Pela primeira vez em Alagoas, o evento terá 11 shows nas duas cidades durante as prévias de carnaval
“União é forçaâ€. Durante muitos anos esse slogan foi repetido em inúmeras reuniões de músicos e produtores da cena de música independente em Maceió, na tentativa de organizar o setor no estado. Apesar de algumas iniciativas e tentativas interessantes, a coisa ficou mais no slogan mesmo, com pouca ação prática. Houve claro, raras exceções, como a banda 70º Blight, que produziu três edições do Festival Acendedor de Lampiões, promovendo intercambio com bandas de outros estados e regiões, nos já distantes anos 90.
Lá pela metade dos anos 00, uma turma que reunia bandas e produtores iniciantes de Arapiraca e Maceió surgiu para fazer valer o slogan e partir para a prática. Inicialmente idealizado como um selo, o coletivo Popfuzz realizará em 2010 a 6a edição do Festival Maionese, que acontece todos os anos no mês de maio em Maceió, produzido na raça de forma coletiva e colaborativa pelos integrantes do grupo. Eles ocuparam espaços importantes nas duas cidades, e claro, na internet, revelando bandas como Neon Night Riders, Super Amarelo, My MIDI Valentine, entre outras.
Todo esse movimento despertou a atenção de músicos, produtores e jornalistas locais. O coletivo elegeu um delegado para as assembléias setoriais de música e também passaram a integrar o Circuito Fora do Eixo. Sobre esta parceria, com a palavra CaÃque Guimarães, integrante do Popfuzz, “as conversas começaram pessoalmente durante o Festival Mundo, em João Pessoa, o perfil do Popfuzz era muito próximo ao dos outros coletivos do Circuito Fora do Eixo. As reuniões tiveram continuidade durante a Feira Música Brasil em dezembro e foram estabelecidas algumas metas, como a realização do evento Grito Rock em Arapiraca e Maceió".
A parceria firmada já rendeu bons frutos, com a passagem por Maceió da Turnê Fora do Eixo Nordeste, em 13/12/09, que trouxe para a cidade os shows das bandas Burro Morto (PB), Porcas Borboletas (MG) e Macaco Bong (MT).
05/06 Grito Rock Maceió – Jaraguá Folia
Dentro das prévias carnavalescas do Jaraguá Folia, o Grito Rock Maceió 2010 apresentará uma diversidade de sons no palco montado na Praça MacÃlio Dias, no bairro histórico da capital alagoana. Na programação, diretamente de Arapiraca, a banda Gato Negro e o experimentalismo eletro-acústico-minimalista da dupla My MIDI Valentine. Do Rio Grande do Norte vem o rockão pesado e bem feito do Pumping Engines, além da surf music do Sex on The Beach, de Campina Grande, e os acreanos do Caldo de Piaba. As bandas locais Dad Fucked and the Mad Skunks e Coisa Linda Sound System completam a programação.
06/02 Grito Rock Arapiraca – Parque Ceci Cunha
O evento abre espaço para as bandas da cena rock de Arapiraca, com os grupos Sra. Rita e Sub Produto do Rock. Da capital, se apresentarão no parque Ceci Cunha as bandas Baztian e Cross the Breeze. As atrações de outros estados que tocam no Grito Rock Maceió 2010 também se apresentam na edição arapiraquense.
As bandas alagoanas Baztian e My MIDI Valentine tocam também no Grito Rock Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, no dia 04/02. E o Coisa Linda Sound System se apresenta em 06/02 no Grito Rock Recife 2010.
Publicado originalmente no Blog Da Vida e do Mundo.
SERVIÇO
O quê: Festival Grito Rock Alagoas
Onde e quando: No dia 05 de fevereiro em Maceió, na praça MarcÃlio Dias, à s 17h, e no dia 06 de fevereiro em Arapiraca, no Parque Ceci Cunha, à s 18h
Entrada franca
Informações: (82) 9925 9684 e www.popfuzz.com.br
O Festival Grito Rock acontece em mais de 70 cidades durante o perÃodo carnavalesco. É uma realização da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), em parceria com o Circuito Fora do Eixo, Casas Associadas e Brasil Música & Artes. O evento é o mais abrangente festival integrado da América Latina. Além de diversas cidades brasileiras, Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santa Cruz de La Sierra (BolÃvia) estão no roteiro.
Opa! Mudança de última hora da prefeitura de Arapiraca. O Grito Rock vai acontecer na mesma data e horário no LAGO DA PERUCABA, e não no Parque Ceci Cunha, como divulgado antes.
Marcelo Cabral · Maceió, AL 1/2/2010 13:04
Poxa, Marcelo. Acredito que é assim, mesmo, na raça, que se consegue trazer à tona a produção dos locais fora dos eixos usuais. Eu sei, pois vivi muitos anos do ES.
De qualquer forma, é bom que se tenham espaços para reperticur isso, como aqui.
Oi Anderson! É bem isso mesmo, fazer fazendo.
Valeu. Abraço.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!