Em constantes visitas e leituras ao blog Obra em Progresso , do cantor, compositor e escritor Caetano Veloso, pude verificar como o artista se humaniza diante de outros internautas, “possibilitando um espaço de comunicação entre os interagentes, além de proporcionar a discussão e o diálogo, o processo de debate e a invenção cooperada†.
Caetano Veloso humaniza-se porque se afasta de seu posto de mito ou medalhão ou monstro sagrado da MPB, para expressar-se livremente por meio de posts, LER comentários e trocar idéias com os leitores e comentaristas do seu blog, a quem coerentemente denomina obreiros.
Cidadão contributivo para a “construção social do conhecimento†dentro de uma comunidade virtual, o blogueiro Caetano Veloso comenta filmes brasileiros e estrangeiros e a qualidade artÃstica de suas trilhas sonoras, bem como compartilha conversas mantidas com seus filhos Moreno, Zeca e Tom sobre cultura geral, música e também sobre assuntos familiares e educacionais.
No Obra em Progresso, Caetano Veloso também critica shows de artistas nacionais e internacionais, famosos ou desconhecidos do grande público, além de analisar livros de poesia e prosa atuais e antigos e comentar questões idiomáticas da lÃngua portuguesa.
Expressa autocrÃticas sobre seu trabalho artÃstico e enfatiza opiniões de outras pessoas (algumas, artistas como ele) acerca do seu mais recente espetáculo (aliás, homônimo ao blog). Chega até a polemizar idéias com outros artistas – a mais recente controvérsia ocorreu com Tom Zé, a partir de post emitido por Caetano Veloso em 19 de novembro de 2008, elogiando os mais novos show e CD do também cantor, compositor e escritor baiano (que não apreciou os seus encômios).
No sentido de incrementar a participação dos comentaristas e a interferência destes em suas decisões artÃsticas, Caetano Veloso promoveu recentemente uma eleição entre duas versões do samba “Incompatibilidade de gêniosâ€, de João Bosco e Aldir Blanc, por ele interpretadas.
Para isso, em 10 de dezembro de 2008, através da emissão do post intitulado “A votação da Incompatibilidadeâ€, o blogueiro disponibilizou os vÃdeos das duas diferentes versões , para que os internautas pudessem assistir e decidir qual a melhor.
Em 13 dias de votação, ocorreram 265 sufrágios, e venceu a versão 2, com 163 votos (ou 61,5%) – resultado atestado pelo próprio Caetano Veloso em 23 de dezembro último. A partir desta colaboração com os comentaristas do blog, o artista decidiu gravar a segunda versão em seus próximos CD/DVD, a serem lançados no primeiro semestre de 2009.
Em salutar e civilizado convÃvio com os interagentes do seu blog, Caetano Veloso empresta relevo especial à s suas respostas aos comentaristas: para a jovem compositora Barbara (de Oklahoma, EUA), ele tem a gentileza de replicar em Inglês, conversando com ela sobre temas étnicos e polÃticos, a partir da recente eleição do democrata Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos , no post denominado “Tom Zé, Mariana, Barbara & David Byrne†, de 19 de novembro de 2008.
Outro exemplo de comunicação com os comentaristas no blog: ao resenhar um show da banda de rock baiana Cascadura, recentemente realizado em Salvador, Caetano Veloso provoca um internauta que antes havia expressado um pensamento supostamente redutor do gosto crÃtico-musical do artista: “assim Glauber Guimarães vê que eu sei que a Bahia não pode nem parecer ser só música de carnaval†, em post de 27 de dezembro de 2008.
Com Fernando Salem, colaborador habitual do blog, Caetano Veloso dialoga, em post de 6 de dezembro de 2008, sobre o lendário compositor Nelson Cavaquinho: “Salem, você também lê meus pensamentos. A música de Nelson Cavaquinho que eu mais canto em casa é “Rugasâ€. E gosto mais de Nelson do que de Cartola, se é que se pode falar assim. Eu o conheci bastante e ele, com aquela cor de cerâmica e cabelos prateados, era o caboclo mais lindo†.
Por sua vez, com o comentarista estranhamente alcunhado de Gravataà Merengue, Caetano Veloso compartilha conhecimentos sobre antropologia e sociologia africana, em post de 10 de novembro de 2008: “Africano não quer dizer negro. Mas mesmo que todos os africanos fossem pretos, seria racismo designar povos tão variados (inclusive fenotipicamente), oriundos do maior continente da Terra, por uma só palavra. Iorubanos não são bantos, malineses não são bundos, haussás não são gege. São povos com histórias diferentes e muitas vezes tingidas de inimizades milenares†.
O blog de Caetano Veloso, à luz do pensamento de Paula Jung Rocha, contribuiria para uma “retribalização de grupos da sociedade, através do desenvolvimento das novas tecnologias†, colocando em prática a vivência coletiva de “preceitos como o presenteÃsmo, tribalismo, estar-junto, ideal comunitário e hedonismo†.
Ao aspear trecho de autoria de Michel Maffesoli, a autora do artigo consegue decifrar a senha da realidade diariamente vivida nesse microcosmo cibernético que é o blog de Caetano Veloso: “assiste-se ao nascimento de uma verdadeira subjetividade de massas, que repousa sobre o contágio afetivo, sobre a partilha dos sentimentos e sobre a participação nas emoções comuns†.
Conforme ressalta Paula Jung Rocha, o blog enquanto espaço de comunicação representaria “uma nascente sociedade pós-moderna que privilegia o reconhecer-se no outro, a partir do compartilhamento de sentimentos, idéias e atitudes†.
A meu ver, este blog de Caetano Veloso é um exemplo concreto dessa assertiva, dentro do universo cibercultural (ou tecnossocial). É fato de alta dignidade e elevada honra um homem chegar aos 66 anos produzindo arte (cantando, compondo, escrevendo) com fúria criativa adolescente, compartilhando sua arte com alegria e reconhecendo-se nos outros – com os outros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÃFICAS:
www.obraemprogresso.com.br.
PRIMO, Alex Fernando Teixeira, RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista FAMECOS. Porto Alegre: n° 22, dezembro 2003, quadrimestral, p. 55-56.
Op. cit., p. 55.
http://www.obraemprogresso.com.br/2008/12/10/a-votacao-genial-da-incompatibilidade/#comments.
http://www.obraemprogresso.com.br/2008/11/10/mulato-maca-cande-80-aleijao-rc-e-cv-cd-dvd-acj/#comment-6822.
“Barbara, I liked your explaining why “mulatto†wouldn’t please you. (Here the word MULATO appeared in big letters on the front page of the most important Newspaper, just by Obama’s photograph, when he became President-Elect.) But I’d like to ask you a question: What were the reasons given by your colleague for not feeling that Obama qualified to be called African-American?†(…).
http://www.obraemprogresso.com.br/2008/11/19/tom-ze-mariana-barbara-david-byrne/.
http://www.obraemprogresso.com.br/2008/12/27/chelpa-ferro-e-ava-rocha/.
http://www.obraemprogresso.com.br/2008/12/06/sifu/.
http://www.obraemprogresso.com.br/2008/11/10/mulato-maca-cande-80-aleijao-rc-e-cv-cd-dvd-acj/.
ROCHA, Paula Jung. Blogs: sentimentos em rede compartilhados na pós-modernidade. Revista FAMECOS. Porto Alegre: n° 22, dezembro 2003, p. 73-74.
Op. cit., p. 75.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos, o declÃnio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense, 1998, p. 51.
ROCHA, Paula Jung. Op. cit., p. 73-74.
OBSERVAÇÃO: Neste trabalho, comentamos conteúdos do blog Obra em Progresso, de Caetano Veloso, articulando-o à luz dos artigos Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia, de Alex Fernando Teixeira Primo e Raquel da Cunha Recuero, e Blogs: sentimentos em rede compartilhados na pós-modernidade, de Paula Jung Rocha, integrantes do programa da disciplina “Comunicação e Tecnologiasâ€, ministrada pelo professor Tadeu Feitosa, no curso de especialização em Teorias dA Comunicação e da Imagem, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esses dois artigos foram publicados na revista FAMECOS, de Porto Alegre, em 2003.
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