Olga é um bom filme, mas o Monjardim...

Imagem retirada o site www.adorocinema.com.br
Camila Morgado trabalhou direitinho, mas foi mal dirigida
1
Denis Porto Reno · Ribeirão Preto, SP
1/5/2007 · 151 · 22
 

Dizem que Jayme Monjardim é um super-diretor, que seu papel no cinema nacional é marcado por grandes produções cinematográficas para a televisão e sua linguagem aproxima-se das obras de Hollywood. Comentários à parte, o diretor surgiu num momento em que a TV Globo ganhou seu primeiro grande concorrente: a extinta TV Manchete, que produzia e ganhava em audiência com a telenovela Pantanal, em 1990. Em seguida, Monjardim continuou na emissora, produzindo outra novela, Ana Raio e Zé Trovão, com parte do elenco se repetindo, e conseguindo incomodar novamente a Globo.

Para combater a derrota na audiência, a emissora dos Marinho resolveu contratar o diretor e colocou-o à frente de diversas produções da emissora, algumas de sucesso, outras não. Porém, entusiasmados com os resultados artísticos do cara, arriscaram em colocá-lo à frente da superprodução Olga, em 2004. Será que a produção valeu os centavos e os milhões gastos?

Os 8,5 milhões gastos na obra renderam apenas três prêmios, todos no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem. Ora, um filme como esse faturar apenas estes prêmios, frente a obras como Cinema, aspirina e urubus (que também fala de nazismo e contou com orçamento de menos de dois milhões de reais), que foi premiado nos festivais de Cannes e Mar del Plata, no Festival do Rio, no prêmio do júri Internacional da Mostra de Cinema de São Paulo e ainda recebeu indicação para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007, apesar deste último estar longe de referenciar uma boa produção. A direção da obra ficou por conta do nordestino Marcelo Gomes.

Mas o que agrava a situação de Monjardim está nas declarações do mesmo à imprensa, presenciado por mim no Rodeio Internacional de Barretos, em 2004. Na ocasião, Monjardim e a "Olga" Camila Morgado foram lançar o filme, com sessões especiais, e ficou no mesmo camarote que eu. Numa das entrevistas, o diretor declarou que fazer cinema e televisão, para ele, é tudo a mesma coisa.O mesmo, segundo a colega Mi, é dito numa entrevista pelo diretor (clique aqui e leia). Ora, então explica-se o motivo de tantos planos terem sido mal enquadrados para a televisão, como visto na exibição da TV Globo. Claro, pois o campo horizontal da televisão é menor do que o do cinema. Além disso, o ritmo é outro, assim como a linguagem narrativa. Percebe-se, com essas declarações, que o queridinho do Projac talvez nem tenha merecido os três míseros prêmios que ganhou. Se a Olga Benário estivesse viva para ver, daria uma prensa no Jayme Monjardim por aproveitar mal os 8,5 milhões investidos e, mesmo com o tema (aparentemente desgastado) do nazismo, fazer tão pouco sucesso mundial.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Mi [de Camila] Cortielha
 

Monjardim é diretor de novela. Alguém que diz "Não consigo ver muita diferença na linguagem da TV e do cinema.", ressaltando que a maior diferença entre os dois é o tempo, nunca vai conseguir fazer bom cinema.

Eu não assisti Olga, mas acredito que os resultados positivos do filme sejam responsabilidade exclusiva da História.

Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 27/4/2007 16:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Denis Porto Reno
 

Obrigado, Mi. Fico feliz em saber que compartilho comoutras pessoas essa tão polêmica opinião. Acho que precisamos distinguir poder da mídia com qualidade de produção, e essa obra deixa clara a diferença. O cara fez sucesso porque tem apoio da Globo Filmes. A história ajuda, mas poderia ser melhor aproveitada.

Denis Porto Reno · Ribeirão Preto, SP 27/4/2007 18:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Mi [de Camila] Cortielha
 

Pois é, Denis, façamos nossa parte!

Ah, tenho sugestões de edição: que tal colocar mais tags, como linguagem, televisão, tv, jayme-monjardim, direção, produção etc? Também seria interessante respaldar as declarações dele com links para a fonte durante o texto, só para enriquecer...

Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 27/4/2007 18:28
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Denis Porto Reno
 

Obrigado pelas sugestões, Mi. Foram todas aceitas prontamente.

Denis Porto Reno · Ribeirão Preto, SP 27/4/2007 18:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
pedrojunior
 

é.. tá fazendo sucesso hemmm!! blz mestre! esse professor é 10. sangue bom!

pedrojunior · Ribeirão Preto, SP 27/4/2007 20:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Amanda Padillha
 

Pos é Dênis, o Jayme estreou com esse filme no cinema, daí td precisar de uma primeira vez... ele precisa se adaptar melhor ao novo estilo. Mas eu gostei muito do filme. De qualquer jeito ele é um bom diretor, fez um filme bonito plasticamente e a Camila estava ótima, ela é bem visceral. Claro que esses foram os maiores trunfos do longa, a atriz, os milhões e o nome da Globo e a História em si. Por ser seu primeiro filme eu gostei, e tb gostei desse fator hollywodiano pq o Brasil tem o estigma de achar que bom cinema brasileiro é aquele que só sabe explorar o "mundo cão".

Amanda Padillha · Ribeirão Preto, SP 27/4/2007 20:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo V.
 

Eu já não entendi o "Olga é um bom filme"... É horroroso.

Marcelo V. · São Paulo, SP 28/4/2007 11:32
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Rodrigo Teixeira
 

Denis, não concordo. O Monjardim é um bom diretor de atores sim senhor. Na televisão é um dos melhores sem dúvida. O lance de Olga é outra coisa. E reveja a história do Jayme, ele não começou na TV Manchete não. Pesquise. abs (retorno com mais tempo) abs

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 29/4/2007 15:11
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Denis Porto Reno
 

Rodrigo, respeito seu gosto com relação ao Monjardim. Realmente, como diretor de novela ele tem seus méritos, apesar dos percalços. Mas compartilho com você a necessidade de pesquisar a respeito do cara, assim como peço que leia com calma o texto que escrevi. Vc vai perceber que destaco a novela Pantanal como o boom do Monjardim. Ele veio do cinema, mas nada expressivo. Percebe-se, com o Olga, os motivos da falta de expressividade dele. Obrigado pelo comentário e forte abraço.

Denis Porto Reno · Ribeirão Preto, SP 30/4/2007 15:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Denis Porto Reno
 

Marcelo, quando digo que o "Olga é um bom filme" estou sendo justo. Mesmo sendo muito abaixo das expectativas, seria impossível fazer um filme de duas horas com toda a produção prestada sem que ele ficasse bom (minúsculo). Claro que ele deveria ser ÓTIMO (máiúsculo), mas fui justo de acordo com minha opinião. Obrigado pelo comentário.

Denis Porto Reno · Ribeirão Preto, SP 30/4/2007 15:05
sua opinião: subir
Amanda Maia
 

Monjardim? Blergh!

Amanda Maia · Salvador, BA 30/4/2007 23:31
sua opinião: subir
Alcy Filho
 

Ótimo artigo. O cinema brasileiro merece mais, muito mais!
Abraços!

Alcy Filho · Jataí, GO 1/5/2007 07:16
sua opinião: subir
Tati Magalhães
 

Sem entrar no mérito de Monjardim, cujo trabalho conheço muito pouco (e não me desperta a vontade de conhecê-lo melhor), acho Olga um filme lamentável. Ele se apóia nas figuras históricas, mas as transforma em personagens de novela (os personagens principais). Achei a Camila Morgado imensamente artificial, o Caco Ciocler inexpressivo e a cena de sexo entre os dois é tão pretensamente poética que chega a ser risível, com aquela luz sobrenatural saindo de trás da cama (não lembro exatamente se era de trás da cama, vi no cinema e não verei de novo...).
Enfim, tem muito filme bom no Brasil nos últimos anos, e Olga definitivamente não está na lista.

Tati Magalhães · Maceió, AL 1/5/2007 11:18
sua opinião: subir
ancalado
 

Concordo com a Tati, achei o filme muito fraco, tem um "Q" de superprodução porém a história é mal explorada, também não gostei das atuações. Quanto a direção não despertou nada em mim. Abração.

ancalado · Maceió, AL 1/5/2007 20:27
sua opinião: subir
José
 

Olá!
Assisti o filme "Olga" e gostei. Achei uma produção bem produzida!
Agradecido, José

José · Criciúma, SC 1/5/2007 20:44
sua opinião: subir
isaac_lira
 

Acho que parece novela das 8, sim. Agora é impossível fazer um filme ruim com uma história tão boa... mais mérito da Olga real do que do diretor do filme.

isaac_lira · Natal, RN 2/5/2007 00:57
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

gostei do filme e acho que o número de prêmios não qualifica a obra como boa ou ruim...

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 2/5/2007 09:40
sua opinião: subir
Rodrigo Teixeira
 

Olá Denis! Li com calma agora seu artigo. Bom. O que acho é que uma coisa é o Monjardim não ter acertado a mão em seu primeiro filme no cinema. E outra coisa é a trajetória do cara. Não tem como tirar o mérito dele ter revolucionado a televisão brasileira com a novela Pantanal, ter tirado as novelas dos estúdios e ter incomodado a Globo com o aval dos brasileiros, pois isto é audiência. E depois em Ana Raio... o Monjardim mais uma vez revolucionou fazendo uma novela 100% fora dos estúdios e itinerante. Acho que o Jayme realmente sabe fazer televisão, no sentido de saber como contar uma história. Terra Nostra, O Clone, A Casa das Sete Mulheres são produções sim de alto gabarito.

A questão é que existe um preconceito do meio intelectual, não dos brasileiros, com a televisão e mais ainda com as novelas. E como o Mattoso falou esta questão de prêmios é irrelevante. Com certeza a televisão já teve gênios como Janete Clair, Walter Avancini, Dias Gomes, Cassiano Gabus Mendes e que o brasileiro deveria se orgulhar, pois o Brasil (e simmmmmm a Globo) faz a melhor televisão do mundo!

Enfimmm... isso é papo para mais de metro. Abração

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 2/5/2007 09:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Denis Porto Reno
 

COncordo com vc, Rodrigo, quando eleva o Monjardim aos méritos televisivos. Acontece que a crítica que faço em meu texto refere-se ao trabalho dele no cinema. Olga é um filme, e foi super-produzido para o cinema. Quando critico o cara é exatamente pelo fato do mesmo desconhecer as diferenças estéticas (e não acadêmicas) entre o cinema e a televisão. Assisti as duas novelas dele na Manchete, assim como A Casa das Sete Mulheres. Confesso que Terra Nostra e O CLone eu não acompanhei, mas assisti com olhos de amante do cinema e crítico compulsivo que sou a obra Olga. E cheguei à conclusão de que ele pode saber de televisão (não questiono isso), mas de cinema ele precisa estudar mais. O fato de o mesmo ter "brotado" no cinema (como ele mesmo disse na entrevista lincada em meu texto) não o faz um cineasta. Longe disso, mas o assunto dá pano para a manga mesmo. Abração, e obrigado por ler meu texto.

Denis Porto Reno · Ribeirão Preto, SP 2/5/2007 10:56
sua opinião: subir
Amanda Padillha
 

Quanta polemica Denis! Nunca imaginei que o Monjardim fosse causar tantos comentarios acalorados! Se ainda fosse o Woody Allen ou o Hitchcock!

Amanda Padillha · Ribeirão Preto, SP 28/5/2007 21:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberto Maxwell
 

Eu acho Olga um filme ruim. A comecar pela direcao dos atores. Todos apelando prum excesso dramatico e nao acho que isso tenha sido por acasso. A escolha refere-se a uma necessidade de comunicacao. A fotografia do filme tambem eh ruim, com erros crassos de iluminacao para diferenciar os diversos locais onde a estoria se passa. Para mim, a unica coisa digna de grandes obras eh a direcao de arte, impecavel.

Roberto Maxwell · Japão , WW 25/6/2007 02:11
sua opinião: subir
André Gonçalves
 

eu nao gostei de olga. achei que o filme podia ser mais. mas nao me sinto capaz de "julgar" a carreira de monjardim.

André Gonçalves · Teresina, PI 26/6/2007 15:49
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados