O Fluxo da Consciência na Literatura

1
Fábio Pacheco · Recife, PE
10/3/2006 · 1 · 2
 


O artifício, hoje usado com frequência pelos escritores brasileiros, foi inicialmente formulado pelos russos do séc. XIX. Consiste em explorar a temática psicológica, mas de modo tão profundo que toda a narrativa gira em torno dela. Contudo, somente com James Joyce e Proust foi alcançado os subterrâneos da mente. Influenciados pelos avanços freudianos, chegam ao auge da saturação, de tal forma que Joyce elabora a obra máxima e que analisa o comportamento humano em quase todos os aspectos possíveis: Ulises. Livro tão importante que até hoje é estudado pelos especialistas.

O fluxo da consciência abriu uma nova perspectiva para a Literatura Universal. É de fato considerado uma das maiores descobertas literárias de todos os tempos. O cérebro tem tantas possibilidades de ser analisado que é um assunto que nunca será completamente explorado, é um labirinto misterioso e fantástico. A ficção psicológica nunca será considerada ultrapassada, pois retrata o que o ser o humano tem de mais íntimo: a sua alma. A questão é saber usar esse artificio de maneira oportuna e não esbanja-lo com a intenção de vangloriar o escritor. Pois de que adianta abordar a psicologia de um personagem sem um bom motivo? Eis aí a minha dica para os iniciantes na arte das letras: tudo deve ser posto na dose certa.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Thiago Camelo
 

Olá Fábio. Bacana sua opinião, mas acredito que ela não se encaixe muito com o perfil do Overmundo, voltado à cultura brasileira. Seria legal aprofundar a questão que você levantou comparando-a a casos da nossa literatura. Você não quer dar uma olhada na nossa seção de ajuda para entender melhor a proposta do site?

Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 8/3/2006 14:17
sua opinião: subir
Fábio Pacheco
 

Eu quis apenas provocar uma discussão em cima da temática, a qual é bastante relevante. Portanto, não foi minha intenção fazer um ensaio extenso.

Fábio Pacheco · Recife, PE 11/3/2006 15:26
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados