O mashup analógico e pré-histórico de Jorge Ben

joão xavi
jorge ben e a banda do zé pretinho em ação no palco do circo voador
1
joao xavi · São João de Meriti, RJ
30/8/2009 · 48 · 9
 

Vocês estão ligados numa técnica de produção sonora que chama mashup? Pois bem, essa nova onda entre os Dj´s e produtores mais descolados consiste (a grosso modo) na junção de duas ou mais músicas que, devidamente picotadas e re-coladas, geram uma nova faixa. Posso citar João Brasil e o americano Girl Talk como dois grandes expoentes desta técnica. Para realizar seus trabalhos estes produtores utilizam modernos softwares e plataformas digitais de áudio. Resultado: uma infinidade de possibilidades para a mistura de músicas para a fabricação de novos sons. A tal reciclagem sonora.

Isto posto, posso agora relatar minha descoberta do óbvio. Foi preciso comparecer a mais um (já perdia conta de quantos foram) show de Jorge Ben para constatar que o tal do mashup é realmente muito bacana, mas que não é novidade coisíssima nenhuma. Jorge Ben já pratica essa técnica há tempos, não sei precisar quanto, mas o bastante pra afirmar que o cidadão de Madureira é o pai e o mestre da versão mais antiga do mashup, a analógica.

O formato atual dos shows de Ben pode ser resumido como: uma longa lista de hits cantados em coro pela multidão e tocados em seqüência pela aventureira Banda do Zé Pretinho. Ok, beleza. E onde fica o tal do mashup nessa história? Simples, cumpadi! O mestre faz como os produtores: ele se apropria de sucessos (composições de sua própria autoria, e mais no final do show marchinhas e o indispensável hino do Flamengo) e os resignifica conforme os executa em seqüências inusitadas, modificando ritmos e modulando arranjos. É tudo feito no palco, ali na hora, surpreendendo não só a platéia, mas também a banda, que não a toa classifiquei como aventureira. Mais do que cantor ou guitarrista (a guitarra que gerou tanta polêmica no passado, hoje fica de lado durante boa parte do show) Jorge Ben atua como maestro. É um tal de “só a cozinha!”, “piano play!”, “bass play!” e os músicos, como bom cúmplices, vão entrando na onda e refazendo as músicas a cada intervenção do band leader.

Sem roteiro ou set-list prévio, Jorge segue ao longo de anos praticando essa reconstrução de sua própria obra ao vivo. No peito, na raça e no talento. Com sensibilidade, ritmo, muito ouvido e sem auxílio da tecnologia. Eu, que muito admiro os produtores de mashup, pude aprender nesta última sexta-feira que as formas de se criar e executar a música ganham diferentes nomes e significados. Mas que a inventividade (independente da inscrição da música no Tempo/História) ainda é o grande atrativo para os ouvidos mais sedentos do bom néctar auditivo e dos corpos adeptos da sagrada tradição do rebolado.

Não sei se isso tudo é só viagem, ou se todo mundo percebe essas coisas. Mas no fim das contas o povo chega juntinho no show e responde balançando o corpo, jogandos os braços e abrindo incontáveis sorrisos. Jorge Ben consegue a façanha de ser moderno e popular. Complexo e facilmente digestível. Tudo ao mesmo tempo, e agora! Alias, outro bom resumo da noite (talvez mais interessante que esse blá blá blá teórico) é: o show é uma dose cavalar de energia. Aprecie sem moderação e sempre que possível. Salve simpatia!

Originalmente publicado no Noiz (http://www.noiz.com.br) e no blog do Circo Voador (http://circovoadorlapa.blogspot.com)

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Cintia Thome
 

Tem raça mesmo! Excelente textp .
abs

Cintia Thome · São Paulo, SP 31/8/2009 12:24
sua opinio: subir
Cacau Amaral
 

Votado. Parabens pelo texto Xoão. É noise!

Cacau Amaral · Duque de Caxias, RJ 31/8/2009 13:12
sua opinio: subir
Danielle Barros Santos
 

Esse texto só me trouxe alegria; me fez reviver os shows que tive o prazer de assistir!!!
Lindo demais. Sou fã de carteirinhaa!!
beijo grandeee!

Danielle Barros Santos · Aracaju, SE 31/8/2009 19:54
sua opinio: subir
heraldo hb /.
 

sacada boa essa. se ben que o que falar do cara nunca é demais em matéria de visão antecipatória...
pena não ter ido nesse show :(

abraço!

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 31/8/2009 20:36
sua opinio: subir
joe_brazuca
 

Pois é, caro xará João...De novo mesmo nessa "mess" toda, só o seu exelente texto...

Jorge é o nosso Jorge que sempre foi e será do Ben !

Muito bom !

abs

joe_brazuca · São Paulo, SP 1/9/2009 23:42
sua opinio: subir
joe_brazuca
 

excelente, digo...

joe_brazuca · São Paulo, SP 1/9/2009 23:43
sua opinio: subir
Helena Aragão
 

Adoro show de Jorge Ben! Podem falar o que quiserem - que o cara não compõe algo decente há 20 anos, que o show é sempre a mesma coisa etc etc etc - mas não há como não se contagiar naquela energia toda. Só de o sujeito conseguir atrair uma galera muito jovem, sempre, nos shows, já é sinal de que coisa boa e chamativa acontece por ali. E é isso mesmo, João, ele rege a banda, a plateia, a mulherada que sobe no palco no fim de todos os shows... É o rei do palco!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 2/9/2009 09:58
sua opinio: subir
joao xavi
 

pois é, helena. acho que esse papo de "não compõe nada decente há 20 anos" é furada. isso está longe de significar a estagnação criativa que a gente percebe em um monte de novidades que já nascem velhas, essas sim pipocam por ai o tempo todo.
eu vejo essa loucura que é o show do ben, com a sobreposiçao de arranjos e todas as demais estripolias, como um exercício de movimentação constante. uma guerra declarada a inércia! e isso é o que me mantém apaixonado pela força dessa música.

joao xavi · São João de Meriti, RJ 2/9/2009 11:01
sua opinio: subir
Guterres
 

Ótimo texto! Boa percepção do mashup.

Guterres · Natal, RN 4/9/2009 10:07
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados