Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O MAGNÍFICO TEATRO AMAZONAS

Amazon fotos
Teatro Amazonas
1
Doroni Hilgenberg · Manaus, AM
15/12/2008 · 360 · 55
 

O Magnífico Teatro Amazonas



Quando cheguei em Manaus, há uns 25 anos atrás, uma das primeiras coisas que fiz foi levar meus filhos pequenos para assistirem a uma peça no Teatro Amazonas. Lembro que estava passando “O Fantasminha Pluft” mas pouca atenção dei à peça tão empolgada estava com as maravilhas no interior do Teatro Amazonas. Onde quer que olhasse havia uma obra primorosa, um detalhe especial, uma luminosidade fora do comum, que prendia minha atenção deixando-me maravilhada.



O Teatro Amazonas é o principal cartão postal da cidade de Manaus, esta localizado em frente a Praça São Sebastião, bem no coração da cidade e sua cúpula pode ser vista de longe. Foi construído pelos Barões da Borracha numa época em que o látex era a principal matéria prima da região e o cultivo da borracha enriqueceu muita gente, menos o caboclo seringueiro, chamado de soldado da borracha.



O primeiro projeto para a construção do Teatro Amazonas deu-se em 1.881, através do deputado Fernandes Junior, pois era preciso uma casa de espetáculo à altura dos barões da época que ansiavam por ostentar seu poder e queriam contratar famosas óperas de fora para se apresentar em plena selva. Mas só em 14 de fevereiro de 1.884 é que foi lançada a pedra fundamental daquele que viria a ser um dos mais belos monumentos artísticos do país. Após 12 anos de trabalhos exaustivos, todo em estilo “art nouveau”, o Teatro Amazonas foi inaugurado pela Companhia Lírica Italiana, em 31 de dezembro de 1.896 fazendo jus aos poderosos de uma época . Passaram-se 100 anos e depois de algumas reformas, em 27 de fevereiro de 1.996, o tenor José Carreras abriu as comemorações do centenário do Teatro Amazonas seguido de intensas apresentações e festividades.



O Teatro Amazonas é um dos mais bonitos do mundo, é todo pintado de uma cor rósea e sua cúpula é coberta por 36.000 (trinta e seis mil) telhas vitrificadas importadas da Europa. Esta cúpula, forma um tipo de mosaico, nas cores verde, amarela, azul e branca, que lembra a Bandeira do Brasil. O Teatro possui 3 andares e tem 700 lugares, sendo 250 em poltronas e 450 em camarotes, que são todos recobertos por um tecido de veludo vermelho.As pinturas do teto do Teatro foram feitas pelo artista Crispim do Amaral e reproduzem a visão da Torre Eiffel de Paris. Ao redor, as pinturas representam as artes, dança, tragédia, ópera e música. Em frente aos camarotes nobres, há 22 máscaras da tragédia grega representando Moliére , Shakespeare , Goethe, Mozart, Bethoven, Wagner e outros. O pano de boca do teatro, representa o “Encontro das Águas” entre os Rios Negro e o Solimões, formando o gigantesco Rio Amazonas e mostra Yara, a mãe d`água e os deuses que representam o rio. Para evitar danos nessa maravilhosa pintura, este pano sobe inteiro para o teto, sem precisar ser franzido ou enrolado.



O Salão Nobre do Teatro Amazonas foi decorado pelo artista Italiano Domenico de Angelis e contém pinturas com motivos regionais e estátuas de artistas famosos como o compositor Carlos Gomes e outros. A pintura do teto foi feita com uma técnica tão maravilhosa, que se tem a impressão que o personagem principal da pintura esta sempre olhando para a gente seja de que ângulo for que se aprecie o teto. O piso, é todo feito de madeira trabalhada na Europa, e ao todo são 12 mil peças montadas e encaixadas sem o auxílio de cola ou pregos. O lustre é todo feito em bronze francês e cristal italiano, é tão magnífico que há um mecanismo que permite que o lustre desça ao nível do chão para sua limpeza e manutenção. Na parte externa do Teatro, há grandes colunas e estatuas importadas da Inglaterra . Esta sempre aberto aos visitantes e possuí guias que falam Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.

Não deixe de lado esta maravilha, seja você o próximo a conhecê-la.



Doroni Hilgenberg

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Juscelino Mendes
 

Estar no Teatro Amazonas, é estar na europa. Já estive nesse teatro maravilhoso diversas vezes para meu deleite. Muito bom que você lembre-nos dessa beleza singular. Bjs.

Juscelino Mendes · Campinas, SP 13/12/2008 14:13
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Eu conheço tb...magníficente !
O Juscelino tem razão...um tiquinho de Europa no meio da Selva !
aprendi mais sobre ele...legal !
bj

joe_brazuca · São Paulo, SP 13/12/2008 15:44
sua opinião: subir
Ademario Ribeiro
 

Nunca estive lá. Eu dia, quem sabe! Olha, Doroni, parabésn pela pesquisa e sensibilidade!!!!

Beijos,

Ademario Ribeiro · Simões Filho, BA 13/12/2008 17:05
sua opinião: subir
cibele salma
 

Passei minha lua de mel em Manaus, e a primeira visita foi
ao magnífico Teatro Amazonas.
A riqueza de detalhes com que nos presenteia, é uma
verdadeira viagem!
Beijo do coração.

cibele salma · Brasília, DF 13/12/2008 19:42
sua opinião: subir
graça grauna
 

Doroni, estive em Manaus mas não tive oportunidade de conhecer. Quem sabe, na próxima. Parabens pelo texto. Bjos.

graça grauna · Recife, PE 13/12/2008 20:29
sua opinião: subir
Osvaldo
 

Grande iniciativa, Doroni!
Adorei tudo. O teatro é realmente um espetáculo.
Abraços!

Osvaldo · Olinda, PE 13/12/2008 21:21
sua opinião: subir
José Silveira
 

Não conheço Manaus, mas tantos são os testemunhos . que quem sou eu para discordar de tantos comentásrios.
um beijo e fraterno abraço Poetisa,
Silveira.

José Silveira · Niterói, RJ 13/12/2008 21:46
sua opinião: subir
Flávio Guedes  - Pensamento Livre
 

Sou ator teatral há 19 anos, e um dos meus sonhos, ainda não realizados, é ao menos conhecer pessoalmente o Teatro Amazonas. E, Doroni, sua descrição foi tão minuciosa e apaixonada que não tem como deixar de vislumbrar por tuas palavras a magnitude do Amazonas... Obrigado por me proporcionar esse turismo de letras... Bjos!

Flávio Guedes - Pensamento Livre · Oeiras, PI 13/12/2008 23:15
sua opinião: subir
Sônia Brandão
 

Quero ter a felicidade de um dia botar os meus pés lá.
Parabéns pelas preciosas informações que você nos traz.
bjs

Sônia Brandão · Bauru, SP 14/12/2008 01:59
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Doroni,

Que belo teatro não conhecia, nem de foto , muito bem divulgado querida minha infância se fez como um presente de Natal está passando um filme aqui muito obrigada!Feliz Natal

Claudia Almeida · Niterói, RJ 14/12/2008 03:14
sua opinião: subir
Sergio Berrini
 

Esse é um dos maiores e melhores teatros da América do sul!
Bela lembrança!!!

Sergio Berrini · Rio de Janeiro, RJ 14/12/2008 08:25
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Mais um belo serviço à cultura amazônica, Doroni.
Es estudei por quatro anos a dois quarteirões do TA. Quando havia espetáculo e, estudante duro, subornava o Sebastião, porteiro antigo, e assistia o show (peça, recital, orquestra, o que fosse) lá do "paraíso". Mal dava pra ver o palco, de tão longe.
No meu último ano em Manaus, me apresentei, com o coral da escola, nos palcos desse teatro. Saudade e história pra contar.

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 14/12/2008 13:13
sua opinião: subir
Lola...
 

Doroni...
Fiquei encantada com o que nos trouxe. Não conheço o Teatro Amazonas, mas me deliciei com sua descrição e com os relatos dos colegas que o conhecem.
Obrigada e beijo.

Lola... · Curitiba, PR 14/12/2008 17:24
sua opinião: subir
celina vasques
 

lindão!!!!!!!!
Realmente só quem vê de pertinho é quem sabe
como é lindo esse Teatro!
beijão

celina vasques · Manaus, AM 14/12/2008 18:08
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Juscelelino, Joe...
que bom que conhecem nosso Teatro

Ademario. combina com a Graça e a proxima vez poderão vir juntos e conhecer o Teatro Amazonas e o Encontro das Águas. Imperdíveis!

Cibele, a proxima vez que vier vc me visita
Graça também, terei prazer em recebê-las

Osvaldo e Jose
Obrigada, as vezes é só vendo mesmo para crer.

Flavio, é isso,
não sei se é um defeito ou uma prenda sou detalhista demais...

Sonia e Claudia,
um dia vcs virão sim, e eua s espero.

Sérgio
que bom que gostou

Marcos.
Pois é o teatro é um espetáculo espetacular, ainda bem que vc pode comprovar

Lola,
que bom que o Teatro brilhou aos teus olhos.

Celina, querida
Vi que vc escreveu sobre a programação do Teatro e ai completei dando mais informações.
bjs e obrigada a todos pelos comentários gratificantes



Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 15/12/2008 12:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ana wagner
 

É LINDO MESMO! VOTADO!

ana wagner · Porto Alegre, RS 15/12/2008 13:51
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

joe_brazuca · São Paulo, SP 15/12/2008 14:09
sua opinião: subir
Langinha
 

Doroni : gostaria muitíssimo de uma horinha ir conhecer a sua bela Terra. Há algum tempo ganhei de uma amiga uma camiseta que tem o Teatro Amazonas de Manaus. quem sabe um dia irei, né ? Muito linda homenagem. Parabéns. Bjs p/ vc . Hoje ou amanhã vou colocar um texto que me parece saiu bem bom. Amanhã, se der, entra lá...Quero saber o que acha, querida.Langinha...

Langinha · São Paulo, SP 15/12/2008 14:23
sua opinião: subir
Samuel Luciano Assunção
 

doroni...que maravilha este teatro...sempre escuto falar dele...um dia vou conhecer...espero.

e do...a primeira peça teatral que me lembro de ter visto foi exatamente "pluft o fantasminha"

beijos.

Samuel Luciano Assunção · Angra dos Reis, RJ 15/12/2008 14:46
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Doroni,
Relmente o título já inicia O MAGNÍFICO TEATRO AMAZONAS.
Seu texto põe água na boca para quem não conhece.
É explendoroso.
Parabens!
Beijos e votos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 15/12/2008 15:49
sua opinião: subir
José Silveira
 

é o Teatro Amazonas, mas sou sincero, que fosse qualquer outro teatro ou monumento. Todos as edificações históricas deveriam ser preservadas como ele. Elas fazem parte da história do país. eu lamento que por falta de cultura, alguns brasileiro não dêem o devido valor, a começar pelos governantes. Você faz muito pela sua casa, como bem feito fez neste texto, mas o ideal é que cada escritor, poeta, jornalista... levantassem essa bandeira, e mostrasse a importãncia da conservação e uso dessas edificações culturalmente. que cada estado por intermédio dos seus vereadores, deputados e cidadãos dessem o merecidso respeito as obras de suas cidades. Como exemplo de desrespeito, até hoje eu lamento a demolição do Palácio Monroe. Alvo de uma politica prepotente.
http://www.almacarioca.com.br/monroe.htm

se estou escrevendo bobagem, cortem-me os dedos.

meu voto, um beijo e afeto Poetisa. Continue assim...

Silveira

José Silveira · Niterói, RJ 15/12/2008 18:03
sua opinião: subir
Langinha
 

Querida Doroni : gostaria que vc passasse no m/ texto, em edição. Chama-se "Dentro de mim mora um anjo..." Saiu bem interessante: desejo que vc, m/ amiga, goste. Passe lá....Bjs. Langinha

Langinha · São Paulo, SP 15/12/2008 19:46
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Doroni,
Toda homenagem a um monumento histórico cultural como o Teatro Amazonas é muito bem-vindo e escrito por você fica mais interessante ainda
Parabéns
beijo

Cristiano Melo · Brasília, DF 15/12/2008 20:05
sua opinião: subir
ayruman
 

Oi Doroni. Que belo texto. Divulgar nossas preciosidades culturais é sempre um gesto de Amor à nossa Cultura e Arte.
Luz e Paz . jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 15/12/2008 20:28
sua opinião: subir
lita
 

lita · Niterói, RJ 15/12/2008 20:50
sua opinião: subir
lita
 

Doroni,
....te acompanhei em cada detalhe.....
bjssssss

lita · Niterói, RJ 15/12/2008 21:11
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Aplausos...estive por muitas vezes nesta beleza, um dos mais belos teatros que vi
na minha vida e em lugares que passei. Brasil!

Cintia Thome · São Paulo, SP 15/12/2008 21:48
sua opinião: subir
Saavedra Valentim
 

Querida amiga
Seu relato écinematográfico. Senti como se estivesse lá. E vendo as fotos, dá realmete pra ver a grandeza dessa obra, que é realmente magnífica. Eu conheço somente até Beleém, PA. Conheci o teatro de lá. Muito bonito também, mas não tem comparação.
Parabéns, você me proporcionou uma viagem.
Beijos

Saavedra Valentim · Vitória, ES 15/12/2008 22:42
sua opinião: subir
nina araújo
 

Magnífico! Um grande orgulho deste país ter esta obra prima!
Aplausos1 Aplausos!
Beijos emocionados.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 15/12/2008 23:01
sua opinião: subir
lili luz
 

Lndo lindo lindo!!!
parabens!

lili luz · Fortaleza, CE 15/12/2008 23:16
sua opinião: subir
Lola...
 

Lola... · Curitiba, PR 15/12/2008 23:49
sua opinião: subir
azuirfilho
 

O MAGNÍFICO TEATRO AMAZONAS
Doroni Hilgenberg · Manaus (AM)
Um colosso admirável que tanto orgulho nos dá.
Tem a Pujanca da própria Amazonia.
Maravilhoso em todos os sentidos
Nos dá confianca da nossa cultura.
Parabéns pelo Trabaho.
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 16/12/2008 00:34
sua opinião: subir
Marcelo Perez
 

Ei, cara, é tudo magnífico...mas não consigo olhar para este teatro sem lembrar da Federação de Teatro do Amazonas, que conseguiu destruir uma articulação regional por causa de grana. É muito ruim ver os amigos à venda.

Parabéns.

Abração

Marcelo Perez · Boa Vista, RR 16/12/2008 03:21
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Vou sim Doroni vamos marcar um encontro de poetas? Com toda
a beleza e chuva da cidade,rs amo uma chuvinha,bjs

Claudia Almeida · Niterói, RJ 16/12/2008 04:30
sua opinião: subir
Noelio Mello
 

Doroni.
conheço bem esse belo Teatro como belo é também o Teatro da Paz em Belém. Duas casas maravilhosas, dois corações europeus, pulsando no meio da floresta. Fase bela a da borracha que nos enriqueceu de obras belíssimas.
parabéns, Doroni, por essa lembrança
beijos
Noélio

Noelio Mello · Belém, PA 16/12/2008 08:34
sua opinião: subir
clara arruda
 

Deixando meu carinho Dori.Eu tb conheço esse belo teatro.Esa amiga ainda que afastada não os esquece.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 16/12/2008 08:42
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Uma belissima apresentção de uma grande obra,
abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 16/12/2008 08:54
sua opinião: subir
alcanu
 

alcanu · São Paulo, SP 16/12/2008 09:45
sua opinião: subir
victorvapf
 

Doroni, tudo perfeito, belissima obra, votado por merecimento

Abraços

victorvapf · Belo Horizonte, MG 16/12/2008 11:37
sua opinião: subir
Fatima Merigue de Mendonça
 

Doroni, eu ainda vou conhecer, achei maravilhoso, lindo demais.
Parabens querida.

Fatima Merigue de Mendonça · Itu, SP 16/12/2008 14:06
sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

Juscelino Mendes · Campinas, SP 16/12/2008 14:56
sua opinião: subir
Langinha
 

Doroni: Votadíssimo: Veja m/ texto "Dentro de mim mora um anjo" Acho que vc vai gostar....Passa lá...Até Bjs e Obrigada...

Langinha · São Paulo, SP 16/12/2008 14:57
sua opinião: subir
JACINTA MORAIS
 

DORONI,
Conheço a exuberância do teatro AMAZONAS
É verdadeiro afirmar,ser um dos mais lindos do mundo!
O êxtase do deslumbramento,invade nossa alma...
Parabéns pelo maravilhoso texto,
rico em informações e imagens.
Amiga um NATAL DE LUZ,
e 2009 repleto de alegrias!
BJS no seu coração.

JACINTA MORAIS · Cascavel, PR 16/12/2008 15:22
sua opinião: subir
Ivan Cezar
 

Doroni:
- Quando eu morava no Uruguai era fácil demais conhecer as cidades do País , seus monumentos, prédios , enfim, esgotar sua geografia. Depois da anistia aos exilados, que beneficiou meu falecido pai, voltei a conviver com o Brasil. Um País continente. É pena que a enorme maioria dos brasileiros desconhece as belezas que fazem o patrimônio desta nação-continente .
- Também não conheço a cidade de Manaus, mas já conhecia por foto e vídeo o teatro , bem como um pouco de sua história.
- Importante seu trabalho.
- Meu reconhecimento.
- Meu respeito.
- beijo

Ivan Cezar · São Sepé, RS 16/12/2008 16:27
sua opinião: subir
Ailuj
 

Amiga Doroni
Passei uns dias ausentes e me deparo com essa bela obra
Parabéns
Beijos

Ailuj · Niterói, RJ 16/12/2008 19:40
sua opinião: subir
Vinícius Motta
 

Também sou um dos que ainda não conhecem Manaus e seu magnífico teatro. Sem dúvida é uma parada obrigatória numa visita, pelo valor cultural e histórico do monumento.
Parabéns por trazer ao Overmundo esta beleza.

Vinícius Motta · Rio de Janeiro, RJ 17/12/2008 08:39
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Maravilha é pouco, Doroni, não tem nem palavras para descrecer o teatro. Que coisa fantástica. E parabéns pelo texto de valorizar um lugar tão imponente como este. Qdo vejo pela TV fico babando... Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 17/12/2008 10:36
sua opinião: subir
camuccelli
 

lindo!!

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 17/12/2008 19:02
sua opinião: subir
MonyBlu
 

lindo lindo!!!! e votado!

beijocas

MonyBlu · São Paulo, SP 18/12/2008 09:04
sua opinião: subir
Rafael D.
 

Com certeza este é um teatro de encher os olhos, bela postagem, e com nova certeza afirmo que Manaus além do Teatro Amazonas possui inúmeros atrativos do passado e do presente....venham e conheçam....abraços =)

Rafael D. · Belo Horizonte, MG 18/12/2008 12:35
sua opinião: subir
Carlos Mota
 

parabéns pelo texto e imagens,
muito bom!
beijo,

Carlos Mota · Goiânia, GO 20/12/2008 21:10
sua opinião: subir
Carlos Zev Solano
 

Valorizar o que é nosso é preciso. Overponto.

Carlos Zev Solano · Rio de Janeiro, RJ 23/12/2008 14:41
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Doroni,

Um verdadeiro show de arte e cultura.

Beijos

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 27/12/2008 16:51
sua opinião: subir
Dú Karmona
 

depois de um longa ausência...
estou de volta!
bj na alma!

Dú Karmona · São Paulo, SP 15/1/2009 21:15
sua opinião: subir
Rogério Silvério de Farias
 

chique

Rogério Silvério de Farias · Tubarão, SC 3/3/2009 07:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Teatro Amazonas e Praça S. Sebastião - zoom
Teatro Amazonas e Praça S. Sebastião -
Cúpula do Teatro Amazonas zoom
Cúpula do Teatro Amazonas
Interior do Teatro lustres e camarotes zoom
Interior do Teatro lustres e camarotes
Teatro Amazonas e Monumento às Nações ( Largo S. sebastião)  zoom
Teatro Amazonas e Monumento às Nações ( Largo S. sebastião)
Painel decorativo - Ceci e Peri zoom
Painel decorativo - Ceci e Peri

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados