Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O Jeito de Falar Nordestino

1
Josué · Recife, PE
28/2/2007 · 208 · 29
 

Acho de uma ignorância e de uma desinformação fora do normal quando as televisões e o cinema, em suas novelas, séries ou filmes, confundem (ou não se dão ao trabalho de pesquisar) os sotaques ou o jeito de falar das pessoas espalhadas por esses 8,5 milhões de km2 de um Brasil muito grande, principalmente quando tipos nordestinos são apresentados. Cansei de ver atores e atrizes representando pernambucanos com um sotaque não-sei-de-onde (baiano?). Aqui se fala “oxenti”, e não “oxentche”, como no Recôncavo ou no Sul da Bahia. E nós temos um inconfundível “visse”, que os baianos não falam e por aí vai.

Não sei o que pensam os filólogos, mas já andei todo esse Nordeste e posso garantir que o jeito de falar do baiano do sertão é diferente do baiano do Recôncavo e do baiano do Planalto, que é diferente do sergipano e do pernambucano do interior, que se assemelha ao alagoano e ao paraibano, que difere dos habitantes da região do Araripe, que lembra o piauiense, que é diferente do maranhense (esses têm a fama de falar o português mais correto do país), que não tem nada a ver com o cearense, que tem um certo parentesco com o potiguar, que recebeu muita influência pernambucana. Segundo os lingüistas, a região do Recife (aqui é “Ricife”, nunca “Récife”, que é baiano, nem “Rêcife”, como no Sul e Sudeste) tem um falar muito particular, no qual as pessoas às vezes falam com um “s” chiado, semelhante aos cariocas.

Acho que os brasileiros das mais diferentes regiões podem sim ser identificados pelo seu dialeto ou sotaque, sem falar que são tantos vocábulos, expressões da língua local e diferenças lexicais usadas que já deram origem até a dicionários de “baianês”, “pernambuquês”, “cearês” e “nordestinês”. É para prestar atenção!

O fato é que com essa dimensão continental fica até difícil um gaúcho da Campanha entender um nordestino do Cariri, todos brasileiros. E viva a pluralidade dos sotaques, dialetos e regionalismos que são partes da identidade cultural dos povos! Abaixo a dominação dos jeitos carioca e paulista de falar (nada contra os queridos nascidos no Rio e em São Paulo, pelo amor de Deus!) implantado pela televisão!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Egeu Laus
 

Josué,
A diversidade de falares brasileiros é impressionante.
Uma vez visitei uma comunidade pesqueira bastante isolada na região de Porto Belo, SC.
Não conseguia entender nada do que falavam! (E era português...)
abraço!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 28/2/2007 13:52
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Josué
 

Ô Egeu,
E aquele sotaque q acho lindo, herança açoriana, dos manezinhos?
Valeu!!!!

Josué · Recife, PE 28/2/2007 15:11
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andressa Back
 

Os sotaques nordestinos das novelas são ridículos e forçados. Agora parece que vem mais uma novela "baiana". Creio que deveriam contar com atores locais para falar mais naturalmente. Até nos telejornais locais o sotaque deve ser atenuado! Às vezes é difícil entender um sotaque com o qual não se está familiarizado, mas a diversidade é interessantíssima.

Andressa Back · Fortaleza, CE 28/2/2007 18:15
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Helder Dutra
 

...batuta...to com a Andressa na proposta mais obvia né? põe um ator la do Cariri pra representar um personagem que vive por la ora!qual o problema?me parece tao simples mas ao que parece é impossivel pras tvs brasileiras...inovação em procurar novos atores? impensavel é só perceber o que fazem Record,SBT e Band ao informar sobre as novas novelas...anunciam os atores deprezados pela "poderosa" como se fossem deuses...

Helder Dutra · Rio de Janeiro, RJ 28/2/2007 19:37
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Helder Dutra
 

...acabei esquecendo...tem uma novela da Record que se passa aqui no Rio...não sei se é assim que te sentes Josué , mas me sinto ridicularizado toda vez que acabo por ver alguma coisa da novela...um sotaque estranho,forçado...besta,muito besta...

Helder Dutra · Rio de Janeiro, RJ 28/2/2007 19:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Pedro Vianna
 

Josué, a questão é que para os meios de comunicação, do sudeste para cima somos todos nordestinos, inclusive os nortistas. Pouco importam nossas características, nossas incontáveis peculiaridades culturais. Tudo que importa são os preços dos comerciais das novelas. Não há como esperar uma postura de pesquisador de uma empresa que só visa o loucro.

Pedro Vianna · Belém, PA 1/3/2007 06:02
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Carlos ETC
 

Assino embaixo! É ridículo, pra a gente daqui, ver um personagem baiano falando que nem um pernambucano ou com uma fala-cantada além do normal, sabe? A gente percebe que a coisa é forçada e fica muito feio. Esse é um tema, aliás, que sempre quis em debater em nível nacional. Ainda bem que o Josué escreveu isso aqui!

E estou de acordo também com as idéias da Andressa. Muitas vezes os atores locais só são aproveitados no âmbito cinematográfico. Alguns filmes fizeram isso e ficaram muito bons. Já as novelas, acho que por causa da indústria que move suas engrenagens através de contratos com os atores, ainda estão muito longe de conseguir algo parecido.

É por isso que novela, pra mim, vale menos que o BBB. No BB, pelo menos, cada um tem seu sotaque e fim de papo! (risos) Ótimo texto, Josué!

Abraço!

Carlos ETC · Salvador, BA 1/3/2007 07:19
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcos Paulo
 

O sotaque daqui é bem diversificado. Uma mistura do amazonense, sulista e nordestino. Nem dá pra afirmar, ao certo, qual é a principal influência.

Mas, uma coisa é certa: é único. haha!

Marcos Paulo · Porto Velho, RO 1/3/2007 08:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Maia
 

Essa seria uma ótima solução, Andreza. Assim teríamos mais atores em cena. Às vezes, me canso dos mesmos atores. Lembro de um concurso de atrizes no Caldeirão do Huck onde foi recomendado a uma concorrente a perder mais o sotaque. Como assim ?
Eles não valorizam a diversidade ou pelo menos, não são coerentes ao difundir esse conceito.

Maia · Fortaleza, CE 1/3/2007 09:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Milena Azevedo
 

Oi, Josué! Rapaz, você tocou num ponto crucial em prol de uma não poluição sonora de sotaques, instituída pela Rede Globo de Televisão. Os sotaques "nordestinos" que "aparecem" nas novelas são ridículos. Quem mora nessas bandas, sabe muito bem que há diferenças gritantes entre um "falar" potiguar, um "falar" baiano e um "falar" pernambucano. O problema da televisão é que ela tende a "padronizar" uma determinada fala (vide os apresentadores de telejornais, bem como os repórteres, que precisam "desaprender" seus sotaques "originais", visando criar uma postura de voz única, "entendível" em todo o Brasil). A proposta da Andressa é muito boa. Apoiado!!!

Milena Azevedo · Natal, RN 1/3/2007 09:05
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Uma idéia maluca:
Que tal pegarmos uma mesma frase (razoavelmente longa pra caber os "acentos" característicos) e gravarmos todos os sotaques que pudermos? Cada um se encarrega de enviar da sua região as que puder (pois num mesmo estado, sabemos, há diversos sotaques)...
Um projeto pra colocar na Rádio Overmundo...

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 1/3/2007 09:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Carlos ETC
 

Ótima idéia, Egeu! Vai ser muito divertido!
Como resultado disso, a gente pode ter uma vinheta com todas essas falas. Seria interessante também se a frase pudesse ser improvisada, de acordo com o vocabulário local de cada "locutor". O que acham?
Abraço!

Carlos ETC · Salvador, BA 1/3/2007 09:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Thiago Camelo
 

Egeu! Que tal colocarmos essa no Observatório, hein? Se a pauta coletiva de carnaval foi um sucesso, não há por que essa sua idéia não ser. Só temos que organizar como faremos isso... Vamos conversar por lá? Vc abre o tópico?

Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 1/3/2007 10:56
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Ok, Camelo, vamos nessa...

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 1/3/2007 13:28
sua opinião: subir
Felipe Gurgel
 

Uma sugestão: quando mais uma novela dessas for ao ar, desliguem a TV, mudem de canal, principalmente quem for do Nordeste. Mexeu com a audiência deles, nada mais eficaz para evidenciar rejeição. Uma queda considerável do interesse do telespectador nordestino por essas novelas talvez funcionasse como uma bandeira pela nossa diversidade =)

Felipe Gurgel · Fortaleza, CE 1/3/2007 13:30
sua opinião: subir
Dora Nascimento
 

Oi Josué,
"Home" eu achei ótimo cê tocar nesse assunto. Eu fico de cabelo em pé quando ouço essas coisas esquisitas que dizem ser nosso sotaque, principalmente nas novelas e mine séries.
O Brasil com toda a sua imensidão, cheio de sotaques e dialetos, vêm uns "Cabras" e bota tudo numa panela só. Pode não "visse".
E acho a idéia de se formular uma frase para ser dita em vários sotaques muito boa, imagine um "manezinho" lá de Santa Catarina e um "potiguar" lá de Macau-RN dizendo a mesma frase, pode até soar absolutamente diferente. Adoraria participar! E quanto a boicotar tudo o que desrespeitar essa nossa continental diferença de formas de se expressar, eu já venho fazendo isso há tempos. E viva a nossa diversidade cultural e social.
A próposito, lá na minha terrinha (Macau-RN) as pessoas dificilmente se tratam pelo nome, e sim, por "home" ou "mulé" lá, entre os mais "chegados".

Dora Nascimento · Olinda, PE 1/3/2007 14:14
sua opinião: subir
Tranquera
 

Gostei do texto! Muito interessante!

Tranquera · São Paulo, SP 1/3/2007 19:19
sua opinião: subir
90
 

A idéia acima sugerida sobre gravações de falares nordestinos é interessante e pertinente, vide os projetos de "bancos de sotaques" existentes na rede.

90 · Florianópolis, SC 1/3/2007 21:27
sua opinião: subir
Josué
 

Eita que a discussão tá é boa, galera!
Dora, Ô mulézinha, tô aqui morrendo de rir com tu, criatura!
Um grande abraço.

Josué · Recife, PE 2/3/2007 05:17
sua opinião: subir
André Gonçalves
 

que boa idéia, egeu! no mínimo vai ser curisoso e divertido de ouvir. não sei se consigo colaborar, mas apoio a idéia!

André Gonçalves · Teresina, PI 2/3/2007 06:41
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Abri um Tópico para discutir a viabilidade disso lá no Fórum, no Observatório, tópico "Falares e Falantes Brasileiros".
Digitem no navegador:
http://www.overmundo.com.br/forum/falares-e-falantes-brasileiros
ou cliquem aqui.

Como é um assunto da Rádio Overmundo o Viktor sugeriu postar no tópico "Programa de Rádio Overmundo" do Observatório mas até agora ninguém se manifestou.

E aí, pessoal??

Umas das questões fundamentais é a constituição da frase a ser gravada por todos. Que frase é essa??

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 2/3/2007 07:19
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Fala 90 de Floripa! Não achei o Banco de Sotaques. Onde tá isso?

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 2/3/2007 07:21
sua opinião: subir
Josué
 

Oi Galera,
Que tal essa:
"Eu falo do jeito que quiser, porque sou de ???? e aqui se fala assim. Quem não gostar do meu sotaque, que fale de outro jeito!"
Abraço

Josué · Recife, PE 2/3/2007 07:24
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Josué,
Bota isso lá no Forum, por favor, no tópico Falares e Falantes...

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 2/3/2007 07:45
sua opinião: subir
Dora Nascimento
 

sugestão de frase:

"Home, vamos arriar a égua em cima dos cabras que num entendem como se fala por essas bandas da terra!"

Dora Nascimento · Olinda, PE 2/3/2007 10:14
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Corrigindo:
Tudo sobre a idéia do "Falares e Falantes" segue para o "Programa de Radio Overmundo" aqui! – No Observatório do Fórum.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 2/3/2007 10:55
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

opa! já to indo lá no observatório!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 2/3/2007 17:19
sua opinião: subir
Fábio Santos
 

Olá muito legal esse artigo!

Fábio Santos · Recife, PE 27/4/2007 20:10
sua opinião: subir
Adriana Leal
 

Gostei! Sou potiguar, casada com Olindense e tenho dois filhos Caruaruenses! Vários sotaques diferentes na mesma família!

Adriana Leal · Pesqueira, PE 4/7/2008 17:20
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados