Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Ordem e Progresso

1
Yuri Lemos · Natal, RN
17/5/2007 · 60 · 15
 

Porque escreveram Ordem e Progresso na bandeira do Brasil? Não parece lema de ditador? "Fiquem quietos e trabalhem!". Porque as bandeiras das grandes nações não têm uma frase? Como a
japonesa, a americana, inglesa, francesa, alemã, italiana, holandesa? Acho que é por que eles têm mais experiência e sabem que nada é para sempre. Na minha opnião um lema como esse não deixa espaço para mais nada. Não deixa sonhar, não deixa ter utopias, e é atualmente simplória e motivo de piada. Além de tudo essa frase praticamente nunca é citada, fica no inconsciente do povo brasileiro. "Fiquem quietos e trabalhem". Temos Ordem? Temos Progresso?

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Egeu Laus
 

Oi Hipnos,
Dá uma checada no seu texto pra corrigir alguns errinhos de digitação...
Abraço!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 15/5/2007 02:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rita Fagundes
 

Pois é, esse é mais um dos vários resquícios positivistas. Mantendo o povo "calminho" alguns poucos caminham ao progresso...

Yuri, tá bem bacana, mas vc poderia desenvolver várias coisas que se desdobram do "ordem e progresso".

Rita Fagundes · Aracaju, SE 15/5/2007 16:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
FILIPE MAMEDE
 

Vc bem que poderia desenvolver mais seu texto... o que acha.

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 16/5/2007 14:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Yuri,

O tema é muito bom mas, porquê parou? Parou porquê?
Dê só uma olhada aqui. Tem até um samba do Noel Rosa falando disso. Já pensou, quanto pano pra manga? Alimenta este papo aí, cara! Vai fundo.

Abs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 17/5/2007 06:10
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Racional
 

Racional · Campos dos Goytacazes, RJ 8/10/2007 22:18
sua opinião: subir
Racional
 

o lema Ordem e Progresso expresso na bandeira nacional do Brasil e sugerido pelo coronel Benjamin Constant tem sua origem no pensamento filosófico de Auguste Comte, um dos maiores pensadores de todos os tempos.

Racional · Campos dos Goytacazes, RJ 8/10/2007 22:20
sua opinião: subir
Racional
 

O Positivismo de Comte é uma filosofia magnífica ! Pena que em nosso país tudo seja levado à vulgarização quando não se pretende entender a essência... Somos constantemente levados a pensar que aqui nada presta, que nosso Hino não presta, que a frase Ordem e Preogresso não faz sentido, etc.

Racional · Campos dos Goytacazes, RJ 10/10/2007 20:56
sua opinião: subir
Racional
 

Agusto Comte nasceu em Montpelier - França em 1798. Para saber mais sobre sua vida, suas lutas e vitórias acesse
http://www.igrejapositivistabrasil.org.br/
clique em A VIDA DE AUGUSTO COMTE

Racional · Campos dos Goytacazes, RJ 10/10/2007 21:08
sua opinião: subir
Racional
 

Caro amigo:
O lema fundamental do positivismo é "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Suas regras básicas são "Viver para outrem" e "Viver às claras". Como divisa Política, abrangente e sociológica, aconselha "Ordem e Progresso".

Ser positivista é amar, conhecer e servir à Família, à Pátria, à Humanidade.

Tudo requer ordem, basta observar a natureza. Sem ordem não há evolução, tampouco progresso. O homem propriamemte dito e os fatores físicos que o envolve se projetam no desejo da Ordem, enquanto há um fator dinâmico, um impulso natural do Homem em direção ao Progresso. Para Comte, a humanidade avançaria em direção ao Progresso dentro da ordem, sem revoluções, choques, tumultos ou rupturas bruscas, uma reorganização coletiva sem Deus e sem Reis, sob a preponderância exclusiva do sentimento social, assistido pela razão positiva e pela ação.

Racional · Campos dos Goytacazes, RJ 10/10/2007 21:18
sua opinião: subir
Racional
 

A ação social deve-se a ação política consciente, na qual mentes ilustradas têm por obrigação fazer emergir o mais rápido possível a era científica. Comte defendeu o diálogo entre a classe científica e os industriais. Mas não esqueceu as classes intelectualmente menos favorescidas, sendo defensor árduo das políticas de integração nacional.

Racional · Campos dos Goytacazes, RJ 10/10/2007 21:30
sua opinião: subir
Racional
 

Os povos alemão, francês, inglês, holandês e italiano, como citastes, sabem que o que é bom permenece na eternidade. Haja vista a importância que dão aos seus grandes pensadores, seus grandes músicos, artistas, pintores, escultores, poetas, teatrólogos, enfim, a todos que contribuem realmente com o progresso da humanidade. Augusto Comte é um desses espíritos notáveis. Leia mais sobre a vida e obra de Comte e sobre o Positivismo. Leia sobre a vida do Marechal Candido Rondom.
Para maiores esclerecimentos acesse
http://www.doutrinapositivista.hpg.ig.com.br/index.htm

Racional · Campos dos Goytacazes, RJ 10/10/2007 21:58
sua opinião: subir
Racional
 

Para finalizar vc pergunta:
1. Temos ordem ? Resposta - Sim ! A Ordem é inerente a tudo e a todos, embora, momentaneamente, achemos que ela não está presente aqui ou ali.
2. Temos progresso ? Resposta - Sim ! Embora mentes indolentes tentem, a todo custo desestabilizar a via natural do espírito humano: a busca incessante por progresso.

Racional · Campos dos Goytacazes, RJ 10/10/2007 22:29
sua opinião: subir
mip
 

acho significativo que o principio do amor ficou de fora da bandeira, realmente não ta muito em harmonia com a ideologias da Nação liberal... um abraço

mip · Itália , WW 5/1/2010 10:51
sua opinião: subir
Gegonte
 

De acordo com a heráldica, palavras ou frases não são permitidas em bandeiras, por isso poucas são as bandeiras, no mundo, que ostentam algo escrito e ainda mais: as palavras ORDEM E PROGRESSO é parte de um lema de um movimento surgido na Europa, mais precisamente na França, chamado de positista, criado pelo francês August Comte e que norteava os princípios filosóficos de uma verdadeira religião.

Gegonte · João Pessoa, PB 25/9/2010 21:48
sua opinião: subir
Gegonte
 

Em tempo, digo: ... chamado de positivista

Gegonte · João Pessoa, PB 25/9/2010 21:49
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados