É de impressionar o poder da Rede Globo. Se alguém tem dúvidas, vamos mostrar pelo português. Por que todo mundo que conheço fala RÉCORDE ao invés do correto RECORDE?
Todos os canais de televisão em todos os jornais pronunciam correamente RECORDE, inclusive na rádio CBN pertencente à Globo! Mas a Globo insiste no errado RÉCORDE (ainda que, por incrivel que pareça escreva RECORDE, sem acento, em legandas e closed caption).
É o poder da Globo!
Mas hoje, para felicidade geral dos puristas, nao é que no Globo Esporte falaram 3 vezes RECORDE??? A Globo se rendeu??? Finalmente!!!
Mas ainda insistem no Grã-Bretanha ao chamar o país que, na verdade se chama Reino Unido (ou, mais corretamente: Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte), já que a Grã-Bretanha é somente o nome da ilha onde ficam Escócia, Inglaterra e País de Gales.
Mas, hoje estou feliz.. a Globo falou RECORDE! :)
a Globo bateu o RECORDE dessa vez, hein!
Creio que isto acontece, por que o idioma Português (Brasil) é muito aberto por um lado e muito restrita por outro. E conforme o Pasquale Cipro Neto, tanto faz, a forma de pronunciar. Acredito Eu que deveriam adotar somente uma!
Porem a sua observação, relativa ao canal de televisão, é muito pertinente. Realmente são cometidos muitos erros de linguagem, por lá!
E veja e escute por não mais de cinco minutos qualquer texto de qualquer novela que não seja de época.
Tem assim:
João - Tu não presta! Você vai. Vamos. Você quer. Tu não presta, mesmo!
Maria - ...
E a cena mostrará só duas pessoas.
Vão os dois pro diabo que eu e você não teremos nada a perder.
O que mais chama atenção é que além da influência lingüistica a mídia, não só a Rede Globo tem um poder magnifíco de cativar e manipular a população. É notório que a imagem vendida pela televisão é adotada pormuitos como o visual perfeito.
Esta na hora da sociedade de atentar e não deixar-se levar pela manipulação midíatica.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!