O Gonzagão, localizado no Conjunto Augusto Franco, zona sul de Aracaju, é uma casa de shows construída no inicio da década de 90 pelo governo de Sergipe para suprir uma necessidade da população aracajuana que, naquele momento, já se ressentia pela falta de um espaço amplo, arejado e seguro para curtir a boa música nordestina e brasileira.
E o nome do homenageado — Luís Gonzaga — não deixa dúvidas sobre a intenção e a importância de se ter construído esse monumento cultural cuja inauguração, lamentavelmente, não pôde contar com a ilustre presença do “Rei do Baião”, uma vez que ele, infelizmente, faleceu um pouco antes do tão aguardado evento.
Conforme depoimento de frequentadores mais antigos, nos primeiros seis anos o espaço correspondeu às melhores expectativas com uma programação artística permanente e de qualidade, em especial no período dos festejos juninos, quando o espaço se transformava num imenso e belo arraial, com trios pé-de-serra e artistas de renome da música regional, concursos de quadrilhas, feira de comidas e bebidas típicas, casamento caipira etc.
Todavia, com o passar do tempo a utilização do espaço foi desviada para outros fins e a seleção dos artistas para apresentações na casa passou a ser feita sem muitos critérios e os problemas envolvendo a segurança do público foi se agravando cada vez mais, inclusive com casos de morte no local, entre vários outros problemas detectados.
Destarte, nos últimos anos o cuidado com a conservação do espaço físico foi deixado em segundo plano, o que obrigou o Governador Marcelo Déda, eleito no pleito de 2006, a autorizar a realização de serviços emergenciais de reforma, sem a qual o espaço ficaria impossibilitado de retomar as funções para as quais foi originalmente destinado.
E foi com essa perspectiva que o Professor Luíz Alberto, Secretário de Estado da Cultura, nos convidou para integrar a sua equipe ocupando o cargo de diretor do Gonzagão, com a incumbência de garantir a retomada de uma programação artística de qualidade priorizando os ritmos tradicionais como o forró, a seresta e o chorinho e a elaboração de um projeto de oficinas culturais com ênfase na inclusão de adolescentes e jovens através da arte.
E como primeira iniciativa apresentamos a programação alusiva aos festejos juninos, a qual está apresentada na secão agenda.
Por sua vez, o projeto de arte & inclusão encontra-se em fase de elaboração e brevemente será apresentado ao Secretário Luís Alberto para análise e aprimoramento e posterior negociação junto a parceiros no âmbito do próprio governo estadual, do governo federal, das ongs e das empresas estatais e privadas.
Quem acredita que a arte é um poderoso meio para diminuirmos a solidão, a angústia, a depressão, a violência familiar e/ou social, a ignorância ou que pode contribuir para dar sentido a nossa existência, combater o desinteresse pela freqüência as aulas, o desemprego, o preconceito, a intolerância religiosa e étnica etc. e quiser colaborar conosco, pode entrar em contato através do telefone 9993-4483 ou através do e-mail complexoculturalgonzagao@yahoo.com.br.
Estamos também com um conjunto de artigos no endereço http://www.overmundo.com.br/perfis/zezito-de-oliveira, que podem contribuir para o diálogo.
Realmente, pelas propostas apresentadas, o nosso velho Gonzagão tem tudo para se tornar um sonho novo e real, e já o é, conforme programação apresentada aqui mesmo no Overmundo. Mas, para a perpetuação de um sonho real como este, prcisamos contar com a participação de toda gente "arretada", que realmente tem interesse em priorizar a arte, a cultura, a vida! E viva São João!
Maxi Ferreira · Aracaju, SE 11/6/2007 08:42
Valeu !!! Maxi,
Que suas palavras possam ecoar no coração do povo e dos novos dirigentes, para que além do belo espetáculo que Sergipe proporciona, no mês de junho, a todos os que moram aqui e para os visitantes de outras terras, as diversas expressões das nossas culturas populares, possam ser revigoradas durante o ano inteiro. Acredito que Sergipe pode ser muito mais do que o "país do forró", como afirma o nosso cantor e compositor Rogério em uma bela canção de sua autoria.
Abraço
Beleza, Zezito!
Trata mais de Aracaju para nós!
Abraço!
Obrigado, Egeu.
Deixo a dica para você e para quem quiser tratar conosco sobre o Gonzagão. O novo e-mail é:
complexogonzagao@yahoo.com.br
Abraço,
pois é zezito o professor acertou em cheio ao lhe convidar é preciso resgatar este espaço recuperar o tempo perdido vamos transforma-lo em um espaço multicultural para que varios artista possam se apresentar vamos fortalecer cada vez mais esta parceria parabens abraços
gustavo miguel
Zezito..
O Gonzagão pode ser um espaço fanstático para democratização cultural não só no bairro do Augusto Franco mas para todas as regiões vizinhas.
Espero contribuir de alguma forma para este espaço possa construir muitas histórias belas pela frente.
Ouvi dizer que as apresentações da Orquestra Sinfoônica e a da Sanfônica tiveram uma fantástica recepção da casa lotada. "Só" isso já é um fato que mostra transformação na cara das políticas culturais da cidade.
Que muitos frutos posam vir ainda deste espaço.. pq sei que com certeza o velho Lua vai estar abençoando lá de cima.
Parabéns pela batalha.
Abraço.
Zezito, coloquei vc nos meus favoritos bacana..gostei do que li e vi.
abçs e voto.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!