O primeiro DVD on-line da internet é brasileiro!

Screenshot do site.
1
Nanji · Uberlândia, MG
29/5/2006 · 93 · 9
 

Artistas independentes sempre tentam achar uma saída para concorrer com os grandes investimentos das gravadoras. Na minha busca, eu achei uma saída. Além disso, criei algo novo: um prêmio virtual que valoriza toda essa gente, chamado 'Mouse de Ouro'.

O DVD À Luz de Velas é o primeiro trabalho disponibilizado inteiramente para download grátis na internet. No site www.nanji.com.br podem ser baixados todos os arquivos para a confecção de um DVD, VCD ou CD, com todas as capas inclusive. Pela primeira vez, um artista disponibiliza todo o conteúdo de seu trabalho em DVD na internet e de forma legal, amparado por uma licença Creative Commons.

Como não quero apenas reproduzir o press release, deixo a palavra para algumas pessoas que já tiveram contato com a obra:

Maurício Ricardo do site Charges.com:
”Quem disse que entrar pra uma gravadora garante acesso à mídia e às lojas? Outra alternativa é disponiblizar o download grátis na Internet ou vender no site do próprio artista. Nanji, colocou não só o áudio, mas um DVD de seu show pra download grátis na rede e ainda criou o "Mouse de Ouro", versão web do "Disco de Ouro" das gravadoras.”

Bianca Aguiar, artista de São Paulo:
”Adorei a idéia e apóio 100%. Gostei tanto que vou emprestá-la para o meu trabalho também. Nós, artistas independentes, temos que nos unir e fazer a diferença.”

Lygia Calil do Jornal Correio de Uberlândia/MG:
”Isso representa uma revolução que coloca em xeque a indústria fonográfica tal como ela é hoje, pois permite ao artista um contato direto com público. Ele não precisa ser intermediado por gravadoras e distribuidoras e apesar de não contar com todo o aparato de marketing que essas empresas oferecem, atinge o ouvinte, pois tem este acesso livre.”

Adreana Oliveira do Jornal Correio de Uberlândia/MG:
”Moderno, como tudo ligado ao “copy left”, que já foi usado por artistas como Tom Zé, todo mundo pode ter o material, de qualidade incontestável, no seu computador, gravar em CD, DVD, ou simplesmente assistir. Se imprimir a capa e contracapa, comprar o Box, prontinho, pouco mais de R$ 1 é tudo seu. Em tempos em que nada se cria, tudo se copia, Nanji conseguiu achar uma fresta e aproveitou bem. Já foram feitos downloads até no Japão. E se vierem convites para shows e turnês, serão bem vindos, é assim que a máquina trabalha.”

Essa iniciativa coloca mais lenha na discussão sobre pirataria e o atual cenário musical com o advento da internet. Acredito que se todo artista tivesse seu trabalho disponível na internet de forma oficial, a pirataria perderia o sentido. As pessoas poderiam baixar os discos, ou copiar dos amigos. Em termos de lucros, o artista continuaria ganhando com os shows, sua principal fonte de renda.

Vender discos está cada vez mais difícil. O artista que coloca sua música de graça na internet acaba com qualquer intermediário entre sua música e seu público. Acredito que mais pessoas terão acesso às músicas e o artista fará mais shows. Isso já está acontecendo comigo.

O "Mouse de Ouro"

O 'Mouse de Ouro' é uma crítica bem humorada ao "Disco de Ouro" dado pelas gravadoras aos artistas que alcançam uma determinada quantidade de cópias vendidas. No site www.nanji.com.br, os visitantes que estão fazendo downloads são contabilizados até atingir o número de 25.000 pessoas, o mesmo que premia um DVD no mundo real.

O prêmio tem um valor simbólico que valoriza a obra, assim como a versão das gravadoras. É uma forma de mostrar que o artista pode atingir o mesmo público, sem precisar do investimento e do poder de marketing das gravadoras.

O "Mouse de Ouro" despertou o interesse de artistas em todo o Brasil e logo a idéia se estenderá a um portal, para que todos artistas possam usar o contador para valorizar suas obras.

O Portal Mouse de Ouro é a extensão da idéia iniciada no site www.nanji.com.br, será controlado pela equipe de criação do site e não terá caráter comercial.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Oi Nanji. Seguinte, parece superlegal sua idéia, mas confesso que fiquei um pouco confusa em relação ao Prêmio Mouse de Ouro. Entrei no seu site e entendi um pouco mais, mas mantive algumas dúvidas. Você vai mostrando no site a quantidade de gente que já baixou o DVD, bacana isso. Mas como seria a premiação quando alcançar x downloads? Quem premia? Ou é só uma provocação com os prêmios da indústria fonográfica? Seria superlegal que você explicasse isso na matéria. Nada contra você colocar o que saiu nos jornais não, acho bacana. Mas ainda assim achava que sua explicação inicial devia ser mais ampla...
Outra coisa: você diz no título que é o primeiro DVD on-line da internet. Como assim? Em que sentido? Pq já diversos shows inteiros, inclusive de artistas brasileiros, para ser baixados, não? Será que fui eu que não entendi?? Abraço!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 26/5/2006 13:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nanji
 

Ok. Valeu as dicas! Vou colocar mais informações no texto.

Nanji · Uberlândia, MG 26/5/2006 14:08
sua opinião: subir
Nanji
 

Texto atualizado!!!!

Nanji · Uberlândia, MG 26/5/2006 14:32
sua opinião: subir
ronaldo___lemos
 

Oi Nanji, que bom ver contribuições de Uberlândia aqui no Overmundo. Parabéns pela iniciativa, você é provavelmente o pioneiro nesse modelo de negócios aqui no Brasil. Dá uma olhada também no site www.jamendo.com, para ver como essa mesma idéia está dando muito certo lá fora!

ronaldo___lemos · Rio de Janeiro, RJ 26/5/2006 14:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Beleza, Nanji! Agora a leiga aqui entendeu tudo! :) Valeu!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 26/5/2006 19:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nanji
 

Helena, só tenho a te agradecer. Sua contribuição foi muito importante para a melhora do texto. Abração!

Nanji · Uberlândia, MG 27/5/2006 03:20
sua opinião: subir
Nanji
 

Valeu a dica, Ronaldo. Já visitei o site e é muito interessante mesmo. A vantagem que eu vejo para o portal que estamos fazendo para o mouse de ouro é que além de áudio ele vai ter espaço para imagem e texto também. Muito obrigado!!!

Nanji · Uberlândia, MG 30/5/2006 00:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ronaldo lemos
 

E' isso mesmo Nanji, o Jamendo é legal, mas de fato o que vocês estão fazendo tem sim um caráter pioneiro aqui no Brasil!

ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 31/5/2006 23:58
sua opinião: subir
Laine M. Souza
 

Este Mouse de Ouro vai dar o que falar. Coloquem os cintos, porque estes mineirinhos vão decolar ;) sucesso Nanji.

Laine M. Souza · Uberlândia, MG 11/1/2007 16:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados