Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Pontão no 2º Congresso Ibero-americano de cultura

1
Pontão Ganesha · Florianópolis, SC
27/10/2009 · 0 · 2
 

O Pontão Ganesha participou do 2º Congresso de Cultura Ibero-Americana, que aconteceu entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Com o tema “Cultura e transformação social” o evento reuniu Pontos e Pontões de Cultura de todo o país, além de autoridades da área da cultura de 22 países da América Latina e Península Ibérica. Também estavam presentes os ministro da cultura do Brasil, Paraguai, Espanha, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia e Venezuela.

O objetivo do encontro foi de promover o intercâmbio de conceitos e práticas que possam contribuir para o fortalecimento de políticas públicas na área da cultura que desemboquem no desenvolvimento econômico e social desses países.

A experiência brasileira do Cultura Viva foi vista como exemplo de política pública por representantes dos governos que participavam do congresso. Apesar dos elogios ao programa, o ministro da cultura do Brasil, Juca Ferreira, disse que ainda não há garantias que as ações se tornem políticas efetivas por conta das trocas de governo: “Existe uma descontinuidade no ministério mas o estado brasileiro está amadurecendo”, explica. Em contrapartida, o ministro comemora a conquista do Plano Nacional de Cultura (PNC): “Independente de governo, o Plano vai dar estabilidade à cultura no país”, ressalta.


Para Sérgio Mamberti (foto dir), da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, afirma que toda a pauta parlamentar está voltada para a consolidação dos Pontos de Cultura e Ação Griô: “Existe no ministério uma política de institucionalização do processo cultural para transformar as ações do Cultura Viva em políticas públicas. Essa é uma realidade que não pode mais ser ignorada”, completa.

Edson Santos, ministro da igualdade racial, acredita que o papel do governo é estimular a sociedade civil a se organizar e se mobilizar pelos objetivos de cada segmento. Para acabar com a desigualdade racial, o ministro conta que tem conversado com lideranças do movimento negro para que eles continuem na luta por direitos iguais, especialmente na questão religiosa: “No caso da televisão, o espaço de comunicação é do poder público, é uma concessão e deve ser facultadaa todas as correntes religiosas. Por que não há canais que expressem ideais das concepções da matriz africana? É preciso fixar espaços para essas correntes religiosas tão perseguidas”, finaliza.

Por: Juliana Bassetti - jornalista do Pontão Ganesha

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Viktor Chagas
 

Opa, Pessoal do Pontão Ganesha,

Bacana vê-los por aqui! Eu conheci o Thiago Skárnio na Conferência Livre de Comunicação para Cultura, em Pernambuco. Falamos sobre o projeto do Ganesha de oficinas de jornalismo cidadão e o projeto do Overmundo de oficinas de internet colaborativa. :)

Bacana vocês trazerem para o Overmundo essa discussão sobre políticas públicas no setor da Cultura. É um debate realmente fundamental e que rendia poucas colaborações até a entrada de vocês. Tomara que a participação renda frutos e o debate cresça!

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 28/10/2009 17:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Thiago Skárnio
 

Olá Viktor! Vamos articular muitas ações em conjunto ainda, entre o Overmundo, Pontão Ganesha e Cultura Digital. Todo o conteúdo do Ganesha vai começar a ser publicado aqui também.

Thiago Skárnio · Florianópolis, SC 4/11/2009 23:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados