PLANTAÇÃO NO JARDIM DA POESIA

Koró Rocha
Poetas declamam para crianças
1
jjLeandro · Araguaína, TO
23/6/2007 · 188 · 13
 

É um projeto da Fundação Cultural do Tocantins, executado pela gerência de Literatura, que promete render muitos bons frutos. Essa é a expectativa não somente do órgão como principalmente dos poetas tocantinense participantes. O Jardim da Poesia conta também com a participação de artistas plásticos que ilustram os poemas.

A exposição foi aberta à população na quinta-feira, 21 de junho, às 16 horas, na primeira sede do governo estadual em Palmas, o Palacinho, hoje Museu Histórico do Tocantins, em evento que mobilizou toda a classe artística do estado e alunos do Colégio Madre Clélia Merloni. As poesias espalham-se pelos jardins do prédio, possibilitando contato com o visitante logo à chegada.

Segundo o gerente de Literatura da Fundação Cultural, o também poeta Osmar Casagrande, o objetivo do Jardim da Poesia “é aproximar a literatura e os autores da população. É uma nova vitrine”. E para não perder tempo na divulgação dos artistas tocantinenses, ele adianta que já nesta primeira edição, que terá a duração de um mês, também os artistas plásticos estão presentes ilustrando os poemas.

“Para o futuro, queremos colocar quinzenalmente a possibilidade de um escritor ocupar o Jardim da Poesia para falar de suas obras e personagens”, informa.

FORA DA CAPITAL

Embora a inauguração do projeto Jardim da Poesia tenha ocorrido na capital, não ficará restrito a Palmas. Ele será transformado numa exposição itinerante, percorrendo tantos municípios quantos solicitem a sua presença. Devem, portanto, as pessoas ligadas às artes e os próprios artistas solicitarem à Fundação a sua presença. Um cronograma de visita será então organizado de acordo com a precedência dos pedidos para dinamização da exposição.

Para a primeira edição foram selecionados 13 poetas e 12 artistas plásticos. Os poetas são de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. Os artistas ilustradores são todos da capital.

PARTICIPANTES

Poetas

Angélica Mendonça – Palmas
Célio Pedreira – Porto Nacional
Edson Gallo – Araguaína
Eduardo Silva de Almeida – Palmas
Fidêncio Bogo – Palmas
Gil Correia – Gurupi
Isabel Dias Neves – Palmas
jjLeandro – Araguaína
José Gomes Sobrinho – Palmas
Kaio Fábio Azevedo Diniz – Araguaína
Osmar Casagrande – Palmas
Ronaldo Teixeira – Gurupi
Zacaria Martins – Gurupi

Ilustradores (Todos de Palmas)

Antonio Netto
Cláudia Mantovani
Costandrade
Gabriel
Gero
Geovar
Lopes
Luciane de Bortoli
Marina Boaventura
Marta Magalhães
Pierre de Freitas
Ronimar




compartilhe

comentários feed

+ comentar
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

JJ, meu querido:
Sinto falta de maiores informaçõessobre a Fundação Cultura de Tocatins: é estatal e faqz as vezes de uma secretaria da Cultura, tem algum(ns) outro(s) projeto(s) legal(is) em andamento? Quantos habitantes tem Palmas? E Araguaína? Enfim, vc pode contextualizar melhor o Jardim da Pesia e o possível impacto do projeto na vida cultural de Palmas-TO?
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anbjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 20/6/2007 20:00
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
carlos magno
 

Olá amigo poeta JJLeandro,
Espero que o jardim da poesa floreça cada vez mais. Eu acho que isso é um movimento cultural muito importante não só para Tocantins como para todos nós que teremos a oportunidade de conhecer as obras dos artistas e poetas participantes deste evento que sem dúvida será maravilhoso. Meus sinceros aplausos amigo poeta. Abraços.
Carlos Magno.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 20/6/2007 20:30
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Francinne Amarante
 

VIVA! que beleza de jardim.
conte com meu apoio amigo.
parabéns, Poeta!
bj
Fran

Francinne Amarante · Brasília, DF 20/6/2007 22:09
5 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
jjLeandro
 

Obrigado amigos: Joca, Magão, Franzinha (gostou?)

Algumas informações que o Joca pediu:

Palmas, a nossa capital situa-se à margem direita do Rio Tocantins. Sua população estimada em julho de 2006 era de 220.889 habitantes. É a mais nova das cidades planejadas no Brasil para serem capitais de estado. Foi fundada em 20 de Maio de 1989, porém, foi apenas no dia 1 de Janeiro de 1990 que Palmas se tornou a capital do Tocantins, pois à época de sua fundação não haviam instalações para abrigar as repartições governamentais. Demograficamente é a menor capital do Brasil, com 220.889 habitantes. (Wikipedia)

A Fundação Cultural é um órgão governamental que incentiva a Cultura no Estado através de programas e projetos com a classe artística. Esteve por muito tempo agindo ineficientemente. Mas, recentemente, reestruturada é esperança para todos os artistas. Tem buscado trabalhar em conjunto com a categoria, ouvindo seus anseios e procurando auxiliar na vazão de seus trabalhos. Como por muito tempo a Cultura no Tocantins prescindiu de apoio governamental, a Fundação busca mapear e conhecer todos os produtores de cultura no Tocantins para desenvolver política cultural. Ainda engatinhamos nesse sentido, mas é um grande avanço com relação ao nada de antes.

Sobre Araguaína há informações que postei nos seguintes endereços no Overmundo:

http://www.overmundo.com.br/guia/a-maior-cavalgada-do-mundo-em-araguaina

http://www.overmundo.com.br/overblog/a-maravilhosa-estoria-do-sapo-taro-beque

http://www.overmundo.com.br/guia/bela-araguaina-5

http://www.overmundo.com.br/overblog/n-lira-expoe-em-araguaina-pintura

jjLeandro · Araguaína, TO 20/6/2007 22:53
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Roberta Tum
 

Leandro,
gostei da matéria e vou prestigiar mais tarde esse jardim.
Bjim

Roberta Tum · Palmas, TO 21/6/2007 08:49
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
jjLeandro
 

isso, Roberta.
Dá uma força lá, afinal somos todos do mesmo time. E como o Jardim da Poesia será constantemene renovado, quero ver as suas poesias lá. Sabia que o caminho é vc enviá-las para a FCT? Então na próxima edição, após um mês, eles selecionarão outros poetas.
abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 21/6/2007 11:32
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marluce Freire Nascasbez
 

jjLeandro,

Belíssimo trabalho, fico sempre encantada com tudo que inspira literatura( poesia então!), parabéns. Parabéns para todos os envolvidos nesse brilhate trabalho( projeto) : Plantação no jardim da poesia.



Um grande aBRAÇO, Marluce

Marluce Freire Nascasbez · Carnaíba, PE 23/6/2007 17:39
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
José
 

Olá, Leandro!
Para mim a árvore já é uma poesia... Com elas compartilho versos...
Agradecido!

José · Criciúma, SC 23/6/2007 17:44
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Clara Santos
 

JJ-
Grande idéia, parabéns por está entre os poetas do projeto. Divulgamos aqui no Balaio da Fran.
grande abraço
Clara

Clara Santos · São Paulo, SP 24/6/2007 09:57
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Cecilia de Paiva
 

uma informação que traz um pouco sobre o mais novo estado brasileiro, porque falta muito para todos terem uma noção sobre as caracteristicas e o que acontece por aí.

Cecilia de Paiva · Campo Grande, MS 25/6/2007 10:46
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querido JJ:
Acho excelente a idéia da Cecilia de querer saber mais sobre Tocantins. Desmembrado de Goiás, a gente pouco sabe sobre este processo, se foi, de alguma forma, traumático ou se resultou em uma visível melhoria para seus habitantes, se houve algum critério geo-político para tal desmembramento (ou foi só politicagem mesmo). Vc se sente tocantinense desde pequenininho, ou se considera "ex-goiano"?
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 25/6/2007 10:57
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Grato, Cecília.
abcs
.....
Joca, não me considero ex-goiano, nasci no Maranhão, sou ex-maranhense. Moro no Tocantins, quando ainda Goiás, desde 1970, portanto sinto-me integrado ao Tocantins cmpletamente. Aqui é a minha terra. Para cá vim quando essa região começou seu processo de desenvolvimento após a criação em 1958 da Belém-Brasília, no governo JK, que visava a integração norte-sul pelo transporte rodoviário, como hoje pretende a ferrovia Norte-Sul pelo meio ferroviário.
A separação não foi traumática, aconteceu no bojo da Assembléia Nacional Constituinte, em 1988 e implantação em 1989. Atendeu aos interesses de Goiás, que se via livre de uma região sem desenvolvimento, teoricamente "atrasada", e do novo estado, o Tocantins, que tinha a chance de impulsionar o próprio desenvolvimento. E para os dois estados, hoje, vê-se que o desmembramento foi salutar.

abcs

Para conhecer mais o Tocantins
portal oficial


O da capital

Informações sobre a minha cidade, Araguaína.

e mais

jjLeandro · Araguaína, TO 25/6/2007 11:55
sua opinião: subir
FILIPE MAMEDE
 

Excelente iniciativa esse Jardim... a poesia agradeçe.

Um abraço.

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 26/6/2007 10:01
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Jardim da Poesia 2 zoom
Jardim da Poesia 2
Jardim da Poesia 3 zoom
Jardim da Poesia 3
Jardim da Poesia 4 zoom
Jardim da Poesia 4

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados