PI sem memória: quem fez o Theatro 4 de Setembro?

google-joca oeiras
"Alfredo Modrack" no Google
1
Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI
7/11/2006 · 99 · 3
 

Alfredo Modrack, o sempre esquecido construtor da Fábrica de Sonhos



A ilustração deste artigo é uma cópia de 2 dos cerca de 15 resultados encontrados no google para "Alfredo Modrack". A maioria das demais são citações de artigos escritos por mim e publicados em função da Campanha pela restauração do Fábrica de Sonhos.
Assim ficamos sabendo, deste modo simplório, que o engenheiro que planejou o Theatro 4 de Setembro e construiu o edifício que abrigou a Fábrica de Sonhos dá nome a uma rua no bairro das Laranjeiras no Rio de Janeiro, onde residem alguns de seus descendentes e onde faleceu na década de 30 do século passado.
Temos também notícias das proezas do alemão em Natal-RN, onde construiu uma ponte metálica até hoje gabada pelos potiguares e onde também residem alguns de seus descendentes.
No Piauí, no entanto, onde seu nome se liga umbilicalmente não apenas à saga do Dr. Sampaio mas também à construção do mais importante (e belíssimo) Teatro em funcionamento no Estado, aqui se insiste eu desconhecer a importância deste engenheiro alemão que fez do Brasil a sua segunda pátria.
Tanto que, numa grande matéria na revista Presença nº 26 de 1999(órgão do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí) que comemorava a reinauguração do Theatro após importante reforma, a autora, Lourdes Rufino, então presidente da Fundec, sequer cita o engenheiro ao contar a historia da construção do Teatro.
Não se trata, essa ignorância, como se poderia supor, apenas da autora da matéria: o atual Diretor do Theatro 4 de Setembro, Açaí Campelo, ficou sabendo do Engenheiro Modrack por meu intermédio, há pouco mais de dois anos!
Este desconhecimento, portanto, é algo que perpassa a sociedade piauiense como um todo. Até parece que tudo e todo aquele que se relaciona com a “fábrica de Sonhos” está fadado ao esquecimento na Terra Querida de Da Costa e Silva.
No momento em que desenvolvemos esta campanha pela restauração da velha Fábrica é mais do que justo que, ao mesmo tempo, se promova o resgate da memória do seu construtor que foi, sem dúvida, um dos maiores engenheiros do seu tempo, algumas das provas disso encontrando-se no centro de Teresina e em Campinas do Piauí.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Ilhandarilha
 

Joca, falta de memória não é um problema só do PI não! No meu estado isso é uma constante, e acho que em quase todo resto do país. Acho que é porque memória está diretamente relacionada com cultura, outra coisa que a gente, como povo, não preza muito. Boa matéria!

Ilhandarilha · Vitória, ES 7/11/2006 18:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Natacha Maranhão
 

Ainda bem que tem você pra ajudar a reconstruir essa memória, Joca!
beijos

Natacha Maranhão · Teresina, PI 8/11/2006 18:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Outra vez? tantos comentários e só tres votos. Que coisa.
- Ainda bem que o papa veio atrapalhar o transito em S.Paulo, aproveitei para abrir a pagina. Dei de cara com coisas do Piauí. Logo eu que sou de Gilbués, lá no Sul do Piauí,
- Lá começou o concilio vaticano II, acostumo acreditar, ainda vou cobrar do mundo se o céu nao me levar antes, Andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 9/5/2007 16:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Revista Presença nº 26/1999 reinauguração do Theatro 4 de setembro zoom
Revista Presença nº 26/1999 reinauguração do Theatro 4 de setembro
exposição de cartazes no foyeur do Theatro 4 de Setembro zoom
exposição de cartazes no foyeur do Theatro 4 de Setembro
exposição de cartazes no foieur do Theatro 4 de Setembro zoom
exposição de cartazes no foieur do Theatro 4 de Setembro
vista frontal do Theatro 4 de Setembro zoom
vista frontal do Theatro 4 de Setembro
um sonho multicolorido... zoom
um sonho multicolorido...
O Dr Modrack e sua família no início do século XX zoom
O Dr Modrack e sua família no início do século XX

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados