PROJETO “RAÍZES” ATUA EM MINAS GERAIS

1
Mayra Lopes · Belo Horizonte, MG
12/1/2012 · 13 · 1
 

O Projeto Raízes existe desde 2002 e tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento de grupos e entidades ligados à cultura tradicional e a produção artística em Minas Gerais. Os idealizadores acreditam que as diversas experiências geradas pela arte contribuem para o desenvolvimento humano e social em suas cidades e regiões, estimulando o vínculo da população com os lugares onde vivem.
O Raízes é idealizado pela “Planeta Cultura e Sustentabilidade”, conta com o patrocínio da “V & M do BRASIL”, e na fase atual, trabalha nas cidades: Várzea da Palma, Lassance, Bocaiuva, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Brumadinho e Belo Horizonte. Além destas, mais de 20 outras cidades já foram contempladas pelo projeto.
Nessas pequenas cidades foram encontradas manifestações culturais seculares e que podem se perder. Entre elas, grupos de Folia de Reis, tradição passada de pais para filhos; Terno de Catopés, uma manifestação folclórica de influência africana, que perdura em Minas por mais de 160 anos; Contação de histórias, com contos e experiências que muitas vezes não estão nos livros; além de talentosos grupos de coral, teatro, bandas e percussão e tambor.
Ricardo Araújo, coordenador do projeto Raízes, acredita que a cultura tem importante papel na formação e identidade de uma população: “a arte é um instrumento de valorização e promoção da nossa cultura. Através dela conseguimos formar seres humanos com olhares mais sensíveis para a sua comunidade, tornando-o não só um espectador, mas também protagonista de sua história”, disse.

Dinâmica do projeto
Em agosto de 2011, a gestão do Raízes visitou as cidades, a fim de integrar pessoas, grupos artísticos e entidades do setor cultural educacional, empresarial e social. Esse trabalho de mobilização é realizado para promover um diálogo e soluções para demandas comuns dos ativos culturais. Em cada cidade, foram identificados três ativos culturais que, desde então, recebem consultoria direta focando o seu desenvolvimento nas áreas em que mais necessitam, sob o olhar dos consultores técnicos do projeto.
No final do ano passado, aconteceram mostras culturais do projeto Raízes em cada um dos municípios trabalhados. Além das apresentações dos grupos da própria cidade, houve um intercâmbio cultural e os artistas se apresentam também nas outras localidades contempladas pelo projeto.
A partir de agora, e após uma análise das apresentações realizadas, os consultores do projeto voltam às cidades para continuar a consultoria, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento desses grupos e entidades e preservação de sua memória.

Sobre a Planeta Cultura e Sustentabilidade
A Planeta Cultura e Sustentabilidade atua há 13 anos na consultoria, no desenvolvimento e na gestão de programas de relacionamento entre empresas e comunidades. O binômio "Cultura e Sustentabilidade" está presente no contexto dos programas, pois é parte indissociável de sua experiência profissional. Para a empresa, investir na Cultura é promover a sustentabilidade, por isso seus programas abordam a cultura de forma multidisciplinar, onde aspectos econômicos, sociais e ambientais interagem criando oportunidades para promover mudanças, além de fortalecer relacionamentos entre empresas investidoras e suas comunidades-alvo. Algumas linhas de atuação e de serviços se consolidaram através de práticas de sucesso e são matrizes de atuação da empresa: “empreendedorismo e território”, “identidade e acessibilidade” e “educação e sustentabilidade”.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Associação Histórico Cultural Mucury
 

Muito bom! Publicamos em nosso blog também, www.mucurycultural.org.

Associação Histórico Cultural Mucury · Teófilo Otoni, MG 19/1/2012 11:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados