Rádio Favela e Koch (Quênia) se encontram em BH-MG

Ciranda
1
Heitor Reis · Belo Horizonte, MG
2/2/2010 · 41 · 4
 


A capital mineira está reunindo dois exemplos de comunicação popular que se destacam no mundo. De hoje a 3 de fevereiro, acontece o encontro entre a Rádio Koch, de Nairóbi, e a Rádio Favela, de Belo Horizonte. A programação faz parte das atividades do Fórum Social Mundial (FSM) que este ano se dá de forma descentralizada, com eventos em várias partes do mundo, ao longo do ano.

A Koch FM foi fundada em 2006, por 10 jovens da favela de Korogocho, na capital do Quênia, inspirados na trajetória da Rádio Favela de Belo Horizonte. Este aglomerado de vilas e favelas abriga quase quinhentas mil pessoas em condições de extrema carência (sem água encanada, energia elétrica ou saneamento básico). Os jovens realizam um trabalho corajoso e criativo que transformou a rádio Koch em líder de audiência em Korogocho.

A Rádio Favela FM foi fundada em 1981 por iniciativa de um grupo de moradores do Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte, localizada na zona sul da cidade, composta por 11 vilas e com uma população de cerca de 40 mil habitantes. Durante quase vinte anos operou pulando de barraco em barraco para fugir da polícia, que por cinco vezes chegou a fechar a emissora. Nesse mesmo período, foi condecorada duas vezes pela ONU por sua atuação no combate às drogas e à violência. A Rádio Favela é co-fundadora da Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, associada à Amarc – Associação Mundial de Rádios Comunitárias desde 1998, participa da construção da Comunicação Compartilhada do FSM desde sua 1ª edição e ganhou o Premio Mídia Livre do Ministério da Cultura, prêmio este que possibilitou a articulação desta atividade.

A história da Rádio Favela inspirou o longa metragem “Uma Onda No Ar”, do cineasta Helvécio Ratton. Conquistou autorização para operar como educativa em 2001 e com potência suficiente para ser sintonizada, com boa qualidade, para cerca de 4 milhões de moradores da região metropolitana de BH. Hoje está entre as dez emissoras de maior audiência e representa uma grande conquista da comunicação popular do mundo.

10 anos do Fórum

Para os organizadores do FSM, a Rádio Favela e a Rádio Koch são exemplos dos “sinais de outra comunicação” e de que é fundamental que sejam contadas publicamente as exitosas histórias da comunicação popular e comunitária. Este encontro é uma das principais atividades da Roda Internacional sobre os 10 anos da “Comunicação Compartilhada” no Fórum Social Mundial. Pretende refletir sobre a história e perspectivas da nova comunicação experimentada no FSM, reforçar as pontes internacionais, promovendo o debate entre produtores de mídia, redes de ação em comunicação e experiências de mídia contra-hegemônicas de todos os continentes com o objetivo de difundir seus conceitos e práticas e ampliar sua construção. As atividades comemorativas dos dez anos do Fórum vão durar todo o ano, até a edição de 2011, em Dakar (Senegal).

A vinda da Rádio Koch ao Brasil e os encontros com Rádio Favela nos eventos do Fórum Social Mundial são uma realização das rádios em parceria com Ciranda Internacional da Informação Independente, Abraço e Amarc-ALC e apoio do Instituto Paulo Freire, Música para Baixar, Action Aid e Coletivos de Comunicação Compartilhada do FSM 2010.

Mais sobre este assunto aqui.


Assessoria de imprensa
Aline Bahia

Contato:
José Guilherme Castro (9812-3338)
Carmen Albinati (9429 0165)
Vinívios d Moreira (8774 1617)




PARTICIPANTES DO ENCONTRO

Delegação Africana

Viriato Tamele - Moçambicano, arquiteto, coordenador da Coligação para a Justiça Econômica (CJE) em Moçambique, membro do Conselho Internacional do FSM e um dos membros do Comitê Africano responsável pela realização do próximo FSM em Dakar

Catherine Wanjiku, apresentadora de programas sobre jovens e problemas da juventude em Korogocho, transmitidos pela Rádio Koch FM 99,0 MHz, emissora inspirada na Rádio Favela de BH e que funciona um dos aglomerados de vilas e favelas mais populosos do mundo, em Nairóbi, Quênia.

Delegação Brasileira
Rita Freire e Nelson Pombo
Ciranda Internacional de Comunicação Independente

Misael Avelino, José Guilherme Castro, Rogério Baracho, Fernando Barbosa, Vinícios d Moreira, Deiseane Avelino do Santos, Misael Avelino Filho, Carmen Albinati e Heitor Reis
Rádio Educativa Favela FM




Programação Belo Horizonte

1 de fevereiro de 2010

14:30h - Comunidade Stª Teresa - Depoimento Ye Borges

15:30h - Rádio Favela 106,7 FM - Visita

18:30h - TV Comunitária - Visita

19:30h - Escola de Samba Cidade Jardim - Visita/Ensaio da Escola


2 de Fevereiro de 2010

08:00h - Rádio Favela FM106.7 (por telefone) - Programa Super Popular

10:00h - Rádio Favela 106,7 FM (estúdio) - Programa de Jornalismo

13:00h - Escola de Samba Cidade Jardim - Almoço

- Gravação 2 programas TV “Rumo a Dakar” (*)


19:00h - TV Bandeirantes - Entrevista TV e Rádio


20:00h - Ocupação Dandara - Visita e Ensaio da Escola de Samba Cidade Jardim

22:00h - Espaço Cultural Casa do Fernando - Visita e Gravação de Programa TV (**)

03 de fevereiro de 2010

Espaço Cultural Casa do Fernando - Avaliação atividades no Brasil e planejamento ações futuras - Até hora ida para São Paulo

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

(*) Programas para TV - “ Rumo a Dakar” Fórum Social Mundial 2011

Apresentação: Luis Carlos Bernardes

Programas: “Resistência Cultural e a Comunicação Popular”

Convidados: Misael Avelino dos Santos – Presidente da Rádio Favela 106,7 FM, Rita Freire Ciranda Internacional, Alexandre Costa – Presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba cidade Jardim, Rita Freire – Coordenação Comunicação e Cultura Compartilhada do FSM

Programas: “Sistema Solidariedade de Comunicação no FSM 2011”

Convidados: Raimundo Anisseto Presidente da Rádio Constelação, Silvia Maria – Coordenação do Fórum Mineiro de Saúde Mental e Viriato Teotônio - Conselho Internacional do FSM

Programas: “Processo FSM” de Porto Alegre 2001 à Dakar 2011

Convidados: Viriato Teotônio e Ana Prestes - Conselho Internacional do FSM e Dirlene Marques – Comitê Mineiro do FSM


Matérias que levam até Korogocho e a Rádio Koch:

“Rádios Favela do Brasíl e do Quênia se encontram no FSM em Porto Alegre”
Por Rita Freire - 1º de janeiro de 2010
Fonte: www.fsm10.org


“Do consumo crítico à crítica dos nossos lixos”
Por Marcelo Barros - 17 de julho de 2007
Fonte: www.adital.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

que bacana este encontro! bacana que a Radio Favela anda inspirando outras iniciativas mundo afora! seria ótimo também ler relatos sobre o que está acontecendo e ainda vai acontecer aqui no Overmundo

encontrei o site da rádio Koch - eis o link

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 2/2/2010 20:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Valeu!!!
Para conhecer a história da rádio favela, vale a pena conferir o filme: Uma onda no ar.

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 4/2/2010 17:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
daimao
 

Muito bom.

daimao · Rio de Janeiro, RJ 5/2/2010 00:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Thiago Paulino
 

Rpaz.... esse encontro vai dar o que falar... comunicação comunitária para mudar o mundo.. é de experiências como essas que precisamos!!

Thiago Paulino · Aracaju, SE 6/2/2010 22:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados