Recorte de um retrato

Rosa da caatinga
Igreja Nossa Senhora do Patrocínio - Pio IX/PI ano 2008
1
rosa melo · Pio IX, PI
4/2/2009 · 331 · 38
 

...“É milagre é milagre/Eu repito agora/Milagre milagre de Nossa Senhora”


Serra da Baraúna, Pau-Ferro, Alecrim de Bárbara de Alencar! Angico, Juá, Carnaubinha que alojou a Coluna Prestes! Imbuzeiro das graças do Padre Ibiapina! Mandacaru, Pereiros...
Lugares sem fim que refletem na cor cinza da mata adormecida pela cantilena da seca, um caleidoscópio de cores que descrevem a vida de um povo.
Arraigado povo! Que validos da cunca do imbuzeiro, ao tempo que desfalecem à sua sombra, constroem um tempo... um templo...uma cidade inteira !

Foi conduzida pela memória viva do nosso lugar que cheguei ao Alto do Imbuzeiro, à margem do Rio Condado, em terras pertencentes à Fazenda Carnaubinha, onde em regime de mutirão começou a ser edificada a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio sob a égide do Padre José Antônio de Maria Ibiapina (o apóstolo do nordeste), em 1871. Feito que gerou naturalmente o desenvolvimento do povoado, evocando necessariamente o “mnemon” da sua origem.
Os principais grupos humanos a penetrarem nesse território foram piauienses e cearenses. Sendo Vidal Correia Lima o proprietário da Fazenda Carnaubinha, que de família cratense - CE veio a desposar a filha de José do Monte Furtado.
Um fazendeiro...um padre...os personagens vão tomando lugar no palco da história que põe à mesa o poder, a imponência. E sendo natural que se desejasse o crescimento que levaria o lugar à condição de sede da freguesia a ser constituída, nada custou aos ‘Monte Furtado’ algumas séries de doações, inclusive da madeira necessária à construção da igreja. Onde em nome de Deus ‘Patrocínio’ cresceria.
Assim com “cada filho seu como se fosse o pródigo”, nessas suas andanças pelo Piauí, Padre Ibiapina fez do Alto do Imbuzeiro um altar de sacrifícios e recompensas. Com a força e o trabalho solidário de uma população acostumada a tragar doses diárias de labuta, em três meses de estada nessas terras deixou construída a capela, o cemitério, e bem encaminhada a igreja, para qual reservara o material necessário.
Assim 1871 abria a porta de uma nova história a um mutirão fervoroso que precisou de apenas sete dias para concluir o templo que serviria de capela e cemitério, até a definitiva mudança para a Igreja que elevaria a localidade a sede de uma freguesia. Como de fato, nos primeiros anos da década seguinte (déc. de 80, do século XIX), o povoado tornou-se sede da Freguesia de Pio IX, e nos últimos anos desta mesma década já era sede do Município de Patrocínio. Em 1934 volta ao seu antigo nome proposto pelo Padre Ibiapina – Pio IX !
De papa a santa, de santa a papa, no Sertão da Minha Terra conta-se assim o nascimento dessa cidade. E através de uma representação afetiva própria de quem viveu num determinado tempo e espaço, é possível fazer um passeio por baixo do imbuzeiro que à margem do Rio Condado, nas proximidades do dito lugar da construção da igreja, abrigava os cavalos que transportavam os feirantes carregados de prosas para contar.

E por falar em prosa para contar...

Nome de padre, de fazendeiro, de papa, de santa, muitas vezes esconde nome de lavrador, de vaqueiro, de oleiro... Pedro Antunes!Foi a esse dito plantador de roça, oleiro nas horas vagas, que recorreu o Padre Ibiapina ao planejar a construção da igreja. Mas era período de lida com os legumes, e ele não podia por fogo na caieira e fabricar os tijolos e as telhas, pois não havia terminado um vão de cerca aberta, o que certamente arruinaria sua lavoura.
Ainda que certo de não poder fazê-lo, Pedro foi convencido pelas promessas do padre e de muito bom grado o fez. E qual não foi sua surpresa quando no fim do inverno, mesmo sem a sua dedicação a produção foi abundante. Uma cerca de rama natural fechou o vão aberto na sua roça, nenhum animal invadiu sua plantação, e Pedro sarapantou-se com tanta fartura.
O povo considerou o fato um milagre concedido por Nossa Senhora do Patrocínio, vez que a Igreja era em sua homenagem.
Os mais fervorosos fiéis da Igreja Católica tomam até hoje o episódio como fato legítimo e dão graças a Nossa Senhora e ao Padre Ibiapina pela fartura agrícola do oleiro e pelo desenvolvimento da cidade.
O extraordinário pesquisador da cultura popular piononense José de Alencar Bezerra (Zezim Cego) transcreveu a lenda em versos, musicou, e hoje faz parte do populário piononense.

“O oleiro Pedro Antunes
construía o seu roçado
ainda faltava um lance
pra completar o cercado
quando o Padre Ibiapina
lhe falou em certa hora:
- Eu desejo que me faça
telhas pra Nossa Senhora

- Padre mestre, meu legume
já começou a nascer
se eu não construir a cerca
sei que os bichos vão comer
- Não, porque Nossa Senhora
cuidará do seu roçado.
O bom homem concordou.
Ficou tudo combinado

Arbustos foram crescendo
Com ramos entrelaçados
Formou-se uma grande cerca
De cipós emaranhados
Gado passava por fora
Podia se ver o rastro
Foi imensa a fortuna
De legumes e de pasto.

...“É milagre é milagre/Eu repito agora/Milagre milagre de Nossa Senhora”


Havemos enfim de considerar que todo povo traz na face a marca da paisagem natural da sua Terra; o seu cheiro, a sua cor, o seu visco...
Baraúna, aroeira, juazeiro, imbuzeiro... um habitat, um poema, um retrato, uma canção, uma lenda, uma cidade !

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Gustavo Adonias
 

Rosa,

Belíssima postagem esta sua. "O sertanejo é, antes de tudo, um forte", já nos dizia Euclides n´Os Sertões. Povo guerreiro, acostumado à dura luta diária pela sobrevivência em um ambiente agreste e hostil. Nunca perde a sua fé. Sempre trabalha em multirão, em nome do bem comum de uma região. Levanta a igreja, marco máximo de um catolicismo todo próprio, que o alenta em sua labuta cotidiana. Padre Ibiapina, Antônio Conselheiro da Bahia, Padre Cícero no Ceará. Grandes homens de fé, ação e doação, líderes de todo o povo do sertão. Sob a fértil sombra do imbuzeiro (ou umbuzeiro, como chamamos aqui na Bahia), cujos frutos são verdadeiros manás dos céus, valem-se da sua vontade religiosa secular, para elevar os templos de sua fé, que irão alimentar os milagres de fartura e multiplicação...

Parabéns ! Muito belas as fotografias também !

Bjs

Gustavo Adonias · Salvador, BA 2/2/2009 10:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
José Carlos Brandão
 

A vida é memória -
casas, igrejas e gente...
A vida é milagre.

bjs.

José Carlos Brandão · Bauru, SP 2/2/2009 12:10
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Que maneira apaixonada de falar da sua terra vc tem, Rosa. Muito bom poder narrar essas memórias da forma que vc faz, em prosa e imagem.
bjos

Ilhandarilha · Vitória, ES 2/2/2009 13:45
sua opinião: subir
Aldy Carvalho
 

Certamente, certamente, quando eu emprender correr o trecho por essas bandas irei visitar Pio IX

Bjinho

Aldy Carvalho · São Paulo, SP 2/2/2009 16:42
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Durante 14 anos rodei por essas paragens minha cara Rosa! Tomei muita Mangueira encorpada, tiquira e namorei em forró de pé de serra! Eita Piauí bom!

raphaelreys · Montes Claros, MG 2/2/2009 18:41
sua opinião: subir
rosa melo
 

Meus amigos queridos,
Vejam só:
Sou cria de um pai desses ignorantes até a raiz do cabelo. Se tivesse bens ('ricurso') teria sido um daqueles coroneis donos do mundo e de mais uma ponta de fora dele. Pobre do jeito que era(e continua), botava uma banca de jogo do bicho pra ganhar uns trocos e na hora da missa o padre vinha e fechava a banca. No dia de leilão, nem pensava em deixá-lo concorrer com as arrecadações da igreja! E ele com 11 filhos pra criar. he he he.
Isso vem rendendo um ódio mortal contra a igreja católica e todos os santos, que vocês nem procurem saber detalhes.
O curioso é que não é falta de fé em 'Deus'... E não sei porque ele faz o sinal da cruz todas as noites antes de dormir.
A enrasca é com padres e com o que eles fazem com as arrecadações da Igreja. É certo que alguns padres franciscanos (Italianos) que passaram por aqui mereceram sua benção.

Mesmo nunca tendo frequentado um ano sequer de escola, ele sabe ler o suficiente para devorar livros sobre a vida de Padre Ibiapina, e demonstra pouca animosidade sobre a figura. Depois dele só Lampião lhe oferece motivos para concentrar-se em uma leitura. Confesso que nunca me dispus a saber a fundo sobre a obra do dito padre, pra descobrir o que o difere dos outros na concepção do meu pai.

O certo é que aliando isso às histórias de um avô comunista que tive e mais um curso de História, não resisti a entrar no time daqueles que não morrem de simpatia pela soberana Igreja Católica. O Deus que me habita não comunga das normas e práticas das Igrejas que conheço. Entendo Igreja como POVO, e suas ações. E me faz espernear a forma como se usa o nome de Jesus enquanto se pratica a negação dos seus ensinamentos.

De toda forma gosto de ver as procissões, etc. Não aquelas onde os fiéis ficam se mutilando pra pegar um pau, ou coisa do tipo. Adoro músicas sacras, e muitos sacramentos me atraem. A maneira que são interiorizadas (ou não interiorizadas) certos simbolismos é que me aflige.

Não se assustem, defendo o direito de cada um fazer de qualquer igreja o recanto da sua fé. Só desejo que os fiéis obedeçam menos certos pregadores e escutem mais Jesus Cristo. Ele já veio, né?!

rosa melo · Pio IX, PI 2/2/2009 22:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Menina!
Você por um instante me tirou o fôlego.
Rosa, minha querida! Que belo trabalho estas trazendo a nossos olhos e mentes.
Parabéns

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 2/2/2009 22:35
sua opinião: subir
Gustavo Adonias
 

Rosa,

Vo(l)tando !

Bjs

Gustavo Adonias · Salvador, BA 3/2/2009 14:12
sua opinião: subir
Stella Tuttolomondo
 

Rosa, é muito bonito de ver alguém apreciar com tanto carinho a sua terra. Emocionante, obrigada.

Stella Tuttolomondo · Rio de Janeiro, RJ 3/2/2009 18:09
sua opinião: subir
Sônia Brandão
 

Rosa, parabéns por mais este belo trabalho. Você coloca a alma no que faz.
bjs

Sônia Brandão · Bauru, SP 3/2/2009 21:29
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Rosa,

Forma mais bonita, solta, alegre de contar história. Pode-se dizer
que um conto, um causo, narrando a História. Gostei do formato
abraço
andre.




Andre Pessego · São Paulo, SP 3/2/2009 22:58
sua opinião: subir
Ailuj
 

De amigos em amigos vamos brindo um leque d eamizade,vi vc no poema de falcão e gostei de ler seus trabalhos
Como tem ótimos escritores do nosso Piauí
Beijos

Ailuj · Niterói, RJ 3/2/2009 23:42
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Rosa,

Tudo mui belo e emocionadamente faceiro.

Abs e bjs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 4/2/2009 09:06
sua opinião: subir
clara arruda
 

Seu belo trabalho me tocou o coração.E olha que vim procurando pelas filas.
Lindas paisagens tb.
Carinho em seu coração.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 4/2/2009 10:21
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Rosa: muito bacana o relato - é um grande incentivo para publicarmos aqui no Overmundo outras histórias de igrejas pelo Brasil afora - seria uma ótima pauta coletiva - abraços

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 4/2/2009 10:34
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

"APLAUSOS"
Abraços, Ana e Lauro.

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 4/2/2009 11:22
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Hermano,

Boa idéia, esta. Acabo de visitar uma série incrível de igrejas do século 18 em Minas há uns 20 dias atrás. A maioria esquecida num cafundó destes que ninguém sabe que existe. Um patrimônio incalculável invisível por aí.
Abs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 4/2/2009 11:52
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Meus parabéns e meu voto! Me lembrei das igrejas de Oeiras! Foram as que mais me impressionaram!

raphaelreys · Montes Claros, MG 4/2/2009 13:01
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Rosa.

Que ler as belzas do sertão do meu querido Piauí.Belíssima postagem!Abração procê!!!

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 4/2/2009 13:49
sua opinião: subir
Ivette G.M.
 

São vários os postados que nos tem dado notícias de lugares e gente desde brasilzão. Muito bom, Rosa. Mai um lugar e mais uma história que fiquei conhecendo.
Votado. Ivette G M

Ivette G.M. · Cotia, SP 4/2/2009 13:59
sua opinião: subir
Fatima Merigue de Mendonça
 

Parabéns, muito bom seu trabalho, bjus

Fatima Merigue de Mendonça · Itu, SP 4/2/2009 14:49
sua opinião: subir
rosa melo
 

Meus amigos,

Igrejas sempre me fazem lembrar enfaticamente quão desigual é o mundo dos homens. Apesar de adorar a genialidade das arquiteturas, a beleza dos contornos, das pinturas, tudo isso apenas me remete à cegueira, à ignorância humana.
Me faz lembrar a Escola Formal tal qual se apresenta. Um monte de frases feitas jogadas ao vento, como se fossem proferidas para que se decore, pouco interessando se são praticadas.
- Só se pode tomar água filtrada ou fervida! Declara imperativamente o professor. O menino?! Nem água tem, porque o barreiro secou!
Assim é a Igreja! Vocês sabem como!

Boa aparição essa, do Spírito Santo. Espero ter vindo em nome do pai, meu querido amigo. E olhe! Aqui onde o vento faz a curva, canta uma seriema e brinca um vagalume. Espero que um vento te sopre pras bandas de cá. humm...não pensei em te levar pra igreja!


rosa melo · Pio IX, PI 4/2/2009 15:30
sua opinião: subir
rosa melo
 

"Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5).
"Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; na qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).
"Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (Atos 20:28).

Cada um interprete como queira, temos o livre arbítrio. Sorte para a história da arquitetura e da arte, que em nome de deus herdou um esplendoroso patrimônio.

rosa melo · Pio IX, PI 4/2/2009 15:45
sua opinião: subir
victorvapf
 

Milagres acontecem, poucos sao contados. Eu acredito! Bela estoria contada, quem sabe com ajuda da Santa!

victorvapf · Belo Horizonte, MG 4/2/2009 18:55
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

O cenário é mágico...

Marcos Paulo Carlito · , MS 4/2/2009 20:25
sua opinião: subir
Raiblue
 

Que beleza de texto,Rosa,minha rosa mais inda!!

A vida contada, assim, en(cantada), é prosa poética_visual inesquecível, pra guardar com carinho na memória do coração...Com certeza sua cidade ficou ainda mais linda através de sua alma,Rosa, ou vc é tão rosa ,assim, perfumada, porque traz as características desse mágico lugar impregnadas na alma...no corpo!!

O sertão é sempre en(cantador) e inspirador!!!
Parabéns pelo belo postado!!!

Um beijo azulzinho
Blueeee

Raiblue · Salvador, BA 4/2/2009 21:35
sua opinião: subir
Miguens
 

Sim... fé no que virá!

Miguens · Rio de Janeiro, RJ 4/2/2009 21:57
sua opinião: subir
Flávio Guedes  - Pensamento Livre
 

Viajei... encantei... amei...

Flávio Guedes - Pensamento Livre · Oeiras, PI 4/2/2009 23:01
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

q delicia descobrir vc !!!
q artigo !!!
mas sacanagem despertar essa vontade tamanha de conhecer Piaui... terra de "cabras machos e mulheres guerreiras" como diz minha mãe, q é cearence e q fora apaixonada por um "certo" coronér dai.
Piau lhe deve homenagem, mulher, hstoriadora, poetisa, escritora, autentica...Uma rosa em Patrocinio... bem no Alto do Imbuzeiro...

bjsssssss (verdadeiros como tem se mostrado )

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 5/2/2009 01:28
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

um trabalho belíssimo, muito bom mesmo.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 5/2/2009 19:02
sua opinião: subir
Vilebaldo Nogueira Rocha
 

Com esse nome
Com esse espírito
Com esse jeito de olhar
O mundo, as pessoas e a si mesma,
Só pode brotar desse roçado
Esse vitral poético.
Beijos e abraços!!!!

Vilebaldo Nogueira Rocha · Picos, PI 6/2/2009 03:11
sua opinião: subir
Vilorblue
 

Igrejas...historia....acertos...
Parabéns..
votado.


Vilorblue · Colombo, PR 13/2/2009 15:43
sua opinião: subir
  Gorete
 

Qrida!
Estou viajando e portanto nao dispondo de muito tempo!
Passei pra deixar meu bjo e votos!!!

Gorete · Ipatinga, MG 18/2/2009 20:56
sua opinião: subir
azuirfilho
 

rosa melo · Pio IX (PI)
Recorte de um retrato
Um Trabalho Maravilhoso.
Um texto apaixonante que nos acende uma luz de beleza no coracáo.
Na Rota da Coluna Prestes com todo Sonhos de Utopia.
A Lembranca de u\ma Juventude Gloriosa.
Uma Cidade Cheia de História, ligada ao Infinito.
No Ar pra respirar o sentido da vida como que Jesus peregrino a passar sempre se misturando com este povo de luz.
Uma terra e uma gente transcendendo e consagrada nos textos que confirmam a sua vocacáo de maravilhosa.
Marcou a Coluna Preste que a marcou também.
O sonho e os ideais continuam vivos nas aspiracóes por um mundo melhor.
Emocionante e comovente.
parabéns.
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 19/2/2009 19:31
sua opinião: subir
ayruman
 

Grandeza de trabalho mostrando a essência do sertanejo. Com certeza expressa também a belezura d'alma da autora.
Um grande abraço. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 20/2/2009 00:28
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querida Rosa:

Nem pra me dar um toque, hein? Realmente emancipou-se essa ingrata. C'est la vie. Faqzer o que?
beijos e parabéns pelo texto inspirado
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 12/3/2009 05:03
sua opinião: subir
ayruman
 

Grande postado com cheiro de Terra, cheiro de Gente. Magnífico!
Voltando e confirmando - Saúde e Paz. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 6/11/2009 12:42
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Que bacana seu postado

O povo do interior vive de crença fé e esperança, são pessoas sem malicia e desprovidos de ganância, e isto atrai milagres.
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 7/11/2009 00:38
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Igreja Patrocínio/Alto do Imbuzeiro - antes de amputarem parte da sua história. zoom
Igreja Patrocínio/Alto do Imbuzeiro - antes de amputarem parte da sua história.
Capela de São Miguel/ Pio IX-PI ano 2008. zoom
Capela de São Miguel/ Pio IX-PI ano 2008.
Zezinho Cego/ 1995 - de cego só tinha os olhos. zoom
Zezinho Cego/ 1995 - de cego só tinha os olhos.
Vista panorâmica da frente da Igreja. Ao lado a avenida Miguel Arrais. zoom
Vista panorâmica da frente da Igreja. Ao lado a avenida Miguel Arrais.
Fé no que virá... zoom
Fé no que virá...

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados