Quadrinhos Bongolê Bongoró

melius zapiranga bongo
Capa da revista Bongolê Bongoró
1
Roberta AR · Brasília, DF
14/3/2007 · 107 · 7
 

"- Já te disse que esse negócio de literatura não existe, moleque!
- Escuta o que teu pai tá falando!"


Um misto de ilustrações, reflexões e quadrinhos. Histórias engraçadas, viagens psicodélicas, partituras. Esse é o percurso da revista Bongolê Bongoró, feita em edição independente por Melius Zapiranga Bongo, na Capital Federal.

Mas o que a Bongolê oferece para nosso entretenimento? As ótimas ilustrações se misturam com colagens e textos e mais textos. No meio da revista nos deparamos com uma série de histórias em quadrinhos que acontecem no Cine Pornongo. Um filme pornô com uma imagem subliminar de um carneirinho fofo. Outro filme em 3D, com uma platéia louca para apalpar. Melius colocou uns pintos para vender mais, como ele mesmo diz.

Mais um pouco e damos de cara com as páginas amarelas: uma história interativa, um mickey careta, garotos "muito loucos". Nada é em linha reta e a revista gira 90º para a direita, novamente 90º para a esquerda, 180º...

E quem é Melius? Talvez ele fale de si mesmo quando diz "descobriu, algum tempo depois, que era um auto-retrato". Mas é quase no fim da revista que temos um pista, na história Diários Secretos de Melius Zapiranga Bongo, que, numa expedição a uma floresta longínqua, acaba contratando um grupo de roteiristas e ilustradores que produzem o material que ele assina. "Pois então criançada! Acontece que o tal senhor Zapiranga não é um babaca tão babaca assim. Aproveitar-se do talento alheio é o seu próprio. E no final de contas quem é o vilão ou o herói dessa história?"

Assim o Sr. Zapiranga conseguiu divulgar seu nome pelos vários cantos do mundo. Ele já foi citado no blog do Allan Sieber (talk to himself show), no do André Dahmer (dos Malvados), no da estadunidense Madame Talbot e fez uma entrevista em quadrinho para o blog Gibizada, do Telio Navega para o site Globo.com. Também foi citado na coluna PUTZ! do cartunista Guabiras, de Fortaleza/CE, e foi citado em exposição de quadrinhos em Santo Antônio da Patrulha/RS.

Assim chegamos ao fim da primeira edição desse almanaque. A segunda edição deverá ser lançada no próximo semestre, quando Melius promete revelar sua identidade secreta (será?).

Quem quiser comprar um exemplar é só enviar R$ 5,00 para a Caixa Postal 6116, 70740-971, Brasília/DF. Em Brasília é possível encontrar a revista na Kingdom Comics, no Conic, coração pop da cidade. Para acompanhar o cotidiano de Melius entre no blog Bongoriginal (www.bongole.blogspot.com).

Para encerrar, o editorial da revista: "Era uma vez. Agora são três. Cara a cara com vocês, o cacoré explosivo bongólico espalhando os ares da nova geração da vez. Os sinais estão impressos, as páginas abertas. Finalmente aconteceu. Marcada no tempo, a breve passagem de mais uma e outra e outra vida. Esparramando inconsciências, experimentando com o mistério das palavras e das linhas. Nuances, nuvens, nada, e tudo ainda. Cada letra que fale por si só, para quem quiser mergulhar neste mar de sensações a céu aberto", Melius Zapiranga Bongo.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Adroaldo Bauer
 

Eu sempre achei isto. É pura fantasia. coisa que botam na cabeça da gente.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 12/3/2007 16:20
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Adorei!!! Ótimo saber dessas coisas produzidas na cidade!
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 14/3/2007 14:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
SILVASSA
 

meus bons tempos. em que ficava enfiado numa garagem tentando criar a nova revolução underground

SILVASSA · Salvador, BA 15/3/2007 08:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
SILVASSA
 

ler coisas como essa me deixam saudoso. simplesmente genial!

SILVASSA · Salvador, BA 15/3/2007 08:41
sua opinião: subir
Pedro Gontijo
 

Puxa, muito bom! Estou com a Ana, adoro saber dessas coisas da cidade. Já programei minha ida à Kingdom Comics =)
Abraços!

Pedro Gontijo · Brasília, DF 15/3/2007 10:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberta AR
 

que bom que gostaram! vale mesmo à pena. achei mais uma notinha sobre a revista no blog do Allan Sieber no endereço http://talktohimselfshow.zip.net/arch2006-10-01_2006-10-31.html

Roberta AR · Brasília, DF 16/3/2007 14:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
biu
 

hey, gustavo. tá saindo a bongô 2 e tamo aceitando colaborações, rapá. o mundo ainda está por se curvar, tá faltando só uma lapada boa.

biu · Brasília, DF 26/3/2007 20:58
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

página da bongolê zoom
página da bongolê
página da bongolê zoom
página da bongolê
página da bongolê zoom
página da bongolê
página da bongolê zoom
página da bongolê
Cartaz Mostra PB, Santo Antonio da Patrulha/RS zoom
Cartaz Mostra PB, Santo Antonio da Patrulha/RS
Bongolê na PUTZ! zoom
Bongolê na PUTZ!

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados