Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Rasa Calamidade, da Continental anos '70

Carolina
Nelson Coelho de Castro, músico porto-alegrense
1
Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS
30/11/2007 · 54 · 3
 

Adroaldo, esta foi gravada numa madrugada no estúdio da Rádio Continental, pelo Aneli, em 1976 ou 5. A música fala da Vila Cruzeiro do Sul: "lá ninguém mete a mão". Desde esta época!!!
Abraços,
Nelson


Estou conversando com o Nelson Coelho de Castro por e-mail desde que nos encontramos no Thetro São Pedro, dia 26, à noite, na saída do show Caminhos do Prata.
Pedi a ele que mandasse alguma música para eu falar um pouco dele aqui no Overmundo.
Penso poder fazer isso em breve, numa entrevista encaminhada a ele.
Por enquanto, numa palhinha, tipo teaser de chamada, ficamos com Rasa Calamidade, essa rara jóia que ele já me enviou, vejam a minha satisfação, gravada nos estúdios da Rádio Continental em 1975 ou em 1976, quando lá eu trabalhava em jornalismo e a Denise Veloso, produtora hoje que conhecemos na cidade como Dedé Ribeiro, ensaiava os primeiros passos nesse ofício dela, depois que saía do turno da escala de jornalismo que fazia na equipe que chefiei por um tempo na Conti 1120.
Nelson está entre as primeiras produções dela. Eu estou entre os primeiros fãs de carteirinha delas duas, pessoas de grande coração e muito amigas.
A Vila Cruzeiro do Sul é uma das maiores concentrações de moradias populares de Porto Alegre, no início da Zona Sul da cidade, algumas secções dela são loteamento irregular, ocupação por barracos, uma típica favela.
É, no entanto, uma planície que se eleva em colina suave, não exatamente um morro, o que se conhece do estereótipo.
É auto-controlada, pode-se dizer assim, como qualquer periferia do planeta, além de preservar uma produção cultural fértil em Hip Hop e Rock, hoje, e o samba desde sempre, que com algum vigor disputa como os demais aspectos da vida a primazia para a identidade e expressão do lugar.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Spírito Santo
 

Povo bão este, do Sul.
Tem norte, leste oeste e muitas direções.

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 1/12/2007 23:13
sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Voltarei depois pra ler com mais calma, Adroaldo, e fazer os comentários pretinentes, se me sentir capaz de fazê-lo. Bjs.

Joana Eleutério · Brasília, DF 2/12/2007 14:42
sua opinião: subir
Juliaura
 

Pô!
Que pena que o Nelson não passou pro banco Adro. Fiquei tristinha.
É que um fim de semana com dias tão lindos de passear, fim de mês, as compras de natal, as férias, os exames, os vestibulares, as festas das firmas, os... sei lá, acho que o povo tava noutra porque teu postado de recuperação é tri+10. E mais essa tua face de gostador de música de gente jovem, que eras em 1976, quando eu nem projeto de gente ainda havia sido. De ópera eu sabia que gostas.
Quem sabe tu posta de novo e faz uns convites pra te lerem, pode ser que talvez, quem sabe...
beijin.

Juliaura · Porto Alegre, RS 2/12/2007 15:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

áudio

A primeira gravação de Nelson

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados