Prêmio do Iphan para a ação "BrasiliAthos"

1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
27/7/2009 · 2 · 1
 

Ação desenvolvida no Distrito Federal é contemplada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Iphan, na categoria Educação Patrimonial

Criado e idealizado pela Tríade - Patrimônio Turismo Educação, o projeto Circuito Educativo BrasiliAthos, recebe, neste ano de 2009, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculado ao Ministério da Cultura, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Prêmio oferecido em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

O Prêmio, criado em 1987, é atribuído a uma única ação representativa por categoria, sete no total, e é constituído de um troféu, um certificado e R$ 20.000,00 (vinte mil reais). A cerimônia de entrega das premiações acontecerá no dia 14 de outubro de 2009, às 20h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília.

O projeto Circuito Educativo BrasiliAthos surgiu em 2002, quando a Tríade - Patrimônio Turismo Educação, sediada em Brasília, elaborou o Programa Sociocultural BrasiliAthos, programa com três linhas de ações: Turismo Cultural; Salvaguarda das obras de Athos Bulcão; e Educação Patrimonial, tendo como foco e fio condutor as obras do artista plástico Athos Bulcão.

O Circuito Educativo BrasiliAthos, ação de Educação Patrimonial dentro do Programa Sociocultural BrasiliAthos, surgiu com o propósito de promover atividades educacionais e artísticas para estudantes e professores do ensino fundamental da rede pública (4º e 5º anos), de regiões pouco assistidas do Distrito Federal, contribuindo para a formação sociocultural de crianças que tem pouco acesso à arte e à cultura, estimulando seu poder criativo e dando espaço para a vazão de suas criações, bem como de uma consciência cidadã em prol da salvaguarda do patrimônio, enaltecendo Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Queremos, também, divulgar a grandiosidade da presença de Athos em Brasília. Mais do que um artista, ele foi um mestre por sua generosidade e pela capacidade de inovar, de brincar com suas ferramentas e idéias, de experimentar técnicas e materiais sempre chegando a obras ao mesmo tempo simples e bastante sofisticadas.” Acrescenta Lana Guimarães, uma das idealizadoras do projeto e do programa.

As características do trabalho de Athos Bulcão, que faz uso de formas geométricas simples resultando em muitas composições representadas nos painéis de azulejos, estimularam Lana Guimarães, Patrícia Herzog e Tatiana Petra, idealizadoras do Circuito, a destacar no projeto os valores da simplicidade, da observação e da comunicação.

O Programa Sociocultural BrasiliAthos foi apresentado a Athos Bulcão em 2001, quando ainda estava sendo esboçado, e seu apoio e apreço à Tríade - Patrimônio Turismo Educação e ao formato do Programa foi de grande valia para a sua execução e desenvolvimento.

Sempre com o importante apoio da Fundação Athos Bulcão, o Circuito foi posto em prática pela primeira vez em 2005 quando um projeto piloto, patrocinado pelos Correios, atendeu três escolas do DF. Em 2009, após ser contemplado com a abertura de uma nova linha de patrocínio - Educação para as Artes - do Programa Petrobras Cultural/2008, atual mantenedora majoritária do projeto, o Circuito Educativos BrasiliAthos passa a atender 30 escolas (120 turmas). 1.530 alunos da rede pública de ensino do DF foram beneficiados até junho deste ano e, até dezembro, 3.500 crianças terão participado do Circuito.

O Circuito Educativos BrasiliAthos tem 32 profissionais como colaboradores diretos e indiretos, exercendo funções de coordenação geral, coordenação de arte-educação, produção, assistente geral, administração financeira, mediadores, fotógrafo, designers gráficos, web designers e assessor de comunicação.


O Circuito Educativos BrasiliAthos

Voltado para crianças da 3ª série (4º ano), e da 4ª série (5º ano) do ensino fundamental da rede pública do DF, o Circuito Educativo BrasiliAthos proporciona aos alunos uma série de atividades realizadas em três dias consecutivos por turma, sendo:

1º dia: Oficina de Sensibilização – Atividades em sala de aula para introduzir os temas Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade e a obra do artista plástico Athos Bulcão, e preparar alunos e professores para a Aula-Passeio. Para isso, um almanaque de arte-educação Na Trilha dos Azulejos – um passeio por Brasília pelas obras de Athos Bulcão a cada um dos alunos e um encarte Guia do Mestre, para cada um dos professores.

2º dia: Aula Passeio – Visitas guiadas entre a arte pública de Athos Bulcão por obras especialmente selecionadas para contato direto com o espaço, um exercício do olhar crítico e interpretação do patrimônio. Cada turma visita três obras do artista, que podem ser:
• Instituto de Artes da UnB – IdA;
• Escola Classe 407 Norte;
• Catedral - Nave e Batistério;
• Torre de TV - Museu de Gemas;
• Parque da Cidade;
• Escola Classe 316 Sul;
• Hospital Sarah - Muro escultório, apreciado da área externa; e
• TNCS - Foyers da Villa-Lobos e da Martins Penna.
´
3º dia: Oficina Criativa – Criação de trabalhos artísticos pelos alunos, imbuídos da experiência vivenciada na Aula Passeio, por meio do manuseio de materiais diversos aliados aos conceitos e métodos utilizados por Athos Bulcão, sendo este, mais um instrumento de estímulo e formação do potencial artístico de alunos e professores.

Escolas participantes no 1º semestre de 2009:
1. EC 106 Norte;
2. EC 407 Norte;
3. EC 05 do Núcleo Bandeirante;
4. EC Rural Brochado da Rocha – Sobradinho;
5. EC Rural Boa Vista – Sobradinho;
6. EC 64 da Ceilândia;
7. EC Setor P Norte Rural Ceilândia;
8. EC INCRA 09 – Brazlândia;
9. EC INCRA 08 – Brazlândia;
10. CAIC Santa Maria;
11. EC Ponte Alta Norte Gama;
12. CEF Ponte Alta do Baixo Gama;
13. EC 5 do Cruzeiro;
14. EC Aguilhada - São Sebastião;
15. EC São Bartolomeu - São Sebastião; e
16. EC 2 do Guará.
Escolas Selecionadas para o 2º semestre
1. EC 403 Norte
2. EC 08 Taguatinga
3. EC 03 Guará
4. CEF 01 Vila Planalto
5. EC 108 Sul
6. EC 16 Ceilândia
7. EC Jardim Botânico
8. EC 01 SHI Sul
9. EC 08 Brazlândia
10. EC 03 Planaltina
11. EC 308 Sul
12. EC 411 Norte
13. EC 41 Taguatinga
14. CEF 104 Recanto das Emas
15. EC 18 Ceilândia

O Programa Educativo BrasiliAthos tem patrocínio do Programa Petrobras Cultural e do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, e é uma grandiosa oportunidade para que crianças e professores tenham acesso ao legado histórico, artístico e patrimonial de Brasília.

Tríade Patrimônio Turismo Educação
61 3272.3780 / 3274.3971
www.triadepatrimonio.com.br
Lana Guimarães + 55 61 9975.2632
Patrícia Herzog + 55 61 8405 7705
Tatiana Petra + 55 61 8195.0065

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ayruman
 

Muito bom...
Abraços e Paz na Terra.

ayruman · Cuiabá, MT 28/7/2009 11:48
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados