Projeto leva cinema de graça a populações carentes

1
M. Cintrão · Campo Grande, MS
30/7/2007 · 103 · 5
 

Começa no próximo dia 03 de agosto, pela cidade paulista de Pindamonhangaba, a maratona de exibições do Cine Tela Brasil em cidades que margeiam a via Dutra (Rio-SP). Ao todo, serão visitadas 14 cidades e realizadas 164 sessões gratuitas de cinema, sendo metade delas destinadas a crianças. A previsão é que mais de 35 mil pessoas sejam abrangidas por esta ação, a maioria delas nunca foi a um cinema formal.

Criado e produzido pelos cineastas Laís Bodanzky e Luís Bolognesi (autores e “Bicho de Sete Cabeças”), o projeto Cine Tela Brasil é patrocinado pela NovaDutra, por meio do Programa CCR Cultura nas Estradas, com apoio da Lei Rouanet.

O projeto visitará as cidades de Barra Mansa (RJ), Belford Roxo (RJ), Caçapava (SP), Cruzeiro (SP), Guaratinguetá (SP), Jacareí (SP), Nova Iguaçu (RJ), Pindamonhangaba (SP), Piraí (RJ), Queimados (RJ), São João de Meriti (RJ), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP) e Volta Redonda (RJ).

Originário do Cine Mambembe, que no final da década de 90 promovia exibições em escolas, centros comunitários e praças públicas para populações pobres, o Cine Tela Brasil realiza sua segunda edição em 2007. Entre junho de 2005 e abril de 2006, os cineastas já haviam rodado cidades lindeiras da Dutra com sua tenda itinerante.

Dentro de um caminhão

O Cine Tela Brasil consiste em uma grande tenda de 13m x 15m, onde são instaladas 225 cadeiras, equipamento profissional de projeção 35mm (cinemascope), tela de 7m x 3m, som stereo surround e ar condicionado. Toda a estrutura é montada e desmontada a cada visita, sendo transportada por um caminhão próprio, que durante as sessões transforma-se em sala de projeção.

As sessões têm duração média de uma hora e 30 minutos, sempre com a exibição de um filme brasileiro de longa-metragem. O projeto promove quatro sessões diárias de cinema. Duas delas são dedicadas às crianças, às 14h00 e 15h30, com a exibição de “Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo”. Às 18h30, o objetivo é atender ao público jovem, com o filme “O Casamento de Louise” e às 20h30 é a vez do filme “Se Eu Fosse Você”. A entrada é gratuita e os ingressos são retirados com antecedência no local.

Por que na Dutra?
Segundo estudos realizados pelo Sistema CCR, holding controladora da NovaDutra, 69% das cidades servidas pelas estradas do Sistema não possuem salas de cinema (excluindo-se as capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba). A Via Dutra é um dos 10 trechos rodoviários visitados pelo projeto.

“Levando o Cine Tela Brasil a essas cidades, a NovaDutra e o Sistema CCR estão contribuindo para oferecer oportunidades de lazer de qualidade às populações menos favorecidas”, destaca Maurício Negrão, Diretor-Presidente da NovaDutra.

Além da NovaDutra, são abrangidas pela ação a AutoBAn (Sistema Anhangüera-Bandeirantes), ViaOeste (Sistema Raposo Tavares – Castello Branco), Ponte S. A. (Ponte Rio-Niterói), ViaLagos (rodovia dos Lagos, RJ) e RodoNorte (BR-277 e BR-376, ligando Curitiba no Norte do Paraná; PR-151, entre Ponta Grossa e Jaguariaíva, e BR-373 – entre Ponta Grossa e o Trevo do Caetano).

outras informações: www.cinetelabrasil.com.br



compartilhe

comentários feed

+ comentar
Ilhandarilha
 

Coloca uns links ai pra gente saber mais do projeto. Muito legal o trabalho da Lais e do Luiz. Bom ver eles por aqui.

Ilhandarilha · Vitória, ES 26/7/2007 23:25
sua opinião: subir
M. Cintrão
 

Oi, Ilhandarilha!
Sou meio novato aqui e acabei não comentando seu post. Prometo conseguir mais informações sobre o trabalho da Laís e do Luiz. Vão três links: www.cinetelbrasil.com.br; www.bichodesetecabecas.com.br e http://www.mnemocine.com.br/cinemambembe/index.htm

M. Cintrão · Campo Grande, MS 30/7/2007 13:54
sua opinião: subir
fubas
 

queria entender como vcs fazem para conseguir direitos autorais?
Abraços e parabéns pela inicativa!

fubas · Monte Azul, MG 10/8/2007 01:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
M. Cintrão
 

Fubas,
Vou buscara resposta com os produtores e já lhe informo.
Abraço,
Maurício

M. Cintrão · Campo Grande, MS 10/8/2007 09:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
M. Cintrão
 

Fubas, o pessoal da Buriti Filmes, que produz o Cine Tela Brasil, informou que as cópias dos filmes utilizadas nas exibições do projeto são alugadas diretamente na Distribuidora, que detém os direitos de exibição dos filmes e é responsável pelo repasse aos autores.
No caso das trilhas sonoras, a Buriti paga as taxas legais determinadas pelo ECAD que se encarrega de repassar aos autores das músicas de cada filme.

M. Cintrão · Campo Grande, MS 10/8/2007 13:07
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Aceitação do público é grande e as sessões muito concorridas zoom
Aceitação do público é grande e as sessões muito concorridas
Tenda tem capacidade para 225 pessoas sentadas, som estéreo e cinemascope zoom
Tenda tem capacidade para 225 pessoas sentadas, som estéreo e cinemascope
Laís Bodanzky grava imagens de crianças entrando na tenda zoom
Laís Bodanzky grava imagens de crianças entrando na tenda
Luiz Bolognesi e Laís Bodansky no interior da tenda zoom
Luiz Bolognesi e Laís Bodansky no interior da tenda

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados