O lobo e a estrela

foto de Cristina Carriconde
Fausto Wolff em foto de Cristina Carriconde
1
Vanessa Anacleto · Rio de Janeiro, RJ
11/9/2008 · 194 · 10
 

Quando um contista morre uma estrela se apaga . Bom, se isso não acontece, deveria. E hoje deveria estar apagada uma estrela das grandes para lembrar a passagem do autor de alguns dos melhores textos que já li. Fausto Wolff era um pouco que tudo o que eu gostaria de ser quando crescer: jornalista, combativo, mordaz, surpreendente, divertido. Era um grande escritor.

Nascido em Santo Angelo/RS em 17 de outubro de 1940, começou , aos 14 anos, a trabalhar como repórter policial e contínuo do jornal Diário de Porto Alegre. No Rio de Janeiro, para onde mudou aos 18 anos trabalhou em diversas redações de jornais como “A Tribuna da Imprensa†e “O Globoâ€, além de ter sido um dos editores de “O Pasquimâ€. Até a última sexta-feira, dia 05 de setembro de 2008, mantinha coluna no Jornal do Brasil.

Fausto viveu dez anos na Europa, onde ensinou literatura nas Universidades de Nápoles (Itália) e Copenhague (Dinamarca). Escreveu dezenas de peças teatrais e mais de 20 livros, entre maravilhosos contos, poesias, ensaios e literatura infantil. Seu livro “À mão esquerda†recebeu o prêmio Jabuti em 1997. Casado com a psicanalista e escritora Mônica Tolipan, Wolff deixa duas filhas e dois netos.

Descobri seu texto com o inacreditável romance À mão esquerda, que peguei emprestado em uma biblioteca pública porque era volumoso e o nome do autor, esquisito. Como estava de férias precisava de algo longo para ler. E o nome do autor era diferente... Assim, perdida dentro de minha ignorância, foi por muita sorte coloquei meus olhos em seu texto genial. A partir daí li ainda O nome de Deus, A milésima segunda noite e O lobo atrás do espelho (este há poucos meses durante os passeios com meu bebê ainda recém-nascido) . Depois disso não fui mais a mesma como leitora nem como arremedo de escritora. Fausto Wolff, posso dizer, influenciou-me na maneira de pensar o conto e disse o que eu gostaria de ter dito e da maneira que gostaria de ter escrito.

É com muita tristeza que recebo, com atraso por conta dos preparativos da festa de aniversário de um ano do meu filho, a notícia da sua morte. É com muita tristeza não por questões filosóficas ou religiosas. É com muita tristeza por puro egoísmo, mesmo. Com muita tristeza porque seus textos não escritos farão falta. Com muita tristeza porque seu texto não escrito é aquela estrela apagada que eu gostaria continuasse por aí, brilhando.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
clara arruda
 

Linda sua matéria homenagem.Minha querida Continue sempre a trilhar seu belo exemplo.
Deixo meu carinho por vc e pelo seu belo texto.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 9/9/2008 19:02
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Fausto me deu grandes alegrias e risadas, além de reflexões e verdadeiras aulas de Brasil desde os tempos do Pasquim. Uma daquelas perdas irreparáveis.

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 9/9/2008 19:12
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

Belissimo texto. Belissima homenagem.
Tenho que me inteirar da obra dele. Do jeito
que voce escreveu, parece indispensável.

Um abraço

EdimoGinot · Curitiba, PR 9/9/2008 19:55
sua opinião: subir
Eloy Santos
 

O Fausto Wolff merece tudo o que você escreveu!

Eloy Santos · Rio de Janeiro, RJ 10/9/2008 23:30
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

Homenagem merecida, Vanessa. Gostava demais dele.
Parabéns!

Compulsão Diária · São Paulo, SP 11/9/2008 09:01
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Vanessa, eu já disse ontem em outro postado que enaltece o jornalista Fausto Wolff e digo aqui que é de muito respeito
pela literatura nacional este teu postado e deixo aqui um link para evidenciar algumas obras de Fausto Wolff...

Gaiteiro Velho...
Aplausos a vc e a ele...

Cintia Thome · São Paulo, SP 11/9/2008 10:21
sua opinião: subir
Vanessa Anacleto
 

Obrigada a todos os que comentaram e votaram. Eu torcia para publicar este texto pela memória de um grande escritor.

Vanessa Anacleto · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2008 11:11
sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

Excelente sua matéria ao excelente Wolff.

Juscelino Mendes · Campinas, SP 11/9/2008 16:09
sua opinião: subir
Paulo Ednilson
 

Li o texto lá no "Fio de Ariadne" Gostei lá e aqui! Parabéns Vanessa!
Paulo.

Paulo Ednilson · Corumbá, MS 11/9/2008 16:59
sua opinião: subir
heraldo hb /.
 

Votadíssimo.
Um brinde à memória de Fausto Wolff!

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 11/9/2008 20:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados