração, mas a transpiração é bem mais fundamental para se atingir o objetivo.
Escrevo este artigo e vejo a Argentina ganhar da Holanda nos pênaltis. Esse jogo resume o que deveria ser um embate entre um time sul-americano e um time europeu. Equilíbrio, com espaço para talentos individuais, acentuando a unidade do grupo como um todo como fator mais importante na equipe. Um espetáculo de futebol. A final será entre duas excelentes seleções, mas ainda acredito na eficiência germânica frente ao talento individual de Messi, apesar do time da Argentina ter um conceito de unidade de grupo bem mais enraizado que o nosso Brasil.
Foi uma grande Copa, e serviu como um tapa na cara para acordarmos para a urgência em planejar e executar mudanças estruturais fundamentais, tanto na nossa seleção, quanto em nosso país. Não dá pra governar a seleção nem a nação só com paixão. Pra mim essa foi a grande lição.

Chico Piancó Neto, 09/07/2014

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ayruman
 

Disse tudo amigo Chico...

ayruman · Cuiabá, MT 17/7/2014 16:24
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
mikeowen
 

Eu continuo não acreditando nisso que aconteceu,não aceito que foi tão fácil,algo muito maior deve ter acontecido ( fora do campo ) e mais cedo ou mais tarde a verdade será revelada,pessoas que só criticam a seleção, Frases Românticas aqueles que são patriotas só quando o time está vencendo não tem o direito de falar nada,continuo acreditando no nosso time,e vou sempre acreditar.;

mikeowen · Borba, AM 20/7/2014 18:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Abílio Neto
 

Irretocável seu artigo, caro Chico Piancó. Deveríamos ter sido eliminados pelo Chile que mostrou que tinha mais time do que nós, mas passamos naqueles pênaltis sem graça.

Todos os problemas do nosso time ficaram expostos à comissão técnica alemã naquele jogo, que tratou de estudá-los profundamente. A Alemanha sabia que se passasse pelo Brasil, dificilmente perderia a Copa.

E aí veio o jogo contra a Colômbia e novamente mostramos mais problemas: desorganização tática e uma certa dose de violência. Saiu por contusão o moleque marqueteiro (que não jogou nada contra Chile e Colômbia) e ainda perdemos o Tiago Silva, um capitão chorão sem moral até para comandar um time de pelada em Batateira/PE.

No começo do jogo contra a Alemanha, quando perdíamos a bola no ataque, a Alemanha rapidamente ocupava todos os espaços e nos sufocava. Nos deu uma aula tática e técnica. Poderia ter chegado aos 8 a 0 facilmente no primeiro tempo. No segundo, visivelmente tirou o pé do acelerador para que a humilhação não fosse maior, mas ainda fez mais dois para provar que veio para levar a taça.

E ainda há pessoas que acreditam em teorias conspiratórias!!!

Estamos desmoralizados no futebol. Acho que enquanto não mudarem certas atitudes, dentro e fora do campo, dificilmente nos classificaremos para a Copa da Rússia!

Abílio Neto · Abreu e Lima, PE 4/8/2014 10:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Matheus Lopes
 

Bacana esse texto

Matheus Lopes · Belo Horizonte, MG 22/8/2014 22:01
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados