Faz algum tempo que enxergo que estou envelhecendo, ao menos segundo o calendárioâ€.
Porem, não senti nenhuma troca dentro de minha cabeça. Sinto alguns leves achaques fÃsicos,
mas mentalmente me encontro tam vivaz como sempre.
Vocês poderão responder que eu não posso notar a minha decadência . Se meus processos mentais perdem sua flexibilidade e versatilidade, estaria julgando com um cérebro deteriorado e não poderia advertir minhas deficiências. Se estivesse nos últimos graus de senilidade, e meu cérebro em plena decadência, como poderia saber que já perdi minhas faculdades?
Por fortuna, tenho um jeito para demonstrar minha boa forma. Escrevo como sempre e meus escritos parecem tão bons como de costume , e não só em minha opinião , senão também na opinião de meus editores e leitores. Que não tem razão alguma para mentirem.
Não sei por quanto tempo poderei me conservar assim, mas espero seguir deste modo enquanto viva.â€(*)â€.
(*) Escrito por Isaac Asimov 1920-1992 em seu ensaio Adeus à Juventude.
.Na atualidade, o conceito de velhice esta sendo submetido a um processo de profunda revisão e exaustiva análise, já que o significado que historicamente tem prevalecido resulta cada vez mas ambÃguo.
Assim, algumas especialidades médicas consideram que o envelhecimento dos seres humanos consiste num conjunto de transformações que acontecem no organismo de maneira tal que modificam o estado de saúde, incapacitam e limitam as faculdades fÃsicas e psÃquicas da pessoa. Segundo este critério, o fenômeno da velhice é uma transformação degenerativa que se verifica ao longo do tempo de vida do ser humano.
Desde a ótica das Ciências Sociais, os profissionais deste campo do conhecimento afirmam que a velhice é resultado das mudanças experimentadas pelo homem através das idades no que respeita a atitudes, capacidade biológica e as influências de tempo e ambiente. Considerando a posição adotada pelos cientistas sociais, é evidente que, para eles, a velhice é um processo longo e complexo que se originam na relação do homem com seu entorno Social e Cultural, com o qual se quer dar a compreender que envelhecer implica uma modificação significativa do indivÃduo humano com respeito a seu habitat. Em outra ordem de idéias, uma parte considerável de psicólogos afirmam que a velhice é um conceito indefinido que pode atribuÃrse a toda pessoa que se encontra no último lapso da sua vida. (Infância – Adolescência- Idade Adulta – Velhice)
A posição adotada pelos profissionais da Psicologia, é contrária ao que acredita muita gente bem informada, quando asseguram que a velhice não está necessariamente relacionada com a idade do indivÃduo e sim com muitos outros fatores tais como: sentirse inútil, perda da ilusão pela vida, deterioro fÃsico e mental, etc
Esta amostra anterior indica que o conceito de velhice não está definido ainda claramente para a generalidade dos homens ou para os homens de ciência e profissionais que indagam nesse campo; sim, pode afirmarse que existe uma idade determinada na que com muita freqüência ocorrem fatos concretos e significativos que fazem ao ser humano ingressar na categoria de adulto velho. Todo ser humano experimenta câmbios, fÃsicos e mentais, na medida que nele se desenvolve o processo de envelhecimento; não ocorre o mesmo com a educação, já que está plenamente demonstrada a hipótese segundo qual se conserva quase intacta, e de maneira permanente, a faculdade de adquirir novos conhecimentos; o homem pode aprender em qualquer etapa da sua vida.
IMAGINAÇÂO. CRIATIVIDADE , APRENDER É DESAPRENDER
A criatividade é ... ver algo que todavia não existe. Aprender a descobrir, inventar, novos caminhos, agir de novo modo , etc.
Isto é uma coisa que todos fazemos nos primeiros anos de nossa vida Um bebê normal é um ser geneticamente programado para aprender. Não tem necessidade de ensinar lhe a aprender: encontra rapidamente o essencial, e sabe “afastar a palha do grãoâ€.
Com os anos, após desse saber inicial essa capacidade se perde. Um adulto costuma se perder nos meandros da novidade, ele tem métodos ineficazes que o travam e, quase sempre, termina aprendendo só com um grande esforço e vontade Um verdadeiro desastre ! Como se chega a um estado tão decadente ? A escola, o instituto, a universidade fizeram sua parte importante no processo. Ignoro em que proporção, mais presumo que muita ... pode ser mais do que estamos dispostos a aceitar.....
Basta com observar um “primitivoâ€, um Ãndio ou um analfabeto para enxergar que alguma coisa não funciona direito no adulto “normal†do século XXI: não escuta bem, não olha o suficiente, não percebe pautas repetitivas, sempre espera que outro adulto lhe tire as castanhas do fogo em forma de respostas adequadas (se quer apreender),e se não se limita a repetir “tópicosâ€, frases feitas e pensamentos velhos.
Não se trata de apagar nossa experiência previa , experiência que por outro lado permite ler estas frases e captar suas idéias essenciais, suponho. Se não reestrutura lhe para fazê-la mais eficiente. Essa troca pode levar à confusão e a perda de certa capacidade de aprendizagem. Mas uma vez superado o impacto inicial se abrem novas possibilidades para recuperar aquilo que sempre foi nosso e para o qual estamos biologicamente predeterminados. O processo de entrada na cultura, na socialização da criança, parece frear sua criatividade. Quando a criança se encontra na creche, todas suas criações são avaliadas como tais. Como o resultado da sua criatividade Todos seus atos criativos se valorizam .Às vezes resulta difÃcil aos pais aceitar que esses rudimentos de desenho são resultado do ato criativo de seu filho. E aparece a crÃtica, o juÃzo, que a os poucos desgasta a capacidade criadora e obriga à criança a ocultar o que deveria ser estimulado.
A criança é espontaneamente criativa, aprende a ser como aprende a caminhar, falar, sorrir....Após, e já não tão espontaneamente, aprende a ler, escrever, somar, e demais saberes da escola. Aprende fundamentalmente conhecimentos que são definidos pelos adultos como importantes, então esses aprendizados espontâneos são deixados de lado e passam a um segundo plano. Nossa concepção da educação não parece aprofundar em como pensar melhor, como perguntarse é perguntar mais profundamente como chegar a ser mais criativo. Se aceitarmos a idéia de que a inteligência é o resultado da educação e não uma questão de genes, preservarÃamos em nós e em nossas crianças uma atitude similar à criança que fomos. Alguns gênios chegam a ser precisamente assim; conservam seus instantes de criação. Em seu interior uma voz quase apagada continua falando: faz aquilo, atrevasse a experimentar, prova, prova, atrevasse a jogar, A criança cria brincando. Quando brinca é livre
Criação, criador, criativo, são termos que derivam da palavra cratera, “boca do vulcãoâ€. Não é casual seu significado já que a criatividade é um fogo, uma combustão interior. Porém, poucos somos os que nos atrevemos a ela A maneira de encarar a vida com confiança, curiosidade, entusiasmo, liberdade inicial de bloqueios e barreiras. O criativo frente a uma situação nova provavelmente se encontre perdido igual a nós, mas essa situação não paralisa contrariamente motiva, incentiva ´para perguntar e perguntarse, para motivar e motivarse. Ele não se bloqueia.
O medo ao fracasso, à equivocação, ao ridÃculo, à opinião alheia, paralisa. O fracasso é só antecipação do sucesso, sempre que possamos aprender dele. Nossa formação educativa tende a avaliar negativamente ao fracasso , como conseqüência o medo ao erro é muito grande. Isso faz que minha exagerada crÃtica imediata anule as oportunidades de fazer algo diferente. Não dou tempo a minhas idéias de amadurecer, as mato antes de nascer. Muitas idéias antigas são pesados móveis antigos que guardamos em nossa mente. Uma das máximas favoritas de Einstein era “O importante é seguir perguntando sempre†para o exterior e também a nosso interior. Isto é eixo de uma permanente criatividade. Essa é a forma de agir da criança.
O escritor argentino Abelardo Castillo escreve em sua obra “Ser escritor†:
Idéias perigosas Às pessoas chamam de idéias perigosas à s idéias novas. Se fossem honrados deveriam falar perigosas para mim. Bem olhado uma idéia nova é rarÃssima, ela é a resposta da inteligência a uma necessidade humana nova , daà que as chamadas idéias perigosas sejam as únicas necessárias, ou realmente perigoso são as velhas idéias. Tem a imobilidade e fascinação da morte, é falando com sinceridade, quem corre verdadeiro perigo quando aparece uma idéia nova é seu inventor.
Você já ouviu falar de Rita Levi Montalcini? ...ela é autora de um livro chamado “O ás na manga"
Além disso esta senhora Rita recebeu o Premio Nobel de Medicina em 1986 por seu descobrimento de uma proteÃna que estimula o crescimento das fibras nervosas do cérebro. Mas o mais surpreendente é que a autora o escreveu aos 93 anos. Ela sustenta a idéia de que o cérebro é o ás na manga que temos todas as pessoas e que devemos aprender a jogar com acerto na velhice, a fase mais temida do percurso vital. Fala: “No jogo da vida a carta mais alta é a capacidade de valerse por si mesmo em todas as faces vitais, porém especialmente na senil, valerse das atividades mentais e psÃquicas próprias. A autora desdenha lamentações lúgubres da velhice para afirmar que o cérebro pode seguir funcionando até avançada idade. Já que é certo que perde algumas capacidades, as substitui por outras que compensam e incluso superam as perdidas. A criatividade seria a melhor maneira de compensar essa perda numérica com aumento das ramificações e a utilização de circuitos de neurônios alternativos. Fala o Talmud:†Cada folha de grama tem seu Anjo que se ajoelha e sussurra Cresce...Cresce....-
“As mentes humanas de sucesso são muito mais importantes que o produto ou a empresaâ€
“Se o empregador é quem tem a propriedade dos meios de produção, e na era do conhecimento o principal meio de produção é gris, pequeno, pesa 1,300 quilogramas e se chama cérebro humano, quem é o empregador e quem o empregado?â€.
Estas frases provocantes são de Pablo L. Belly, autor de “ O Shock do Management, a Revolução do Conhecimentoâ€
Morin afirma: “A maior contribuição de conhecimento do século XX foi o conhecimento dos limites do conhecimento. A maior certeza que nos foi dada é a indestrutibilidade das incertezas não somente na ação, mas também no conhecimentoâ€
Só existem duas certezas na vida do ser humano, a morte e a incerteza. Como bem intitulo seu artigo José Leão da Cunha Filho, “ A Certeza da Incerteza Educaâ€. Essa certeza deveria aumentar nossa humildade e flexibilidade.
A educação é uma tarefa voltada para o futuro, e o futuro aparece cada vez mais marcado pela força do inesperado. Sempre foi do mesmo jeito, só que hoje se enxerga melhor. Caos e incerteza.
Os recursos mais importantes de uma empresa já não se podem tocar, (ao menos sem correr o risco de sofrer uma denuncia por acosso sexual). A boa noticia é que nunca se pode ser demasiado inteligente. Ainda não se conhece uma empresa que faliu por ter demasiado talento.
O mundo está preste a conferir o fato que o poço do talento deverá diminuir, pelo menos no mundo pós-industrial.
Nos próximos 10 anos, o número de pessoas entre 35 e 44 anos descerá em 15% com relação à população total, tanto na Europa como nos Estados Unidos. A queda nos indicadores da natalidade e envelhecimento da população são os ingredientes desta bomba relógio. Conclusão: A maior parte das organizações podem ser tomadas como reféns por um pequeno número de pessoas. Chamamos a elas estrelas competentes chave. São as poucas pessoas que fazem que as coisas aconteçam realmente. Sabem como utilizar suas fortalezas e conviver com suas debilidades. E encontrarmos estes nômades em todas partes.
Quando os vÃrus informáticos “Melisa†e “Love Letter†originaram um caos no mundo todo Que fiz o FBI? Chamou a seus expertos para resolver o problema? Não, contratou a um hacker escandinavo de 17 anos. O talento tem rostos diferentes, se apresenta em uma variedade de formas e tamanhos. Aparecem mais como erros de um sistema educativo e empresarial que como experiências formativas de sucesso.
De acordo com os autores de “Karaoke Capitalismâ€, os indivÃduos com talento são monopólios movÃeis com passaportes globais.
Os diretores das companhias terão que lidar com pessoas que são livres para saber, ir, fazer e ser.
Em uma consulta recente 80% dos diretores de primeiro nÃvel acredita que para 2010 atrair e reter as pessoas será o problema número um.
O mercado do talento não opera como o das matérias primas. Os indivÃduos de talento são únicos e distintos. Os economistas descreveriam o mercado do talento como imperfeito. O poder está em processo de ser transferido desde os proprietários do capital financeiro a quem controla o capital intelectual. No nicho de trabalhadores talentosos de gola dourada as empresas podem acabar sendo tomadoras de preço e sendo forçadas a aceitar qualquer tipo de salário sugerido pelos talentosos. Todo recurso escasso é fundamental e valioso. Os efeitos colaterais são óbvios.
Para as almas desafortunadas – trabalhadores que podem considerasse commodities sem um conhecimento especial- a nova realidade e um mundo de competência assassina. Estes indivÃduos vendem um serviço não diferenciado, do qual tem abundancia no mercado global, em competência com milhões, a empresas internacionais.
Um engenheiro da Espanha ou Estados Unidos é tão bom como um do Brasil ,Ãndia ou China. Estes engenheiros trabalharam por menos de 20.000 dólares / ano. O arquiteto, o engenheiro o economista que não possua talento real já não está em segurança.
Como escreve Belly “as pessoas ou empresas que desejem triunfar nesta era devem saber que a melhor semeadura se deve fazer na cabeça, já que a coleta de conhecimentos está, estará e continuará em alçaâ€.
Meu caro - 47,
Pensei a principio num texto - um conto, ou parecido - vou reler. Interessante do ponto de vista da reflexão, da teorização,
um abraço, andre.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!