Projeto teatral AS ESTAÇÕES NA CIDADE

Beatriz Rodrigues Ferreira
1
bigatrice · Rio Grande, RS
18/4/2007 · 119 · 14
 

A peça As Estações na Cidade é o resultado de um trabalho diário de dois meses de criação e concepção de um espetáculo teatral. São quatro narrativas sobre a relação de homens e mulheres com a cidade, sob a influência das quatro estações do ano.

O projeto As Estações na Cidade é fruto de uma experimentação, além da pesquisa em imagens, de um processo colaborativo de trabalho onde não há diretor, e sim diretores criadores de todo o processo.

O espetáculo se desenvolve a partir de um tema: o homem na cidade. O vazio, a solidão, a miséria, o reconhecimento e o não-reconhecimento no outro, o imprevisível, o visionário, o sonhador, o trágico e outros fragmentos que atravessam a relação do homem com a cidade.

Para compor este tema, tem-se quatro atmosferas: as quatro estações do ano. Neste cenário um narrador.
A personificação da figura do narrador tem o objetivo de reforçar a expressão da oralidade, em sua forma épica e inaugural. Esta figura tem a função de alinhavar as histórias do tema desenvolvidas ao longo das quatro estações do ano.
São, pois, quatro histórias que seguem o fluxo da natureza e falam de nascimento, vida e morte, em meio à fome, à violência e à miséria das cidades.

A peça é um monólogo encenado e coordenado pelo ator-criador pelotense Moiséz Vasconcellos, atualmente residindo em São Paulo. A música foi criada pelo músico e compositor pelotense Celso Krause. A dramaturgia e o texto foram criados por Fabrício Silva, com a co-autoria de Beatriz Ferreira para as narrativas de Outono e Inverno.

O cenário, chamado de CAJA 96, é muito peculiar. A caixa, coberta com um tecido branco, recebe imagens de um projetor multimídia de 1800 lumens, que vazam sobre o espaço cênico, e funcionam ao mesmo tempo, como única fonte de luz para a peça. Esta concepção de cenografia e iluminação foi criada pelo artista uruguaio Waldo Leon, como motivação para um processo de pesquisa em imagens e luz. As imagens foram produzidas e editadas em vídeo por André Barcellos, estudante de Comunicação Social.

Este espetáculo foi encenado na cidade de Pelotas/RS, no mês de março de 2007, na Sala de Exposições Antônio Caringi, no antigo Grande Hotel, que hoje é um Centro Cultural nesta cidade.

Atualmente, os criadores do projeto estão procurando por patrocinadores e apoiadores, de modo que o espetáculo possa circular por outras cidades e outros Estados do país.

Para conhecer melhor o projeto e ver mais fotografias do espetáculo, acesse o site http://asestacoesnacidade.blogspot.com/
Ou entre em contato através do e-mail asestacoesnacidade@gmail.com

Fotografias: Beatriz Rodrigues Ferreira.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
barbara de barbara
 

Esse espetáculo é muuuuuito bom!!!!

barbara de barbara · Pelotas, RS 17/4/2007 16:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
eduardo chacon
 

Adorei o projeto... Queria poder sair de casa agora, nesse extao momento, e ir assistir à peça! As fotos estão lindas, refinadas, atraentes! Essa peça PRECISA chegar o Rio de Janeiro!

eduardo chacon · Rio de Janeiro, RJ 17/4/2007 19:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fabrício Muriana
 

ótimas imagens

Fabrício Muriana · São Paulo, SP 18/4/2007 15:47
sua opinião: subir
bigatrice
 

Obrigada, Fabrício! Dá uma olhada no blog, tem tantas outras mais.. Espero que gostes... :)

bigatrice · Rio Grande, RS 18/4/2007 19:34
sua opinião: subir
bitisa
 

a peça me impressionou pq raramente tenho visto em artes cênicas, aqui em pelotas, trabalhos que fujam ao comum em termos de linguagem. do texto à concepção cênica, da música à atuação do moiséz, nada é comum. tudo tem força, tudo tem poética - originalidade criativa sem cair em modismos. as fotos excelentes da bi(g)a revelam.

bitisa · Pelotas, RS 19/4/2007 19:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Liana S.
 

Adorei o texto e as imagens! A peça vai se apresentar novamente em Pelotas?

Liana S. · Pelotas, RS 19/4/2007 21:24
sua opinião: subir
dMart
 

hola, pessoal!

parabéns pelo projeto!

belo visual. fiquei curioso para assistir ao espetáculo. se vierem à PoA, mandem para material para o Estação Cultura (estacaocultura@tve.com.br), programa do qual sou editor.

baita abraço a todos os envolvidos!

dMart

dMart · Porto Alegre, RS 20/4/2007 15:38
sua opinião: subir
zambonius
 

Dae galera, parabéns pelo projeto! Está muito bom mesmo! Quero ver vcs aqui no próximo Festival de Teatro de Curitiba!

[]´s

zambonius · Curitiba, PR 23/4/2007 15:39
sua opinião: subir
ximendes
 

Não é fácil aparecer algo novo com conteúdo e com a qualidade que este projeto nos presenteia, parabéns e que vocês consigam apresentá-lo para muita gente em suas futuras andanças. Sucesso.

ximendes · Pelotas, RS 23/4/2007 23:22
sua opinião: subir
celso krause
 

participar deste projeto para min é motivo de orgulho e honra.a gurizada não se encolheu nem um pouco para pegar no pesado e encarar o trabalho.E o melhor de tudo é que fizeram isto com dedicação e amor a arte,estamos todos de parabéns!!

celso krause · Pelotas, RS 24/4/2007 11:45
sua opinião: subir
fabriciosilva
 

Gostaria de agradecer a todos (as) que fizeram seus cometários até agora. Muito obrigado! Participar deste projeto e trabalhar com este grupo é motivo de muita alegria para mim. Como diz o Celsinho: "estamos todos de parabéns!". Abraços sinceros!

fabriciosilva · Pelotas, RS 24/4/2007 14:06
sua opinião: subir
bigatrice
 

Obrigada, Bitisa, Liana e Edu pelas carinhosas considerações às imagens.. E Liana, sim, acredito que aconteça uma nova temporada em Pelotas, no final de 2007. :) Obrigada ao Edu, ao DMart e ao Zambonius, pelo interesse em ver a peça nas suas cidades, creio que isso tem um grande valor para quem está envolvido em um projeto como este.. Se souberem de espaços que comportem uma estrutura para o Estações, entrem em contato com os guris (gauchismo, hehehe) através do blog. Seria ótimo, e o que se precisa, agora, são os contatos, mesmo... Enfim, por último, obrigada aos garotos Fabrício, Moiséz, Celso, Waldo e André por terem se empenhado em fazer algo tão intenso, e por me possibilitarem dividir com vocês esta intensidade... Estas fotos são resultados de uma visualidade poética com a qual todos nos deparamos, ao entrar em contato com estas estações..! Grande abraço!

bigatrice · Rio Grande, RS 24/4/2007 15:54
sua opinião: subir
LaurenPons
 

Nossa! Adorei as fotos!!!
Tenho certeza do grande suceso alcançados pelo grupo, PARABÉNS!!!

LaurenPons · Corbélia, PR 29/4/2007 21:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
wesleynutri
 

Parabéns a vcs Fabricio. É sempre importante acreditarmos. Só petisca quem arrisca. .."já dizia um velho deitado"
Abração brother

wesleynutri · Araranguá, SC 29/5/2007 23:32
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados