O PORTAL DAS LETRAS (1) - LER E CRESCER

Divulgação
1
Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
29/1/2011 · 2 · 7
 

RODA DE LIVROS
Desde o início de 2010 tenho emprestado alguns livros para adolescentes da escola onde trabalho atualmente. Estes livros tratam de temas ligados ao seu cotidiano e foram escritos por pessoas que contam histórias ligadas às suas dúvidas e inquietações, alegrias e tristezas, expectativas e descobertas, além de outras experiências que fazem parte da vida deles e de cada um de nós.

O primeiro livro a ser entregue foi o de Gabriel, o Pensador “Diário Noturno”, seguiram-se “Depois daquela viagem” de Valéria Piassa Polizzi , “Feliz Ano Velho” de Marcelo Rubens Paiva, “Com licença eu vou a luta” de Eliane Maciel, e “Confissões de Adolescente” de Maria Mariana.

O início com Gabriel, o Pensador, deu-se em razão da compra do livro que eu e minha companheira fizemos para dar de presente de aniversário ao filho de uma amiga. Como ele já tinha sido contemplado com um exemplar o presente ficou na estante durante uns três anos e, no início do ano letivo de 2010, tive a idéia de emprestá-lo para alunas (os). Como contrapartida, foi solicitado que escrevessem sua opinião, com no minimo 10 linhas, abordando o que gostou e não gostou , o que aprendeu, passagens marcantes e outros aspectos do livro que julgassem interessantes.

Ainda sobre o livro de Gabriel, o Pensador, vale lembrar que o primeiro contato que tive com ele se deu quando, em 2005, foi realizado o seu lançamento aqui em Aracaju, através do circuito cultural Banco do Brasil. Na ocasião, na companhia de quatro alunos (as), tive a oportunidade de saborear a leitura de alguns trechos pelo próprio autor e de ouví-lo responder às perguntas dos adolescentes sobre o processo criativo, a vida pessoal e a carreira artística do autor.

Em seguida, adquiri com um vendedor de revistas usadas o título “Depois daquela viagem”, pelo módico preço de R$2.00 “ A história de uma adolescente que contraiu aids através de relacionamento sem preservativo com o namorado” , que despertou interesse imediato nos alunos e foi e ainda é, bastante disputado.

Quanto aos livros “Feliz Ano Velho” e “Com licença eu vou a luta” estes foram adquiridos através de um acaso. Mas, será que foi mesmo um acaso? A história foi assim: Em um dos dias de novembro de 2010, marquei uma reunião com uma amiga psicóloga para tratarmos de assuntos referentes às rodas de danças circulares e, na saída, ela me disse que estava com uma caixa de livros para doação e separasse alguns que me poderiam ser úteis.

Para mim, foi uma alegria poder re(encontrar) exemplares de “Com licença eu vou a luta” e “Feliz Ano Velho”. Quem adolesceu e juvenesceu em fins dos anos 70 e meados dos 80 sabe o quanto estas obras significaram para os jovens da época.

“Confissões de Adolescente” é uma obra que merece destaque à parte, pois, ao contrário dos demais livros, este foi (re)adquirido em um site de livros usados. A versão audiovisual desta obra, produzida pela TV Cultura nos anos 90 do século passado, foi exibida aos alunos e, diferentemente dos outros livros, foi solicitada a apresentação de um resumo de cada programa valendo nota, ressaltando o que gostou e não gostou, o que aprendeu, passagens marcantes e outros pontos que julgassem relevantes.

O nível de repercussão e de interesse correspondeu às minhas melhores expectativas. Acompanho o alto grau de satisfação despertado por Confissões de Adolescente desde a década de 90, quando, ainda estudante e voluntário em um projeto de arte-educação popular no bairro América (Aracaju), sugeri a aquisição de um VHS com três episódios.

Decorrido mais de uma década, pude adquirir uma caixa de DVD´s contendo todos os episódios da fase principal da série, a preferida por todos nós: o pai, a mãe, a filha adolescente e o filho que, ainda criança, não perdia um programa, bem como, ainda hoje, as diversas reprises a que a irmã mais velha, volta e meia, assiste.

E a roda de livro em 2011???

Manteremos o foco no tema e no objeto principal: Obras de literatura de todos os gêneros com o olhar dirigido para o mundo adolescente e juvenil.

Pretendemos compartilhar informações com iniciativas semelhantes, principalmente através da net. O blog produção cultural nas escolas e do Orkut de História, em termos gerais, e o portal Overmundo, em algumas situações especificas, serão utilizados como espaço de postagem de textos, fotos e vídeos sobre livros e autores, bem como resumos elaborados pelos adolescentes e jovens leitores.

Em termos operacionais pretendemos prosseguir com os empréstimos, mantendo um cadastro organizado de cada adolescente/jovem leitor, um resumo de cada livro, e solicitando com mais firmeza a contrapartida de uma opinião resumida sobre o livro.

Aos poucos, tentaremos adotar uma ou outra obra para um estudo mais sistemático sobre fatos relacionados ao cotidiano juvenil e/ou história do Brasil e, ainda, como suporte para trabalhos de criação, envolvendo audiovisual, teatro, dança, artes plásticas, música, fotografia e etc.

Quem quiser/puder colaborar pode, dentre outras possibilidades:

Sugerir nome de livros para esta iniciativa.
Doar livros ou DVDs com adaptações literárias. Uma opção interessante é comprar através de sebos, inclusive os virtuais.
http://www.estantevirtual.com.br
http://www.sebosonline.com
Realizar ou propor iniciativa semelhante junto a crianças, adolescentes e jovens da família, do bairro, do condomínio e da escola.
Dica importante: Oferecer vários livros como sugestão para quem já está iniciado no hábito da leitura. Para aqueles que não gostam de ler , as estratégias exigem mais estrutura pedagógica e estética, que necessitam de mais políticas públicas nas áreas de educação, cultura e comunicação."
Escrever para a fundação Padre Anchieta solicitando a retomada da série Confissões de Adolescente com temas característicos dos tempos atuais. Ex: internet e novas tecnologias, aquecimento global e desastres ambientais, pedofilia, consumismo, fundamentalismos religiosos, políticos e étnicos, homossexualismo, cultura de massa juvenil, consumo do crack e drogas sintéticas, liberação do consumo da maconha e etc...


Dedico esta iniciativa aos queridos Milton Coelho e Frei Betto, o primeiro, comunista, o outro, cristão, mas ambos incansáveis no incentivo à boa leitura, por que sabem que lendo homens e mulheres se tornam melhores.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Zezito de Oliveira
 

Amigo
Zezito

Um ótimo filme sobre é Escritores da Liberdade pois trata de livros e jovens.
Estou indo a Dakar para o FSM, vc vai? conhece alguém que vai, podemos nos articular.

João (PE)

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 30/1/2011 14:37
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Julgando ser importante fazer chegar ao seu conhecimento, transcrevo a seguir o texto abordando uma experiência que está sendo aplicada em uma escola pública, em zona periférica, em nosso estado, objetivando despertar nos adolescentes e jovens o significado da leitura, através de bons livros e revistas, e o direcionamento de suas ações, imediatas e
futuras, para o desenvolvimento intelectual, com acentuados reflexos no comportamento social, gerando situações que possibilitem melhores condições de vida no futuro próximo. O coletivo de nossa sociedade,
também, se beneficiará desse trabalho...

Aos educadores e pais, uma experiência a ser seguida; às pessoas conscientes da grandeza do projeto, um chamamento para se incorporarem, dentro do possível, com apoio que possibilite ampliar o trabalho em
tela.

Desejando e esperando o surgimento de ações semelhantes e a solidariedade ao apoio sugerido.

Com abraços de

Milton Coelho

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 30/1/2011 15:56
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

DICA DO AMIGO RICARDO (SE)

Plano Nacional do Livro e Leitura
Livro sobre criação, ações e futuro do PNLL tem versão digital disponível para download gratuito
O livro PNLL: Textos e História traz artigos de 24 autores relatando o que foi, o que é e o que representa o Plano Nacional do Livro e Leitura para o futuro deste segmento, seus pontos de vista e envolvimento com essa trajetória. Foram compilados documentos importantes, como a Lei do Livro, as declarações feitas nas cidades bolivianas de Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra, que declararam o ano de 2005 como o Ano Vivaleitura, as Diretrizes Iniciais do PNLL e outros.
As principais realizações do Plano nestes 5 anos de história são apresentadas com textos informativos e o resgate do que foi produzido – relatorias, recomendações e documentos –, apresentando uma visão única sobre o PNLL. O livro publica, ainda, alguns depoimentos dos integrantes dos projetos ligados ao Mapa de Ações e sua relação com o PNLL.


http://www.cultura.gov.br/site/2011/01/31/plano-nacional-do-livro-e-leitura-7/

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 31/1/2011 11:41
sua opinião: subir
Maris Stella
 

Amigo, saudade de você! meu afastamento do over, trouxe ao meu coração desencontradas sensações...
Bjs mil!!

Maris Stella · Vitória da Conquista, BA 6/2/2011 17:39
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Maria Stella,
Grato pela visita e apareça mais. No meu perfil você encontra o meu endereço eletrônica e um bloq em que colaboro.

Bjs mil!! Também

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 8/2/2011 10:08
sua opinião: subir
ayruman
 

Amigo Zé. Bom estar de volta apreciando seu postado.

Saúde e Paz. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 26/2/2011 01:37
sua opinião: subir
Sebo Livronauta
 

Outro portal de sebos é o Sebo Livronauta

Sebo Livronauta · Curitiba, PR 22/10/2011 19:14
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter