Relato de um folião dos dias da folia no Recife

Arquivo / Prefeitura do Recife
Bloco desfila no bairro do Recife Antigo
1
Jarmeson de Lima · Camaragibe, PE
24/2/2007 · 135 · 6
 

Estava reparando uma coisa. Carnaval, pelo menos aqui em Recife, é algo como um universo paralelo. Tudo acontece nas ruas, com algo que tenha um mínimo de lei e ordem e muita zona. Todo ato ilícito ou não, que vá de encontro à normalidade da situação em dias normais pode ter como justificativa algo como "É Carnaval!". E de fato é. Tirando o aspecto violento da festa, que não é exclusividade daqui nem de outras cidades, a festa é um exercício para seu fôlego e resistência.

A maratona oficial começa na sexta à noite e termina oficialmente na madrugada da terça. Mas extra-oficialmente, na semana anterior e posterior, você pode sair todas as noites pra festinhas em clima carnavalesco e se divertir como se já fosse carnaval. Nesse ritmo, sem perceber, o folião pode virar Jack Bauer indo de atração a atração, seguindo os blocos, vendo os shows e bebendo nos lugares.

O que acontece é que, devido às inúmeras atrações, festinhas, blocos e shows que rolam na cidade, se você vai a um, deixa de ir no outro. E como não dá pra estar em dois lugares ao mesmo tempo, no mínimo, se você perder algo que esteja rolando na mesma hora, você pode compensar no outro ano. A quantidade de blocos e troças que se "extinguem" é mínima se comparada com os novos que vão surgindo. Desde aqueles blocos/troças de gréia, formados por um pessoal nada a ver, até aqueles da velha guarda. Você pode criar um bloco com os amigos, assim como cria depretensiosamente uma comunidade no orkut. Quando vai ver, todo mundo começa a seguir o seu bloco por alguma afinidade ou pela zona mesmo. Ao mesmo tempo, lá vai você indo atrás de outros blocos com os quais se identifica ou que sabe que vai encontrar gente legal. Saca só o nome de alguns:

* Urso da Tua Mãe
* Nem Sempre Lily Toca Flauta
* Morde a Foca
* Pega Aqui no Meu Pen-Drive
* Quem for feio que me acompanhe
* Acorda pra Tomar Gagau
* I Love Cafusú
* Leve Minha Cunhada
* Amo CREA
* Dá o Loud
(Do pessoal que trabalha no Porto Digital)
* Me Segura Senão eu Caio (Formado por pessoas com deficiência)
* Os Irresponsáveis (Que sai pelas ruas na Quarta de Cinzas)

Se bem que o nome dos blocos e o tema é o que menos importa. Noventa e nove por cento deles sai com uma mini-orquestra de frevo que toca os hits do ritmo centenário e mais algumas corruptelas do momento. Se fizer sucesso e tocar muito por aí pode ter certeza de que vai virar frevo nas bandinhas de Olinda. Num ano desses falo pra galera fazer um frevo e sair por aí tocando "Seven Nation Army". Tudo bem que o repertório do pessoal das orquestras não é tão original, mas olhe que faz sucesso. Todos esses frevos praticamente só tocam no período de carnaval, mas todo mundo sabe decorado ou conhece a melodia quando começa a tocar. Será que faz parte da herança cultural do Recife ou já vem na água?

Por isso, com tanta coisa que rola, quase não passo muito tempo em casa nesses dias de folia. Casa vira ponto de apoio pra cama e banho. Porque os shows no Rec-Beat e no Marco Zero terminam muito tarde da noite e os blocos em Olinda já saem logo de manhã. Então, nesse pique, quase não dá pra ver TV ou ler jornal. Acabo ficando perdido num universo paralelo, alheio a coisas que dizem por aí que é sensacional. Aí quando chego diante do computador, leio notícias do carnaval de outros lugares:

- Claudia Leitte se diz "a mais gostosa"
- "Não canto e ponto", diz filha de Daniela Mercury
- Xanddy pede "quebradinha" ao marido de Eliana
- Susana Vieira acha um absurdo Beth não ter desfilado
- De cowgirl, Ivete faz Gianecchini rebolar até o chão
- Erik Marmo e Eduardo Galvão tocam samba em camarote
- Desastrada, Adriane Galisteu chega com seguranças


Sinceramente, isso só deve ser legal de ver na TV e nas revistas de fofoca. E olhe lá! O culto a celebridades no carnaval é algo a ser melhor analisado posteriormente. Mas essas pessoas que saem para estes carnavais gostam mesmo disso ou estão ali como um personagem para ganhar cachê? Será que nunca tiveram outra opção na folia ou realmente curtem esse assédio de camarote? Não sei se é bairrismo ou puro preconceito meu. Mas por precaução, perguntei a alguns amigos e conhecidos que vieram para cá nestes dias o que tinham achado do carnaval do Recife. Procurei obviamente tentar me isentar de opinião. Um deles, gaúcho, que mora aqui há uns 3 anos disse que desde que conheceu o carnaval daqui não troca isso por nada. Outra menina, carioca, veio aqui pela primeira vez. E ela adorou! Se surpreendeu com a quantidade de atrações, festas e ainda o fato de tudo isso ser gratuito. Thalma de Freitas, após o Show Instituto Tim Maia Racional, revelou: "Participar deste show no Recife foi a melhor experiência que tive nos últimos tempos, este está sendo o melhor Carnaval da minha vida!". Depois ela confessou que sabia através dos amigos que o carnaval do recife é do "car...", mas ela não imaginava que fosse ser tão bom assim.

Pois é... E então fico a pensar aqui em meu universo paralelo folião e relembrando que desde que comecei a brincar carnaval, todo ano fiz algo diferente e, mesmo indo aos mesmos lugares, sempre foi diferente e bastante legal. E digo mais. Dá pra se divertir e aproveitar bastante mesmo sem dançar frevo. Estranho isso, não?! Nem tanto. Basta andar no ritmo dos blocos, na onda de deixar ser levado e dar alguns pulinhos e se balançar. Até porque dificilmente haverá espaço no meio da rua para você fazer os passos coreografados que só vemos pelos passistas no palco. E quem explica essa heterogênea e louca mistura de emoções e ritmos? Quem sabe?! "É Carnaval" e ponto.

O texto que você acabou de ler faz parte de uma série sugerida e organizada pela comunidade do Overmundo. A proposta é construir um panorama do Carnaval do Brasil, sob a ótica de colaboradores espalhados por todo o país. Para ler mais relatos sobre o assunto busque pela tag carnaval-2007, no sistema de busca do Overmundo.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Egeu Laus
 

Jarmeson,
Beleza de relato. Por favor coloca a tag "carnaval-2007" e acrescenta no final aquele texto que combinamos para que todo mundo possa ter um panorama geral de todo o carnaval relatado pelos repórteres do Overmundo.
Sabe qual o texto? Ele está aqui, no comentário do Marcelo Rangel.
Grande abraço!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 22/2/2007 09:39
sua opinião: subir
SILVASSA
 

o único consenso meu com a imprensa, se refere a Cláudia Leite.
(até que eu concordo com a moça)

já o resto...

SILVASSA · Salvador, BA 24/2/2007 08:41
sua opinião: subir
SILVASSA
 

ótimo texto

SILVASSA · Salvador, BA 24/2/2007 08:42
sua opinião: subir
Raquel Gonçalves - Grupo TR.E.M.A.
 

Caralho, me arrepeiei toda Jamerson. Nao consigo conversar, ler ou ouvir qualquer coisa sobre o carnaval de recife, sempre me emociono muito. Este ano foi a sexta vez que passei carnaval em Pernambuco. E como sua amiga, eu tb nao troco esse carnaval por nada nesse mundo. Simplesmente é uma energia inexplicavel (uma mistura de cultura com loucura... aaaaaaaaa) que texto nenhum nunca traduzirá o que realmente ele é. Apenas despertará emoçoes em quem já foi e a curiosidade de quem um dia precisa conhecer essa beleza. Alguém só vai saber o que faz um cidadao passar 4 dias nas ladeiras de olinda carregando um boneco gigante na cabeça debaixo do sol de 40 graus no dia que ele vivenciar um carnaval daqueles. Já estou com saudades da sua terra.... Parabéns pela produção. Em 2008 estaremos lá novamente.
Ah, Gustavo, respeito muito sua terra e admiro muito a cultura do bloco dos filhos de Gandi, mas, desculpa, Pernbambuco é Pernambuco... Nao tem igual

Raquel Gonçalves - Grupo TR.E.M.A. · Fortaleza, CE 24/2/2007 23:28
sua opinião: subir
Josué
 

Oi Jarmeson,
Parabéns pelo texto! Como folião e pernambucano, concordo com você em tudo! Vc acredita que eu não vi sequer 1/3 do que programei? Simplesmente, pq tudo é muito!
Um abraço

Josué · Recife, PE 26/2/2007 09:35
sua opinião: subir
silviaraujomotta
 

Que legal! Deu-me vontade de sambar junto...

silviaraujomotta · Belo Horizonte, MG 7/2/2008 22:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Ei pessoal! Ei moçada! zoom
Ei pessoal! Ei moçada!
Do interior para enfeitar o litoral zoom
Do interior para enfeitar o litoral
O tão famigerado Urso da Tua Mãe zoom
O tão famigerado Urso da Tua Mãe
Desde cedo se aprende a brincar carnaval zoom
Desde cedo se aprende a brincar carnaval
Já aqui, a galera pega pesado na tiração de onda zoom
Já aqui, a galera pega pesado na tiração de onda
No Marco Zero, a animação é mil! zoom
No Marco Zero, a animação é mil!

áudio

"Vassourinhas" - Sem dúvida alguma, a música mais tocada no carnaval do Recife

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados