Um problema que muitos Webdesigners freelancers encontram ao vender seus serviços para pequenas empresas é a montagem de preço. Muitas vezes esse perfil de cliente quer muita coisa e pagar um preço muito pequeno, o que inviabiliza, em muitas ocasiões, a realização do negócio.
Um desses casos é a manutenção do site. A atualização constante do conteúdo, direto no código é trabalhosa e toma muito tempo do designer, que tem razão de cobrar por isso. Mas o cliente, que também tem razão, se nega a pagar uma pequena fortuna mensal para atualizações simples de texto.
A solução normalmente encontrada é instalar um CMS (gerenciador de conteúdo) ou chamar um programador parceiro para construir um administrador do site. Essa solução é boa mas ou encarece o preço do site ou faz o designer ter que dividir o pouco dinheiro ganho com o seu parceiro.
O PontoMat (www.pontomat.com.br) se propõe a ser essa mão-na-roda para o designer, permitindo que ele transforme o site estático dele em um projeto dinãmico que pode ter seus textos controlados remotamente de uma forma muito fácil. E melhor: É gratuito!
O PontoMat funciona assim: O Designer entra no site, cria uma conta e já sai criando seus textos. Ali é gerado um código (O Texto Pontomat: .MAT)que ele vai inserir no HTML dele e voilá: esse texto passa a ser dinâmico no seu site estático, que pode ser puro HTML.
Para atualizar o seu texto, basta entrar em sua conta no PontoMat e editar ali mesmo. O seu texto dinâmico será atualizado em todos os lugares onde você colou o seu 'Texto .MAT'.
Assim, o site do PontoMat passa a ser o administrador do conteúdo de texto do seu site, sem custo adicional nenhum e facilitando a gestão do conteúdo do site dos seus clientes.
É isso aí, o PontoMat pode ser a solução para garantir um troquinho a mais nos seus freelas e viabilizar aos designers venderem (ou criar seus próprios sites) dinãmicos tendo apenas o trabalho de criar um site estático.
Boa idéia, Sérgio! Acho que esse tal de PontoMat seria interessante para administrar propaganda em pequenos sites também. Melhor do que ter trabalho com aqueles sistemas esquisitos de administração de banners e coisas assim.
Romulo Marques · Rio de Janeiro, RJ 18/10/2007 11:56
Muito bem bolado!
Uma mão na roda mesmo.
Assim como o Romulo disse, para propaganda de pequenos sites é perfeito.
Os freelas agradecem. rs
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!