Pontão Ação Cultural lança curso de restauração

Viviene Lozi
Imagens recem-restauradas no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
1
Thais Castro - Ass.Ação Cultural · Cuiabá, MT
28/5/2009 · 2 · 1
 

Por Thais J. Castro
Ass. Ação Cultural
Cuiabá - MT

O Pontão Ação Cultural em Rede lançou esta semana as inscrições para o primeiro Curso de Extensão em Restauração e Conservação de Peças de Gesso, Argila, Barro Cozido e Madeira. São 120 horas de aula divididas em cinco meses. O prazo para inscrição vai até 19 de junho. As aulas começam na última semana de julho, toda terça e quinta-feira, das 6h30 da tarde às 9h30 da noite, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, na Praça do Seminário, Centro de Cuiabá. Os interessados devem procurar o Museu de Arte Sacra ou baixar a ficha de inscrição no blog da Ação Cultural www.acaocultural.blogspot.com.

Atualmente o número de profissionais especializados nesta área em Cuiabá e Mato Grosso é pequeno. O objetivo do curso é ampliar e desenvolver os conhecimentos e habilidades nas atividades de conservação e restauração de peças diversas. Serão passadas noções acerca das diferenças entre valor histórico, emocional e decorativo, visando a qualificação teórica e prática de profissionais para atuar como assistentes. “Queremos dar uma idéia mais real do que é o restauro. Vamos mostrar como é possível recuperar peças extremamente deterioradas, mas conscientes de que não serão 100% originais novamente”, comenta a restauradora e professora Cleuza Silvério.

A grade curricular do curso será dividida em duas partes. A primeira será de restauração em peças de gesso, argila e barro cozido com a professora Cleuza Silvério, e a segunda, restauração em peças de madeira, com o professor Ariston de Souza. Com experiência há pelo menos 20 anos em restauro, para Cleuza, mesmo quando o trabalho é pouco remunerado vale à pena “ver a admiração nos olhos de pessoas simples ao receberem de volta uma peça que possui um valor simbólico inestimável pra sua comunidade”. A única taxa cobrada será de R$ 200,00 no ato da matrícula, para comprar os materiais das aulas. A ementa completa do curso está disponível em nosso blog.

O que: Curso de Extensão em Restauração e Conservação de Peças de Gesso, Argila, Barro Cozido e Madeira.
Quando: Inscrições abertas. Aulas à partir da última semana de julho: terças e quintas, das 18h30 às 21h30.
Onde: Museu de Arte Sacra de MT - Praça do Seminário, Prédio do Seminário da Conceição, 310. Dom Aquino. Cuiabá-MT.
Quanto: gratuito. Taxa de matrícula – R$ 200,00.
Informações ao público: 3613.9210 // 8415.1816
Links para baixar ficha de inscrição: www. acaocultural.blogspot.com
Fotos: http://picasaweb.google.com.br/acaoculturalnews

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ayruman
 

Grande iniciativa que muito vem a acrescentar à nossa cultura Matogrossense. Um grande abraço ao Mestre Ariston de Souza. Sucessos a todos.
Luz e Paz. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 29/5/2009 21:31
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados