Peregrinação pelo Caminho de Peabiru

1
Jeferson Jess · Curitiba, PR
16/4/2007 · 79 · 2
 

“Campos do Mourão” é uma terra visitada há séculos. Localizado no noroeste do Estado, entre os rios Ivaí e Piquiri, o descampado ganhou esse nome em homenagem ao antigo governador da Província de Piratininga, Dom Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, quando as milícias do seu governo rondavam a região. Mais tarde vieram os tropeiros, as primeiras famílias colonizadoras e a emancipação em 1947, desmembrando-se do município de Pitanga. Atualmente, com largas avenidas e comércio forte, Campo Mourão atrai muitos turistas principalmente em julho, na tradicional Festa Nacional do Carneiro do Buraco. Diante de tantos visitantes, poucos imaginam que a cidade já foi passagem de um misterioso caminho, onde era comum encontrar ali a presença de espanhóis, jesuítas e exploradores que circulavam pelas trilhas dos Peabirús.

Antes da chegada de Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral na América, existia uma intrigante estrada que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico. Segundo historiadores, ela integrava o Brasil, o Paraguai, a Bolívia e o Peru, cortando matas, rios, pântanos e cordilheiras, num percurso grandioso com aproximadamente 3 mil quilômetros. Esta enigmática rota, construída pelos índios sul-americanos, foi chamada de “Caminho do Peabirú”. Para os estudiosos, a principal teoria é que os Guaranis abriram a passagem em busca de uma mitológica "Terra sem Mal". Esse território mágico seria a morada dos ancestrais, descrito como o lugar onde as roças cresciam sem serem plantadas e onde a morte era ignorada.

Com o objetivo de resgatar e mapear a sagrada trilha, um projeto pioneiro apoiada pela COMCAM (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e FACILCAM (Faculdade Estadual de Ciências e Letras) está promovendo a 6ª Peregrinação no Caminho de Peabirú. Será um dia de palestra com o arqueólogo Igor Chmyz e dois dias de caminhada pelos municípios de Campina da Lagoa, Ubiratã e outros. O projeto também visa conscientizar a população local sobre o que é o caminho e como ele poderá ser explorado turisticamente levando em consideração as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental. O evento ocorre nos dias 20, 21 e 22 de abril. Saiba mais no blog da Expedição Carona Estrangeira.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Parece bem interessante, Jefferson. Depois conta aqui pra gente como foi o evento!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 13/4/2007 17:52
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
gobira^
 

Muito legal este evento. Em um Brasil que quase sempre ignora o que exisitiu antes das chegadas dos europeus, acontecimentos como este são importantíssimos. Aprendi um pouco sobre o caminho do Peabirú nos livros do Eduardo Bueno.
Muito boa a sugestão da Helena. Seria muito bom se outros textos viessem a ser publicados no Overmundo sobre o assunto. Abraços.

gobira^ · Belo Horizonte, MG 16/4/2007 15:55
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados