Após uma partida de sinuca com meus amigos, resolvi pensar a seguinte questão: por qual motivo eu estou aqui? Será que é pela competição? Ou será que é pelo prazer? Ou então quem sabe, para passar o tempo?
Quando jogamos sinuca (ou bilhar), nem sempre pensamos em competir. O que nos motiva a gostar desse simples jogo é a sociabilização ocorrida ao redor das mesas. Entre uma tacada e outra, conversamos com os amigos, contamos piadas, falamos besteiras. A sinuca é um "jogo da vida social", um momento lúdico e de prazer, que é distinto da nossa vida social. Esquecemos os problemas, o trabalho, a faculdade, as adversidades da vida. Buscamos um encantamento do mundo por meio de uma prática esportiva.
E a competição fica pra segundo plano. Contudo, apesar do jogo ser um jogador contra o outro, essa "rivalidade" propicia a chamada relação jocosa entre os participantes. A sociabilidade que ocorre, pode derivar formas agressivas de interação, ou seja, a chamada "zoação" ou "zombaria". Este tipo de interação, o antropológo Radcliffe-Brown (1989) denominou de relações jocosas. Com esta jocosidade, um participante zomba do outro em certos momentos do jogo, porém, sem haver um clima de hostilidade. Todos levam estas brincadeiras na esportiva.
Após um dia cansativo de trabalho ou de estudo, nada melhor que entrar em um bar, pedir uma cerveja e algumas fichas de sinuca, e esquecer o "mundo lá fora".
E em caso de lambreta, tem q passar por baixo da mesa!
Leonardo André · São Paulo, SP 7/12/2006 14:47Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!