O AUTOR MARCOS FERRAZ

1
Jardel Teixeira · São Paulo, SP
4/7/2009 · 3 · 1
 

INTEGRA A EQUIPE DE ROTEIRISTAS DA SÉRIE “DESCOLADOS” DA MTV, PREZA PELA CULTURA POP E PELO ENTRETENIMENTO EM TODOS OS SEUS TRABALHOS.

Marcos Ferraz começou sua carreira em Santos, em um curso coordenado por Neyde Veneziano sobre a história e as técnicas do teatro de revista. O primeiro contato com este tipo de teatro lhe deu a base para o que ele chama hoje de teatro musical pop(ular) brasileiro, um gênero de dramaturgia que mistura o teatro popular, com o musical e com as referências da cultura pop e jovem.
Na primeira década dos anos 90, já em São Paulo, cursou o Teatro Escola Célia Helena e se profissionalizou, atuando em diversos espetáculos ao longo daquela década.
Mas é apenas a partir de 2001 que Marcos Ferraz ingressa definitivamente no ramo da dramaturgia e do roteiro. Neste ano escreve “A Borboleta Sem Asas”, espetáculo produzido pela Cia. de Teatro Rock (antes chamada de Núcleo Jovem do TBC), que ajudou a fundar. Este espetáculo teve grande repercussão na mídia e no público, levando mais de 50.000 pessoas ao teatro e faturando 2 prêmios Coca-Cola – um dos prêmios mais representativos do teatro paulista.
No ano seguinte escreve “Na Cama com Tarantino”, um espetáculo que reúne a linguagem pop ao universo do cineasta. Neste texto Ferraz conseguiu equacionar uma linguagem ágil, com cortes de cenas rápidos, totalmente influenciada pelo cinema, mas sem perder as características da carpintaria teatral. O texto também foi montado no Rio de Janeiro e remontado em São Paulo mais duas vezes, sempre recebendo elogios da crítica especializada.
Em 2004, sempre com a Cia. de Teatro Rock, escreve o primeiro musical com canções da Legião Urbana. O primeiro também com liberação total dos direitos pela família de Renato Russo. O espetáculo atingiu os fãs da banda de rock e muitas vezes parecia mais um show do que uma peça. Mas isso não ocorria por questões dramatúrgicas e sim porque o público se comportava assim. Essa liberdade de comportamento na platéia (os espectadores aplaudiam, cantavam junto, jogavam flores no palco, etc.) foi incentivada pela Cia. de Teatro Rock que, por consequência, gerou um público fiel aos seus espetáculos.
Foi a partir deste momento que Ferraz percebeu estar no encalço da sua bem-aventurança, como diria Joseph Campbell, criando e produzindo uma dramaturgia cada vez mais voltada ao entretenimento de qualidade.
Em 2006 escreve “A Sessão da Tarde Ou Você Não Soube Me Amar” , comédia musical que fica três anos em cartaz na cidade de São Paulo, percorrendo diversos teatros, sempre com casa cheia. Este espetáculo foi indicado a cinco categorias no prêmio Femsa de Teatro Jovem do segundo semestre de 2006, entre elas a de melhor autor. Na sequencia veio “Lado B – Mudaram as Estações” , espetáculo que tinha os mesmos moldes do anterior e fez tanto sucesso quanto, arrebatando o prêmio Qualidade Brasil, na categoria de musical revelação de 2007.
O reconhecimento no teatro chegou à televisão e ao cinema, e Ferraz foi convidado a participar da equipe de roteiristas de “Mothern”, seriado indicado ao Emmy e que foi produzido pela Mixer e pela GNT, sob a coordenação de Luca Paiva Mello e Rodrigo Castilho. Também viu sua peça “A Borboleta Sem Asas” se transformar num especial de tv exibido e produzido pela Tv Cultura.
Já neste ano de 2009 ingressou em mais um projeto da Mixer, desta vez em parceria com a MTV. A série “Descolados” , criada pela mesma dupla Rodrigo Castilho e Luca Paiva Mello, estreia em 14 de julho de 2009 e tem Marcos Ferraz como um dos roteiristas.
No cinema, Ferraz escreveu o roteiro do curta- metragem “Obstáculo” com direção de Gerardo Fontenelle. Com Mariana Reade (roteirista do programa Central da Periferia, da rede Globo) divide o roteiro adaptado de “Cristal Polonês”, livro homônimo de Letícia Wierzchowski.
Além das mídias tradicionais, Marcos Ferraz navega pelas novas formas de mídia, sempre buscando o encontro com o público. Tem alguns projetos já em fase de pré-produção para web. O espetáculo “ Na Cama com Tarantino” virará uma série com micro episódios diários e o inédito “Mundo de Clarice” vai abordar a vida de uma menina pré-adolescente, seus sonhos, suas dúvidas e suas impressões.
Seus próximos projetos são duas séries para tv que ainda não podem ser reveladas, por motivos éticos e contratuais e um novo musical com a Cia. de Teatro Rock, com estreia prevista para o segundo semestre de 2009.

SERVIÇO
Descolados – série de 13 episódios produzida pela Mixer e MTV.
Estreia dia 14 de julho de 2009.
Toda terça às 23h30.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ayruman
 

Boa pedida!
Luz e Paz na Terra.

ayruman · Cuiabá, MT 6/7/2009 11:10
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados