Pra simplificar, RÃDIO LIVRE é uma rádio que não tem autorização para funcionar, mas funciona. Não tem padrinho, não é pirata e não é comercial. É obra de quem não concorda com a mÃdia do jeito que está e resolveu botar a mão na massa.
Mesmo com a Lei 9612/98 de Radiodifusão Comunitária, não se consegue no Brasil, dar voz à s minorias, ou seriam maiorias..., enfim, só tem lugar num veÃculo de comunicação quem tem poder para influenciar governantes. Mais de 4400 pedidos de concessão de rádios comunitárias estão encalhados no Ministério das Comunicações.
Enquanto isso, a repressão exercida pela ANATEL, invade as rádios sem concessão, toma os equipamentos e, em muitas vezes, acompanhada de policiais, usa de violência.
A LEI É CEGA
Existe uma lei, criada em 1998, que se propõe a regulamentar as atividades de rádios comunitárias no Brasil. Apresentando antes restrições que facilidades, ela permite a existência dessas rádios, desde que com alcance de no máximo 25 watts, e só podendo ser uma rádio por comunidade. Em outras palavras essa lei dificulta, restringe, tudo o que não deveria fazer.
Ser uma Rádio livre é justamente não aceitar essas condições. O artigo 223 da Constituição assegura a existência de três eixos complementares na mÃdia: o estatal, o privado e o público. Mas na prática só os dois primeiros se concretizam.
O MITO DO ESPECTRO
A idéia de que o espectro é pequeno e não comporta um número ilimitado de rádios e de que um transmissor pode derrubar um avião, por causa da interferência nas freqüências nas transmissões dos aeroportos, é um mito que a grande mÃdia criou.
Logicamente o espectro é limitado, e é possÃvel que interferências possam derrubar aviões, mas a freqüência usada por aeronaves é superior à freqüência usada pelas emissores de rádio. Além disso, não existe sequer um caso registrado no planeta de algum acidente relacionando rádios livres e quedas de aviões. Enfim, vamos libertar as rádios livres.
Mas e aÃ, Filipe?
Como vão as rádios em Natal??
abraço!
Realmente, brigar pela rádio e adivulgação é importante, pois vai aos poucos quebrando os monopólios da comunicação. Na internet é mais viável montar Rádio, e não podemos perder este espaço, temos que aprender a ficar espertos. Em Paulicéia tem duas Rádios, não são legalizadas mas porque a lei não permite, criam-se muitas barreiras. As duas rádios só beneficiaram a cidade, dinamizando o comércio e tocando músicas da região. Quando uma rádio se legaliza, ela perde um pouco da regionalidade, e isso não é bom.
Espero poder estar lutando por uma lei adequada para a abertura de Rádios, de uma maneira que se possa cumprir e sem tanta burocracia como acontece hoje, mas espero também que os programas das rádios sejam voltados para a Cultura e o seu fortalecimento. Abraços.
Vale, na minha opinião, uma série de matérias. Fui muito envolvido com as rádios livres universitárias de Campinas (a famosa Muda FM da Unicamp e a breve Nada FM da Puccamp) e acredito que a discussão possa ser infinitamente mais profunda, porque a regislação de radiodifusão nacional é canhestra, injusta e só dá a polÃticos e gente de um naipe duvidoso a honra de radiodifundir. O que é um crime moral para mim, levando em conta tudo o que sabemos sobre os donos do poder da comunicação. O debate precisa ser reaquecido, com novas informações e argumentos, notadamente agora que o espectro radiofonico nacional está para ser ampliado.
Delfin · São Paulo, SP 18/3/2007 23:34A rádio livre da Universidade Federal do Acre - Filha da Muda - foi fechada há pouco tempo pela polÃcia federal com a tal justificativa que que o transmissor interferia no contato aéreo, entre outras... Nada foi resolvido até agora, apesar dos protestos.
Fabiana Mesquita · Rio Branco, AC 19/3/2007 12:50Pois é, temos que quebrar as correntes. Respondendo ao Egeu, aqui em Natal nós temos algumas tentativas, boas tentativas. Mas as dificuldades são enormes, como em todo lugar. O interessante é não ficar parado.
FILIPE MAMEDE · Natal, RN 19/3/2007 14:13
aqui em Recife temos diversas rádios cumunitárias e apenas uma rádio pública(que está em condições precária )um bom exemplo de luta : é o pessoal do alto josé do pinho(o pessoal das bandas devoto e faces do subúrbio ) ,que montou uma rádio de poste,que está servindo de exemplo para as outras comunidaes.mas isso claro ,não é suficiente.
musica pra baixar e tocar em radios livres :
www.bandasdegaragem.com.br/intrusos
Alô André Intruso! Via internet estou com a Rádio Celo em http://radiocelo.blogspot.com, poderia baixar alguma música e divulgar na Rádio? Seria no programa Músicas e Artistas.
Marcelo Torca · Paulicéia, SP 20/3/2007 16:59fica a vontade marcelo! e me diz como ouvir a raido!! abraço!
Andre Intruso · Jaboatão dos Guararapes, PE 20/3/2007 17:08Bem legal o texto! É realmente lastimável a situação que se encontra o assunto no âmbito da lei... Hoje em dia existe a internet... Por enquanto é livre... Mas nem todos têm acesso... Bom mesmo seria libertar o espaço para as rádios livres... Alguém sabe se existe alguma iniciativa que tenha progredido nesse sentido?
Tranquera · São Paulo, SP 20/3/2007 19:29Salve ! Bom eu fui presidente de uma Rádio comunitária em Coronel Murta, que hoje em dia já é legal, mas na minha época ainda sofriamos com as exigências da burocracia... é muito demorado conseguir o aval da ANATEL, e depois de ter conseguido, ainda temos que reclamar ao senado.... sou a favor da mÃdia livre tbm, acredito que somente ela é capaz de levar ao público o que, de fato, ao publico necessita , sobre tudo por está perto dele e não a favor das grandes gravadoras e multinacionais. Radio livre é a democratização do Rádio
eric renan ramalho · Belo Horizonte, MG 20/3/2007 19:32As únicas rádios piratas do Brasil são as privadas. Aliás, privada mesmo, wc. Não são elas que estão atrás do ouro?
Paulo José · Alto ParaÃso de Goiás, GO 20/3/2007 23:48liberdade, ainda que tardia.
André Gonçalves · Teresina, PI 21/3/2007 10:09
Viva voz é isso!
Nossa voz é essa!
Som do morro e da mata
Sons da praia que encanta
Ondas do ar pras ondas do mar
Marés cheias vazando amores
Chego a ouvir em cores
O coro da Grande Natal,
Balançando na Redinha.
Libertar a mente destas pessoas do poder. É preciso dar voz ao povo de bem a cultura do bem a BEM exercida pela maioria.
Higor Assis · São Paulo, SP 21/3/2007 11:37Eu já estive com a documentação na mão das rádios livres e desisti os que a possuem dizem ter que colocar em funcionamento, porque esperar a liberação é não sei quando, mas tem o risco da perseguição da ANATEL tomar todos os equipamentos. E, além disto, é um investimento arriscado a perseguição existe mesmo um alcance que não é nada, ao ponto que ele não excede a maioria das vezes os 5 mil metros, o outro absurdo, não nunca se sabe se haverá esta liberação.
Giordano Bruno · Londrina, PR 21/3/2007 11:38
companheiro radiofônico, temos uma radio comunitária aqui onde moramos tudo regulamentado tem nove anos, mas, a luta foi terrÃvel polÃcia federal e tudo mais, não desistam nunca, vale a pena!!!
um abraço...
Omi...tem que CRIAR alternativas...as existentes sao excludentes? tem que excluir as existentes do seu foco de prioridade, na impossibilidade de reverter a situação, e inventar novas-velhas formas...de resto é fazer contatos-imediatos e começar.
bucadantas · Natal, RN 21/3/2007 12:59Obrigado pela manifestação de todos. Essa é uma verdadeira luta de Davi e Golias... mas como disseram, a internet tá ai pra todos. Realmente, o acesso ainda é limitado, mas já é alguma coisa. Depois, logo logo, entra ai a TV DIGITAL, coisa que vai quebrar alguns paradigmas. Só nos resta ver no que vai dar. Abraço a todos.
FILIPE MAMEDE · Natal, RN 21/3/2007 14:07
O Lance é esse: mostrarmos que está sendo feita!
Aqui em Fortaleza existem algumas rádios comunitárias interessantes. As pessoas estão aprendendo sobre o veÃculo e se tornam produtores de matérias... É dar voz, só basta isso!
abraços
Olá Filipe. Andei lendo as opiniões e concordo com as opiniões acima citadas. Trata-se de uma luta árdua, mas tenha perseverança e tente se cercar de pessoas que podem ajudar. Tenho uma banda de rock em Salvador e sei o quanto é difÃcil enfrentar uma corrente bem forte.
Alexandre Lima · Salvador, BA 21/3/2007 23:23
Ah, posso fazer meu merchandising? Queria colocar aqui uma música da minha banda, ReC. A música chama-se P.O.L.I.C.I.A. que significa Protesto de Luta Interna Contra a Intolerância Armada.
Espero que gostem. Obrigado.
http://www.rockwave.com.br/bandas/rec/02_P.O.L.I.C.I.A.mp3/mp3_view
Desculpa, errei. Protesto Organizado de Luta Interna Contra a Intolerância Armada. Agora tá certo.
Alexandre Lima · Salvador, BA 21/3/2007 23:30Escutei o som da Banda Intrusos e da Banda ReC, gostei. Já que estamos falando de Rádio Livres e a dificuldade das mesmas, posso ajudá-los a divulgar as músicas na região onde moro, Paulicéia/SP. Daria para tentar divulgar nas cidades: Panorama, Santa Mercedes, Tupi Paulista e Dracena. Seria melhor enviar o MP3 para o meu e-mail marcelotorca@abcrede.com.br com assunto: Músicas em MP3, e me autorizando a divulgar a música enviada. Em Paulicéia consigo divulgar em uma rádio. Também tenho a opção Rádio Celo com o programa a ser lançado Músicas e Artistas, se for de interesse ter divulgação na Rádio Celo http://radiocelo.blogspot.com clique nos programas dos linque do lado direito, basta escrever no e-mail que autoriza a música participar.
Marcelo Torca · Paulicéia, SP 22/3/2007 10:42O espaço é de vcs, pode fazer oq quiser. Um exemplo disso, é uma rádio livre de BH que foi o mote do filme "COMO UMA ONDA NO AR". Além da programação musical, a rádio tinha um viés comunitário muito forte. Entre outros serviços era comum propagar a venda de produtos dos mais variados tipos, de galinha à butijão de gás e por ai vai...
FILIPE MAMEDE · Natal, RN 22/3/2007 13:20adorei saber um pouco sobre radios livres, pois tenho um processo de radio tramitando na justica, a ultima carta que recebi do M.C.GOV pedia que eu aguardasse o aviso de abilitaçao que só é o fio da miada de um grande protocolo,mais regacei as mangas montei um pequeno estudio que funciona nos finais de semana, convem lembrar que em nossa localidade FEITICEIRO a 25 km da sede do municipio nao tem neinhuma radio comunitaria, fato que tem sido bom pra nós.
jose eudes · Jaguaribe, CE 12/3/2009 16:24Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!