Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Pretérito do Presente - Projeções

Keyla Sobral
Uma das intervenções do projeto pretérito do presente
1
Roberta Carvalho · Belém, PA
1/12/2006 · 70 · 3
 

Acontece esta semana, de 27 a 30 de novembro, a série de intervenções urbanas da artista visual Roberta Carvalho. O trabalho é resultado da Bolsa pesquisa do Instituto de Artes do Pará. Em um projeto inovador para a cidade, a artista vai fazer ações de projeção de curta duração nas fachadas de alguns pontos estratégicos da Cidade Velha. O projeto, cujo o título é Pretérito do Presente, tem por objetivo criar uma poética, ou simplesmente desvendar o pretérito que ainda permanece no Presente. Para isso, foram retiradas matrizes de dentro da própria cidade, que serão a matéria-prima das projeções. É uma proposta ampla de trabalho (fotografia/história/intervenção/arte pública), que busca através da construção de imagens a memória da cidade em seus traços que restam.

O trabalho foi divido em 4 dias seguidos de ações. No dia 27, às 19hs, acontece a ação “colors” e “Fragmentos”, na Ladeira ao lado do forte do Castelo, na 1ª rua de Belém. Neste dia luzes coloridas surgirão de uma casa e ao lado haverá projeções de fragmentos de um cidade antiga que a nova urbanidade esconde. Na terça-feira, dia 28 às 19hs, na Joaquim Távora próximo a Praça do Carmo acontecerá a ação “trancas”, uma projeção em uma casa em estado de abandono com uma série de imagens que se referem ao estado fechado e abandonado de algumas casas históricas de Belém. Na quarta às 21hs e quinta-feira às 20hs é a hora do Prédio do Bechara Mattar. Neste dia, a artista fará projeções no alto do prédio de antigas paisagens da Belém antiga, apropriando-se de fotos e cartões postais de Belém.
Além disso, o público poderá conferir o registro de todo este trabalho, na noite do dia 8 de dezembro, no IAP, ocasião do lançamento do dvd “Pretérito do Presente”, dentro da mostra Arte Final.
Roberta Carvalho, 26, é artista visual e designer gráfica. Produz fotografia, vídeo-arte, intervenções urbanas, web-art e trabalhos com novas mídias. Principais exposições e prêmios: Fronteiras Entrecruzadas, 2006: Alex Flemming, Keyla Sobral e Roberta Carvalho. Espaço Cultural Casa das 11 Janelas – Laboratório das Artes. 2º Grande Prêmio do Salão Arte Pará 2005, Menção honrosa no Salão Unama de Pequenos Formatos 2006, 2º Prêmio do Salão Universidarte (Belém), Bolsista de Pesquisa, Criação e Experimentação 2006 do Instituto de Artes do Pará com o projeto Pretérito do Presente. Traços e Transições Revisitadas no Espaço Valdir Sarubi na Casa das 11 Janelas, Itinerários arte pública – arte nas traseiras dos ônibus - 2005 e 2006, Web Project www.projetoilha.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Juliano Drummond
 

Ahhh que ótima ideia! Pena que hoje já é dia 30 e que não moro em Belém. O título projeções me chamou muito a atenção, a cada dia novas formas de expressão. Muito bom
Abraço

Juliano Drummond · Amapá, AP 30/11/2006 08:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
algaranhar
 

projetar a saudade de algo que não presenceamos
perfeito!
bjos

algaranhar · Belém, PA 30/11/2006 23:16
sua opinião: subir
Ana Bethânia Costa
 

Maravilha! A arte é o pulsar da criação, o ser anímico que preenche de Belo a vida.
Parabéns! O tema fala por si.
Queria ter estado em Belém para namorar tua criação.
Beijos.
Beta - Alenquer-Pará

Ana Bethânia Costa · Alenquer, PA 6/12/2006 13:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados