Projeto Binômios chega a Ribeirão Preto

1
Verbo Nostro · Ribeirão Preto, SP
25/3/2014 · 0 · 0
 

Projeto Binômios chega a Ribeirão Preto
e estimula debate sobre arte

Idealizado pelo 3C – Centro de Criação Contemporânea, o projeto acontecerá no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto – Pedro Manuel Gismondi durante os dias 8, 9 e 10 de abril, a partir das 17h. As entradas são gratuitas e as vagas limitadas. Inscrições serão aceitas até 04 de abril


Ribeirão Preto, 25 de março de 2014 – O 3C (Centro de Criação Contemporânea) e o Marp - Museu de Arte de Ribeirão Preto – Pedro Manuel Gismondi – promovem de 8 a 10 de abril, a partir das 17h, o Projeto Binômios. Contemplado pela 10ª Rede Nacional Funarte de Artes Visuais, o projeto é organizado pelo critico de arte, pesquisador e curador, Josué Mattos, com apoio de uma equipe de críticos de arte e curadores. As entradas são gratuitas e as vagas são limitadas.

A proposta prevê, a cada encontro, discussões em formato de entrevistas, ou seja, cada crítico/curador entrevistará dois artistas por módulo, daí o nome Binômios. “As ações do Binômios favorecem a prática dialógica sob o formato de entrevistas realizadas por pesquisadores (ao todo cinco críticos de arte e curadores) com artistas de diferentes gerações”, explica o curador Josué Mattos.

Durante toda programação, os encontros terão como foco de discussão os procedimentos de trabalho dos artistas entrevistados, seus percursos, especificidades de cenas locais e regionais, entraves e embates com a historiografia da arte, concentrando-se particularmente em adentrar em linguagens poéticas desenvolvidas ao longo de suas trajetórias. “Esse exercício permitirá a documentação do tempo presente e favorecerá o debate em torno de práticas artísticas, como a performance, a pintura, o desenho, a fotografia, a colagem, a instalação e o vídeo”, comenta Mattos.

Também haverá uma reflexão sobre o modo como cada artista constrói irrupções em cada categoria, criando intersecções com outras linguagens. Para a organização do evento, essa vertente da discussão visa fomentar um meio legítimo para o público se aproximar dos centros de interesse de cada artista e de um conjunto significativo da arte contemporânea produzida em diferentes regiões do país.

O debate será mediado pelos críticos: Ana Maria Maia, Jacopo Crivelli Visconti, Josué Mattos, Marcelo Campos e Marília Panitz. Cada um deles entrevistará dois dos artistas a seguir: Caetano Dias, Eduardo Berliner, Efrain Almeida, Elida Tessler, Gê Orthof, Jonathas de Andrade, José Rufino, Leda Catunda, Regina Parra e Thiago Martins de Mello. (Veja a biografia completa de cada participante no arquivo anexo).

Para participar dos debates em Ribeirão Preto, os interessados devem se inscrever pelo e-mail binomios@3c.art.br, até o dia 30/03, enviando no corpo do e-mail os seus dados gerais, como nome, profissão, telefone e e-mail. As vagas são limitadas.

Sobre o Projeto
O Projeto Binômios possui uma revista com publicações hospedadas no site do 3C (www.3c.art.br) e já teve colaboração de artistas como Katia Maciel, Bruno Vilela, Sofia Borges, Paulo Nazareth, Pedro Motta, Pablo Lobato, Lourival Cuquinha, Vítor Mizael e Cláudio Bueno. Eles foram entrevistados pelos críticos e curadores: Carolina Soares, Paula Braga, Thais Rivitti, Jacopo Crivelli Visconti, Hélio Nunes, Eder Chiodetto, Kamilla Nunes, Priscila Arantes e Mario Gioia.

Programação em Ribeirão Preto
Entre os dias 8 e 10 de abril, o debate envolverá entrevistas com dois artistas mediadas por cada crítico/curador: Jonathas de Andrade e Regina Parra por Ana Maria Maia; Eduardo Berliner e Thiago Martins de Melo por Josué Mattos; Elida Tessler e Gê Orthof por Maríia Panitz; Leda Catunda e Caetano Dias por Jacopo Crivelli Visconti; e Efrain Almeida e José Rufino por Marcelo Campos. Confira abaixo as datas e horários de cada entrevista:

08/04/2014
17h - Apresentação do projeto e dos participantes
17h30 – Apresentação de Jonathas de Andrade e Ana Maria Maia
18h30 – Apresentação de Elida Tessler e Maríia Panitz
19h20 – Apresentação de Gê Orthof e Maríia Panitz

09/04/2014
17h - Apresentação de Leda Catunda e Jacopo Crivelli Visconti;
18h20 - Apresentação de Caetano Dias e Jacopo Crivelli Visconti;
19h20 - Apresentação de Regina Parra e Ana Maria Maia;
20h20 - Apresentação de Eduardo Berliner e Josué Mattos;

10/04/2014
17h - Apresentação de Efrain Almeida e Marcelo Campos;
18h20 - Apresentação de Thiago Martins de Mello e Josué Mattos;
19h20 - Apresentação de José Rufino e Marcelo Campos.

Serviço:

Projeto Binômios

Artistas participantes:
Ana Maria Maia, Caetano Dias, Eduardo Berliner, Efrain Almeida, Elida Tessler, Gê Orthof, Jacopo Crivelli Visconti, Jonathas de Andrade, José Rufino, Josué Mattos, Leda Catunda, Marcelo Campos, Marília Panitz, Regina Parra e Thiago Martins de Mello.

Organização
Josué Mattos

Quando: 8, 9 e 10 de abril, a partir das 17h.
Onde: MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto. R. Barão do Amazonas, 323 | Centro | Ribeirão Preto/SP
Entrada: gratuita

Informações para Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada
Telefones: (16) 3632 6202 / 3610 8659
Jornalistas responsáveis: Luciana Grili (16) 99152 2707|Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 e Andréa Berzotti (16) 99138 6185

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados