O Cavalo de Tróia é um espaço de movimento. Um espaço dinâmico que se forma com o intuito de discutir a movimentação artístico-política de “baixo”. De uma outra perspectiva.
A OCT vem no sentido de desmistificar a grande dependência existencial de artistas as grandes gravadoras, produtores, a mercado consumidor estabelecido, ao suposto cordão umbilical que submete a “criação” a uma hierarquia de importância mercadológica, reproducionista. Em outras palavras, a OCT não é um espaço de concepção político-cultural definido. É um fórum permanente de discussão, que por natureza se propõe apartidarista, horizontal e anti-burocrático ( o que significa dizer que não haverá uma hierarquia de função).
Na História da Antiguidade Clássica, o “Cavalo de Tróia” grego foi um meio de se chegar ao inimigo – os troianos. No presente contexto, a auto-organização (característica maior da OCT) será um meio, uma alternativa ‘criada’, para se fazer cultura e política, uma vez que os espaços existentes, ou estão dominados pelas grandes corporações, ou são disputados numa perspectiva de quem será a força hegemônica.
OBJETIVOS GERAIS
-Estimular o debate sobre a auto-organização quando não há espaços para a divulgação do produto artístico;
-Estimular um diálogo mais aberto e franco entre os “pares” artísticos, no sentido de desfazer a visão mercadológica que os coloca como rivais, individualizando o produto artístico, que num contexto coletivo pode ser amplamente mais fértil;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Estabelecer uma espécie de Cooperativa em que os artistas serão os únicos protagonistas e, por conseguinte, na ajuda mútua, se auto-promoverem e criarem condições materiais reais para a criação;
-Desmistificando os mitos de que a criação artística precisa estar condicionada a alguma “corporação” ou “empresa cultural”, automaticamente o cenário de artistas cuiabanos se ampliará;
-Possibilitar o acesso ao produto artistico-independente aos espaços em que predominantemente há hegemonia do que vem de cima (da grandes vontades financeiras). Tais espaços podem ser: Escolas, Associações de moradores, Praças Públicas, dentre outras.
As primeiras bandas apoiando a iniciativa:
Pleyades (Rock Experimental), Partenza (Folk Rock), Menorah (Metal), Raiva em Paz (Stoner Rock), Vitrolas Polifônicas (Blues), Praxis (Rock N'Roll), Antrochaotic (Death Metal), The Heaven's Fall (Death Metal).
Cuiabá já teve tempos bem melhores pro rock. Atualmente, no meio do último mês de 2007, não tem nenhuma casa de show na ativa, nenhum show de banda rock marcado, público desagregado. No passado havia muito mais bandas de qualidade, locais adequados pra shows, e uma legítima movimentação. Confira.
A Equipe OCT planeja com muito critério um evento de lançamento do movimento, em março de 2008, com alguns 'pré-lançamento' a partir de fevereiro.
vamos nessa galera ano novo
propostas novas
viva o rock!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2008 é um ano que promete ser de grandes debates sobre auto-sustentação por esses lados!
Sucesso a todos!
OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA, O PRESENTE DE GREGO
Roberto A · Cuiabá (MT)
Um Trabalho Muito Especial. de discutir a movimentação artístico-política de “baixo”. De uma outra perspectiva.
Falou e disse. Valeu.
Aceite um voto de apoio e de estabelecimento de Amizade, Respeito e consideração
Abração Amigo
...onde é que eu tava ?! Dios mio!!!
agira esse movimento Roberto que rock é tuuuuuudo de bom.
bjsssssss \0/
Gostei particularmente do som! Limpo!!! adorei o som da guitarra... muito bom! Bom Rock Nacional... som muito profissional
A maior distância é a pior...
New blood joins this earth...
Léia Alves Moreira Pierucci · Diamantina, MG 15/3/2010 09:38Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!