Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Punks em Foco

Documentários abordam as facetas do movimento punk no Brasil e no mundo
1
dMart · Porto Alegre, RS
3/11/2006 · 113 · 7
 

Dois filmes lançados recentemente abordam histórias sobre o movimento punk no Brasil e no mundo.

Talvez seja coincidência estes lançamentos quase simultâneos. De qualquer forma, há semelhanças de atitude entre o movimento punk e atual espírito da internet: independência, tribalização, inconformismo e auto-didatismo traduzido no jargão de "do it yourself".

Em "Botinada", o apresentador e ex-VJ da MTV Gastão Moreira, diretor do documentário, conta o nascimento do punk no Brasil. O projeto, que ficou quatro anos em produção, traz imagens raras de shows e bastidores captadas entre 1976 e 1984.

O apresentador suou a camiseta. Pesquisou em fanzines, jornais, fitas K-7, vídeos antigos, entrevistou dezenas de pessoas. O filme traz depoimentos de João Gordo, dos Ratos de Porão, Clemente, dos Inocentes, Kid Vinil e de outros participantes das cenas punk em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.

Já o documentário "Os Punks São Legais" (The Punks Are Alright) aportou no Brasil através da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A produção gira três continentes para mostrar as faces do movimento no planeta através da história de duas bandas, os canadenses do The Forgotten Rebels e os brasileiros da Bling Pigs, e um jovem punk indonésio chamado Dolly.

O longa-metragem marca a estréia do diretor canadense Douglas Crawford que também assumiu as funções de fotógrafo, editor, produtor musical e executivo. Uma realização da Orange-Tang Productions, de Crawford.

Punks em vários os ângulos e enfoques. Os filmes vêm complementar o panorama da cultura punk no mundo e surgem na esteira de livros como o já histórico "O Que é Punk" (1982), de Antonio Bivar, e "Punk – Anarquia Planetária e a Cena Brasileira" (2000), de Silvio Essinger, e o clássico "Mate-me, Por Favor", de Larry McNeil e Gilliam McCain, lançado no Brasil em 2004.


Leia mais sobre o documentário "Os Punks São Legais" aqui no Overmundo no artigo de Fernando Mafra.


Texto originalmente publicado no blog RodrigoNS.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Oi dmart! Bacana hein, bem que seria legal saber mais detalhes sobre o documentário brasileiro, você saberia dar? Sei que este é um post do seu blog, mas em todo caso, se quiser, pode aproveitar o tempo da fila de edição para complementar o texto. Por coincidência, o outro filme também foi comentado por aqui nesse texto do Fernando Mafra. Abraço!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 1/11/2006 17:19
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
dMart
 

ótimo comentário, Helena. irei ampliar o artigo e linkar o texto do Fernando Mafra. baita abraço pra ti, dMart.

dMart · Porto Alegre, RS 1/11/2006 17:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Show de bola, dmart! Fico feliz que tenha concordado e complementado!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 1/11/2006 19:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
dMart
 

legal, Helena. este é o princípio do Overmundo, não é? colaboração. baita, dMart.

dMart · Porto Alegre, RS 1/11/2006 19:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ronaldo lemos
 

Muito bacana o artigo. Vou ficar de olho na complementação!

ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 1/11/2006 20:25
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
dMart
 

ops... passando uns olhos no artigo, vi que babei!

o nome da banda é BLIND PIGS (e não BLING... erro de digitação), ok?

quando pesquisei para escrever, não tinha encotrado o site dos caras mas agora está no ar. o endereço é www.blindpigs.com.br.

baita, dMart.

dMart · Porto Alegre, RS 3/11/2006 23:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Gostei do artigo!!
Punk´s not dead!!!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 5/11/2006 22:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados