Sábado amanheceu ensolarado, depois de mais de uma semana de chuva durante todo o dia. Pegamos os skates, colocamos no carro e seguimos para a praça JK, em Belo Horizonte, onde existe uma pequena pista para o esporte.
Paramos o carro logo no começo da praça e fomos caminhando em direção a pista. Estranhamente havia muitos garotos em torno do bowl - pista em formato de uma bola no chão lembrando muito as piscinas californianas dos anos 70 - Chegando mais perto ainda, nos surpreendemos com a cena, dezenas de garotos nus, ou quase, nadavam na água suja inserida na pista.
A Praça JK é localizada frente a favela Acaba Mundo, que abriga cerca de 200 moradias. Na sua lateral corre uma rede de esgoto aberta, separada da praça por pequenas cercas que já pedem por reforma. Entre as opções de lazer do local verifica-se um campo de areia para futebol, um espaço de academia, uma grande pista de cooper e um extenso jardim bem cuidado.
A água que ocupou o bowl, segundo mesmo os "nadadores", era uma mistura de água da chuva, areia do campo de futebol, terra do jardim bem cuidado e uma pitada da rede de esgoto que passa por ali.
Perguntamos ao jovem Zeumar, 10, que observava seus amigos nadando na água completamente suja, o que ele achava daquilo tudo. "Ah, na região não tem nenhum lugar que a gente possa nadar, quando chove bastante corre todo mundo pra cá e fica se jogando." Tentamos alertar os garotos sobre as possÃveis doenças que se pode contrair nadando em uma água daquele estado. Obtivemos como resposta um belo mortal pra trás de um jovem negro loiro.
Minutos depois chegaram dois caminhões pipa da prefeitura para retirar a água da pista. Segundo o motorista de um deles, "Quando chove muito entope o ralo, ou mesmo os garotos aqui da favela dão um jeito para impedir a vazão da água para poderem nadar." O jovem Zeumar confirma o que o motorista disse, e ainda ressalta: "aqui na favela um ou dois tem condições para comprar um skate, então a gente tenta aproveitar isso aqui de outra forma."
Ha seis anos atrás a prefeitura havia mandado colocar areia em toda a pista, para evitar que situação semelhante acontecesse. No ultimo mês foi realizado um campeonato no local, sob a campanha "Amo BH Radicalmente", e a pista foi reaberta.
Resta agora saber se prefeitura ama a cidade tão radicalmente a ponto de suar a camisa para achar uma saÃda para a situação, porque a sensação que os praticantes de skate da cidade carregam é a de que essa pista esta com seus dias contados.
Bernardo Biagioni
ahhh bia sensacionalll! cara.. sensacional mesmo!! tudo que rola no bowl..as historias que a gente escuta dessa criançada ai... ficou foda sua matéria cara... meus parabéns gostei demais!!
Juliano Drummond · Amapá, AP 4/12/2006 19:56ps: as fotos ficaram ótimas... mais uma vez, ótima matéria.
Juliano Drummond · Amapá, AP 4/12/2006 19:58oi Bernardo: fiquei pensando se o pessoal do skate de BH não pode organizar uma escolinha para a garotada do Acaba Mundo...
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 5/12/2006 02:04valeuu juliano!! tentei explorar um pouco da tristeza daqueles meninos, que quando encontram a gente chegando com os skates, ficam com os olhos todo brilhando e pedindo para dar uma volta.
Bernardo Biagioni · Belo Horizonte, MG 5/12/2006 12:00
Hermano realmente essa é uma otima idéia. Vou conversar hoje mesmo com os amigos pra ver se isso deixa de ser um projeto e se torne algo concreto. Obrigado pela dica.
Abraços
se o Overmundo puder ajudar, estamos aqui! temos alguns contatos interessantes em BH...
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 5/12/2006 16:40
Hermano, muito boa sua ideia. Não sabe o tanto que a criançada se sente feliz de brincar um pouquinho com nossos skates. Ontém Bernardo me disse que dará um skate, eu também darei um, vamos começando por aÃ. Abraços
quem sabe não sai dali um campeão? e como moram perto, vão cuidar bem da pista
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 5/12/2006 17:28
Um mortal pra trás costuma ser a melhor resposta pra qualquer coisa. Tem a Associação Querubins que faz projetos com as crianças da Vila Acaba Mundo. Acho que a Magda Coutinho, coordenadora do associacao, seria bem receptiva a essa idéia. Seria muito bacana mesmo ver a mulecada do morro rodando de skate na JK.
(31) 3287-2831 - Associação Querubins
Endereço: Rua Correias, 700. Sion.
Fala sérgio
eu ja cheguei a visitar o querubins, o projeto la é bem bacana. As crianças passam o dia estudando, dançando e aprendendo a tocar instrumentos musicais, como tambores de latinha e tudo mais. Os professores são parte de um grupo de voluntarios que auxiliam no andamento da associação. Ta faltando apenas o enfoque no esporte, vou levar essa proposta pra eles, tenho certeza de que vão abraçar a idéia.
Grande abraço.
Oi Bernardo. Muito interessante a matéria. É legal como uma bowl tem várias finalidades para diversos individuos. Pista de skate para um, piscinas para outros. Assim como o pessoal aà em cima, seria interessante se fizessem uma escolinha no local, pois consequentemente, a pista será melhor conservada. Abraços. Ah, se quiser matérias sobre a cultura skatista, entra no meu blog: www.skatecultura.blogspot.com Estou começando agora, mas tem algumas noticias legais lá. Até mais.
Giancarlo Machado · Montes Claros, MG 6/12/2006 21:04Que interessante! Tenho um amigo skatista q adorou a matéria
Fada Milly · Boa Vista, RR 7/12/2006 12:54
Ler isso me fez lembrar inevitavelmente da musica "quando a maré encher" da banda pernambucana Eddie(n encontrei site deles!).
É como diz o velho ditado popular: "não tem um mal que não traga um bem". Espero que essa escolinha parta da idéia para a concretização logo logo, tenho certeza que muitas pessoas vão querer participar!
O Overmundo está de parabéns por ser esse veÃculo de grandes idéias e ponto de encontro tão produtivo!
Um abraço a todos!
Ler isso me fez lembrar inevitavelmente da musica "quando a maré encher" da banda pernambucana Eddie(n encontrei site deles!).
É como diz o velho ditado popular: "não tem um mal que não traga um bem". Espero que essa escolinha parta da idéia para a concretização logo logo, tenho certeza que muitas pessoas vão querer participar!
O Overmundo está de parabéns por ser esse veÃculo de grandes idéias e ponto de encontro tão produtivo!
Um abraço a todos!
ops...desculpem-me enviei duas vezes sem querer
cleo do vale · Crato, CE 7/12/2006 15:34A idéia da escolinha é ótima. Mas pela disposição da garotada nas fotos, a construção de um piscinão de verdade no parque seria muito mais interessante pra eles.
Ilhandarilha · Vitória, ES 7/12/2006 19:17
A alegria dos meninos esta em qualquer forma de divertimento. Acho que eles vivem uma realidade tão dura lá em cima no morro que quando descem para a praça querem se divertir, seja qual for a brincadeira. A idéia é propor uma escolinha para o skate, e ate mesmo para o futebol, que tem o campo quase sempre vazio.
Muito obrigado por discutirem o tema aqui no overmundo, foi muito prazeroso entrar aqui e ver tantos comentários e idéias boas.
Abraços.
ilha, como Bernardo já disse, eles querem se divertir, piscina, skate, bicicleta, qualquer coisa que seja diferente da realidade deles, se arrumam um computador bom, ficam loucos, logo aprendem tudo que podem, eles são cheios de energia por que ao contrário das pessoas que têm tudo, desde sempre, eles raramente ganham algo novo. Tanto falta para eles, de tudo, que não é raro algum skatista mais atencioso ser chamado de pai.
Juliano Drummond · Amapá, AP 9/12/2006 12:01
Gostei muito do texto!
É tão difÃcil para as prefeituras criar e gerenciar ações que ajudem as comunidades?
Muito, muito, muito bacana essa discussão e iniciativa que surgiu, tomara mesmo que dê em algo concreto, é tão difÃcil levar pra frente esses projetos... Nada de surpreendente nos garotos, afinal são só crianças, querem brincar e são criativos!!! Eu lembro de quando era criança e não tinha o que fazer na casa da minha vó, eu desmontava prendedor de madeira do varal, pregava em forma de cruz com um dos preguinhos da caixa de ferramenta do meu vô e brincava de aviãozinho... ou formava desenhos no chão com os botões da caixa de costura da minha vó... hehehehe
Eu reparei nas últimas duas fotos que parece ter um bairo de classe média-alta alà perto, pelos prédios (não conheço BH), porque não bater de porta em porta pedindo contribuições para o projeto? Aposto que essas pessoas se sensibilizariam com algo que convivem... ou tentar marcar uma reunião de condomÃnio para falar com todos do prédio juntos... sei lá, aproveitar essas pessoas que moram do lado e vêem isso todo dia, não é possÃvel que sejam indiferentes!
Abraços e boa sorte!!!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!