Os amantes de quadrinhos podem festejar

Divulgação
Ônibus decorado do FIQ
1
Grazimaia · Contagem, MG
19/10/2007 · 101 · 5
 

O ano de 2007 foi recheado de boas novas para quem não abre mão das velhas e boas revistas em quadrinhos. Além de conferir as adaptações cinematográficas de Homem Aranha 3, Motoqueiro Fantasma, 300 de Esparta e de Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (considerando ou não as restrições das adaptações para o cinema). Foram publicadas edições em quadrinhos de Transformers e X-Men 3 - O Confronto Final, que por sua vez teve o caminho diferente dos filmes citados, após a versão cinematográfica foi lançado o HQ do filme. Entre os dias 16 e 21 de outubro ocorre à esperada 5° Edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) de Belo Horizonte. O maior evento de HQs da América Latina ocorre a cada dois anos e conta com convidados nacionais e internacionais, exposições, oficinas, palestras, debates, mostras de filmes e também a grande feira de quadrinhos. Esse ano no FIQ serão homenageados o arquiteto Oscar Niemayer e a terra dos mangás, com uma programação temática, integrando a Semana do Japão.

O destaque desta edição é Giancarlo Berardi, que atua nas HQs desde do inicio dos anos 70. Trabalhou pela Comic Art, foi convidado a trabalhar pela Marvel e recusou o convite. Participou de curtas adaptações de alguns romances de Sherlock Holmes. Inaugurou a minissérie Tom's Bar Criou a série Giuli Bai & Co. Berardi e Milazzo são fundadores da Parker Editore. Atualmente, Giancarlo está completamente dedicado ao seu personagem, Julia, lançado em outubro de 1998.

A novidade desta edição já está mudando a cara da cidade, desde o dia 8 de outubro, a exposição itinerante do festival o FIQ-móvel, circula pelas principais ruas da capital. É uma forma inusitada e ilustrada para chamar o público a participar do 5° FIQ. Nesta pequena mostra um ônibus, decorado com desenhos da quadrinista mineira Chantal, circula pelos principais pontos de Belo Horizonte, ao mesmo tempo, o acervo de quadrinhos da Gibiteca da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH está sendo levado para outras bibliotecas e centros culturais da capital. Durante o evento, O FIQ também circulará com convidados para outros cantos da cidade, além da Serraria Souza Pinto, onde o festival acontece. Essa é uma boa oportunidade para as pessoas terem mais contatos com as historias em quadrinhos.

É importante lembrar que no Brasil temos uma grande ligação com os quadrinhos, há cerca de 102 anos foi publicada a primeira HQ no país, na revista “O Tico-Tico”, que circulou até o começo da década de 1960. Os primeiros exemplares eram histórias estrangeiras traduzidas e adaptadas por artistas brasileiros. Nossos desenhistas logo começaram a criar os próprios personagens assim surgiram figuras nacionais, como Reco-Reco, Bolão e Azeitona, de Luís Sá. Os cartunistas mais famosos investiram na criação de personagens infantis são: da turma da Mônica, de Maurício de Sousa, a Turma do Pererê e o Menino Maluquinho, de Ziraldo.

A entrada do festival é gratuita e a programação completa pode ser acessada no site http://www.fiqbh.com.br/


compartilhe

comentários feed

+ comentar
Evelynmg
 

Bom texto

Evelynmg · Belo Horizonte, MG 16/10/2007 00:30
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Legal o texto as indicações, tomara venha ser divulgado,
um abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 19/10/2007 18:19
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Grazimaia
 

Obrigado pela força! André e Evelyn.
Abs

Grazimaia · Contagem, MG 19/10/2007 19:18
sua opinião: subir
Laylinha
 

Também gostei!!!

Laylinha · Hortolândia, SP 19/10/2007 19:21
sua opinião: subir
Ju Pereira
 

Bacana. Vale a pena conferir o festival.
O texto dessa moça também é muito bom.
Deve ser um excelente jornalista.

Ju Pereira · Belo Horizonte, MG 19/10/2007 20:31
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados