'Sementes da Revolta' foi publicado como prêmio em um concurso editorial. O poeta Pedro Vianna lançou , no Colégio Ipiranga , o livro Sementes da Revolta, publicado como premiação do concurso de poesia promovido pela Fundação Ipiranga, no qual ele tirou o primeiro lugar. Sobre o livro, o reconhecido poeta Antônio Moura escreveu:
'Em seu segundo livro, o poeta Pedro Vianna retoma, ou seria melhor dizer, prossegue em um itinerário em que o espaço urbano é o espaço para a apreensão do fenômeno. E aqui o fenômeno é o poema, que se manifesta ainda de maneira amorfa nos eventos e transforma-se em verbo. E como uma metáfora ou duplo do espaço e tempo, aqui, urbano, o poema assinala a fragmentação como elemento determinante em sua configuração.
Desde a sua grafia, o poema tem, paradoxalmente, no fragmento a sua unidade: a fragmentação visual, através do olhar que depara com o espacejamento fraturado do texto; a fragmentação rÃtmica, que compõe um sonoridade em staccato ao longo de toda a leitura e, por último - mas não menos importante na totalidade do poema - a fragmentação psÃquica a que o sujeito, tanto no interior da cidade quanto no interior do poema, está exposto. Fragmentos de luz, de sombra, fragmentos do desejo, da repulsa, fragmentos do corpo, da mente, armando e desarmando jogos de montar e desmontar a memória, a infância, o cotidiano, a história, o mito, o silêncio e a palavra. Este é um espaço onde a poética se desenrola através da acumulação de sentidos, numa voz lÃrica impessoal e indeterminada, num lugar onde 'Nem/ a áspera lÃngua do poeta/ estendida/ no/ chão/ vazado das palafitas/ como/ cadáver das marés/ anoitecidas/ em/ cÃrios/ de embriaguez exaltada/ traz algum/ resquÃcio de conforto/ para a/ triste/ &/ promÃscua procissão/ de almas/ em convulsa monotonia. Cenário onde a miséria social e a miséria anÃmica se fundem num pesadelo onde nada acena com um possÃvel conforto.
Já havia assinalado em relação ao seu primeiro livro, Itinerário Interno, que, apesar de centralizado num eu lÃrico, o verdadeiro personagem do texto era o caminho, de fora para dentro, percorrido por um olhar transfigurador, que, a meu ver, é inerente a arte e a poesia. Neste trabalho presente o itinerário interno continua, só que numa tensão ainda maior em que 'um movimento denso/ construindo/ cicatrizes/ na arquitetura imaginária/ do/ tempo/ perdido/ amortece/ os nervos/ da cidade metálica/ alimentando/ a fúria dos barcos/ entre aromas/ &/ carnificina/ onde/ a morte foi seqüestrada/ pelos espelhos/ da/ infância. Uma fratura permanente na paisagem, nos objetos, no sujeito e na temporalidade que engloba a memória da infância lançada para o presente com todo o peso das coisas existentes, num 'horizonte encarcerado', quase sempre provocante e hostil.
Quem quiser adiquirir o livro pode deixar um comentário, ou me contatar pelo e-mail:
pedroviannaneto@hotmail.com.br
Pedro todo incentivo ao seu trabalho. Um grande abraço e sucesso em seus projetos!
Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 24/6/2008 23:19
Legal Pedro, desejo boa sorte, como não poderia deixar de ser.
Nestes tempos bicudos de tanto descredito e desempenho
andre.
Pedro,
Parabens, e que colhas frutos deste trabalho.
Pedro,
Parabéns pela publicação do segundo livro. Estava sentindo sua falta por aqui. Tenho o maior interesse em adquirir os dois. Faço contato pelo e-mail.
Grande abraço e sucesso.
Pedro
Tenho uma admiração por você tamanha, teus versos são inteligentes e nos dá prazer na leitura. Realismo, surreal e que chama e clama. Fico feliz com seu prêmio e seu lançamento.Sucesso!ab
Parabéns, meu rei!!!
Ah,veja...
Olá Chiesa,
Graffiti no MAM_ Museu de arte Modernada Bahia.
Ancestralidade contemporânea.
Veja...
http://www.overmundo.com.br/banco/exposicao-presente-do-passado
Muito grato pela atenção.
Oi Pedro. Gostaria sim de ler seu livro. O titulo e bem sugestivo e também gostei do seu texto. Essas fragmentações de que vc fala é que compõe um poema perfeito. Parabéns pelo lançamento do segundo livro, nesses tempos onde poucos se dedicam a prazeirosa leitura de poesias. Bjsss e sucesso.
Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 26/6/2008 09:48
Oi Pedro!!
Parabéns pelo prêmio e lançamento do livro!!
Gostei muito do tÃtulo e da temática!
A capa também está linda!
Gostaria muito de lê-lo!
um beijo azul...
Raiblue
Tenho acompanhado seu trabalho desde que você era meu amigo no Orkut e desejo a você também sucesso.
Ecila Yleus · Recife, PE 8/8/2008 01:43
Parabéns, Pedro. Tem haicai no livro? rsrsr
bjos
Pedro, parabéns viu.. uma bela conquista!!
abçs e tudo de bom pra tÃ
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!