"Entre a Luz e a Sombra", em cartaz no Rio, São Paulo e outras cidades, é um filme instigante. A narrativa das histórias de Dexter e Afro-X, parceiros na dupla de rap 509-E surgida no não-saudoso presÃdio do Carandiru, em São Paulo, Sophia Bisilliat, atriz e protagonista do projeto "Talentos Aprisionados", que revelou a dupla, e Octávio de Barros Filho, então juiz-corregedor dos presÃdios paulistas, é feita por uma câmera segura, profundamente presente, inteiramente sóbria. Não é fácil para quem assiste decidir o que pensar sobre cada um dos personagens e situações em foco. O que é sempre um ponto de partida em favor da qualidade de um bom documentário.
Uma parte da trama é polÃtica, outra parte da trama é Ãntima. Na parte polÃtica, uma reflexão como poucas sobre as contradições das práticas penitenciárias, entendidas como a maneira da sociedade (ou "o sistema", como costumam invocar os rappers) lidar com os desviantes do crime. Diz a boa doutrina legal que a pena, resposta social ao delito, tem três objetivos: punição (o "pagamento das dÃvidas com a sociedade"), incapacitação (pela impossibilidade de presos cometerem novos crimes) e ressocialização (a criação de condições para uma vida em sociedade positiva após o cumprimento da pena). Este último seria, como sabemos, o objetivo final e mais importante.
Que no mundo real não é bem assim que as coisas acontecem é também bem conhecido de todos: ressocializar cumpre o papel coletivo das boas intenções declaradas, justificando em termos humanistas o desejo sincero de incapacitar (ou vigiar) e punir. O que o filme faz é nos levar um passo adiante nessa evidência: mesmo quando contra todas as probabilidades as condições para a ressocialização se criam, o sistema (ou a sociedade, se preferirmos) conspira para freá-las e subordiná-las à punição.
Quando surgiram para o mundo com o 509-E, Dexter e Afro-X estavam presos em regime fechado, ambos condenados por roubo, Dexter acusado também de um homicÃdio. Estávamos em 2000 e a dupla alcançou rápida notoriedade, desdobrando-se em shows pela periferia de São Paulo, lançando seu primeiro disco, ganhando prêmios de revelação do ano no rap brasileiro, chamando a atenção da mÃdia por sua história singular. Contava para isso com o apoio do juiz Octávio, que autorizava a saÃda de Dexter e Afro do presÃdio para as atividades do grupo. No filme, os dois festejam naquele momento a virada alcançada nas suas vidas, rompendo com o êxito musical as barreiras da marginalidade e vislumbrando uma profissão e um futuro promissores. No mundo real, não foi bem assim que as coisas aconteceram: o excesso de visibilidade e o Ãmpeto crÃtico de rappers os colocaram em choque com o deputado Conte Lopes, ex-policial militar e capitão da ROTA (e que também tem seu filme). O deputado acionou "o sistema" para lembrá-lo que os dois detentos, estando em regime fechado, não poderiam ser autorizados a deixar o presÃdio. E assim foi: as saÃdas foram proibidas, a projeção do grupo refluiu e as coisas voltaram ao seu curso habitual. Afro-X obteve mais tarde a liberdade condicional e tentou sem sucesso retomar a trajetória iniciada pelo 509-E. Dexter, com pena mais larga, segue detido, atualmente no presÃdio de Hortolândia, depois de vivenciar um périplo de transferências pelo Estado após a desativação do Carandiru.
O saldo pode ser resumido na imagem de Dexter na visita que Sophia e Luciana Burlamaqui, diretora do filme, lhe fazem em Hortolândia para a assinatura da autorização do uso de imagem dele no filme: o homem vibrante, carismático, impetuoso do 509-E dá lugar a um personagem abatido, algemado e resignado. Faz pensar no Mano Brown, não o do "Homem na Estrada" do tÃtulo, mas o de "Tô Ouvindo Alguém me Chamar": "Ele tinha um certo dom pra comandar, tipo, linha de frente, em qualquer lugar. Condição de ocupar um cargo bom e tal, talvez em uma multinacional. É foda, pensando bem, que desperdÃcio, aqui na área acontece muito disso, inteligência e personalidade, mofando atrás da porra de uma grade."
É verdade que o documentário não para por aÃ. Ao ouvir, por exemplo, o juiz Octávio afirmar que decidia contra a lei, que veda expressamente a saÃda de presos em regime fechado, optando pela precedência do objetivo da ressocialização, é inevitável para o espectador indagar-se sobre a correção disso. Em termos legais, Dexter e Afro-X não teriam de fato uma dÃvida ainda por saldar? Seria justo que eles, por terem talento e visibilidade, ganhassem o benefÃcio, enquanto outros talvez com igual disposição para uma nova vida honesta, mas sem a mesma verve, não teriam a mesma oportunidade? Como adequar o sistema para fazer valer o tempo da ressocialização, psicológico, individual, sobre o da punição, pré-determinado e impessoal? Qual o balanço justo entre eles e como aplicá-lo corretamente em cada caso? Em tempos de propostas de revisão dos regimes de progressão penal, visando evitar a saÃda precoce das prisões de lÃderes do crime organizado, somar a história do 509-E à balança pode fazer um bem imenso ao debate.
A trama Ãntima não é menos interessante. As histórias contadas de Afro, Sophia e Octávio contêm no fundo a mesma trajetória de impulso vital e desilusão que é condensada em Dexter. Generosidade, violência, afeto, soberba, desprendimento, curiosidade, ingenuidade e fraquezas humanas surgem entrelaçados em todos os momentos, como se para reforçar ainda mais as dificuldades das categorias de bondade e maldade, culpa e inocência, que deveriam guiar as respostas ideais à s dúvidas acima. A narrativa simples, sem mais truques do que o olhar atento sobre as vidas em cena, traça um retrato sensÃvel da beleza e da crueza possÃveis no caldeirão cotidiano de São Paulo e de suas quebradas ("luzes e sombras", para usar a expressão do juiz Octávio que batiza o filme). A ponto de o próprio Carandiru, desativado e implodido, poder ser também ele objeto de saudosismo: na gravação por um Afro-X libertado de um clipe simulando uma rebelião no presÃdio, na visita melancólica de Sophia à s ruÃnas de um local ao qual dedicou 20 anos de sua vida. RuÃnas que parecem naqueles contextos guardar paradoxalmente os melhores momentos dos personagens em foco.
Visto assim, o filme surge como um bom candidato a epÃlogo do ciclo dedicado à violência e à marginalidade urbanas que marca a nossa produção cinematográfica e musical recente, e que vem sendo decretado esgotado. Tem sua dose de sugestão saber que seu lançamento acontece em São Paulo com o Mano Brown de "Diário de um Detento" ("cadeia, guarda o que o sistema não quis, esconde o que a novela não diz") surgindo na coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo com uma camiseta da Nike, com que acaba de fechar contrato. "Não posso ser refém de nada. Nem do rap. Aquele Mano Brown virou sistema viciado.", diz ele.
Como no filme, não é o caso de julgá-lo, é claro. Até porque essa já é outra história. A nossa se conta pelos tempos de sucesso e frustração sublimados em Sophia buscando esperança na atuação com crianças e jovens da periferia de São Paulo, Octávio diluindo a perda da fé na justiça na espera resignada pela aposentadoria, Afro-X dando continuidade à carreira artÃstica distante do crime, e Dexter sufocando o lamento da década perdida com a expectativa de poder também retomar a trajetória quando a dÃvida com o sistema enfim estiver paga. Vidas documentadas, no final das contas.
José Marcelo, ainda não vi o filme. E nem sei se verei. Ultimamente ando em choque com a realidade. Só quem conhece o sistema por dentro pode ter alguma idéia de que a ressocialização é uma esperança quase vã no Brasil. Alguns projetos bacanas, como o da Sophia, e uns poucos juÃzes conscientes não são suficientes para transformar essa realidade.
O fato real é que o sistema prisional só começará a mudar quando TODOS os que merecem ser punidos pela lei forem parar na cadeia, e não apenas os pobres. E isso ai, só sendo mesmo muito Polyanna para acreditar que acontecerá logo nesse paÃs.
abraços
Olha, Ilha, acho que esse tipo de documentário ajuda a mostrar o que não vemos e a problematizar uma série de questões envolvidas no processo de vida desses dois. Não muda o mundo, mas ajuda a refletir, ajuda a sociedade a conhecer mais dessa realidade e, quem sabe, pode fazer a trajetória deles mudar ainda mais. Fiquei curiosa com o filme, Zé, confesso que nem sabia que estava em cartaz. Vou tentar ver e aà comento mais. Abraços!
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 15/12/2009 13:23
Esse é um dos muitos casos que acontecem no Brasil. Este, talvez, foi o mais marcante por diversos fatores. Alèm da questão de re-colocar a pessoa em condições de ter uma vida melhor e de se sentir um ser humano útil após viver por 10, 20, até 30 anos preso, o sistema prisional brasileiro precisa passar por uma releitura, assim como outros sistemas arcaicos que temos neste paÃs.
Pelo teu texto o filme desenvolve essa questão, do fazer refletir e até aonde as pessoas interferiam neste quesito. Você daria emprego a um ex-presidiário ? Conheço vários, muitos deles meus amigos. Continuam tendo problemas para provar que já pagaram a dÃvida e hoje querem viver em paz.
Oi Higor, Helena, Ilha, com certeza o caso do Dexter e do Afro-X é apenas uma ilustração do problema. Sistema penitenciário é das áreas públicas mais difÃceis de obter avanços, e mais difÃcil ainda a reinserção social de quem passou por ele. Alguns estudiosos do assunto sugerem que existe uma lei não-escrita segundo a qual as prisões precisam ser piores do que a pior condição de moradia e vida em liberdade existente na sociedade, e por isso não há como esperar que a sociedade se dedique a fazê-las muito melhores do que são hoje. Mas concordo com Helena sobre o valor do filme em pautar o tema, e embora conhecendo o desânimo que a proximidade com a realidade da justiça criminal provoca, acho também que avanços são possÃveis, e sempre graduais, e por isso vale a persistência. Em matéria de empregabilidade, este projeto aqui tem sido recentemente um exemplo inspirador: http://migre.me/ekaI.
abraços
Bom saber desse documentário. Espero que ele chegue até aqui... Trabalhos como este fazem com que a sociedade tenha acesso a informações acerca de uma realidade da qual ela opina sem muito embasamento. A discriminação é um ponto a ser observado por todos nós dentro no nosso próprio dia-a-dia. Abração.
JACK CORREIA · Crato, CE 17/12/2009 12:40Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
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