Resultado do 3º Concurso Viçosense de Literatura

Bruno Resende Ramos
Projeto de inclusão Literária
1
Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG
21/10/2009 · 6 · 4
 

Nova Coletânea congratula com os autores classificados no 3º Concurso Viçosense de Literatura organizado pela Editora UFV.


Numa ação inédita, a Editora UFV que conta com Rizele Maria de Castro Reis na Direção, Charlene Aparecida da Silva no setor de marketing e Altamiro Saraiva na diagramação, bem como outros eficientes servidores no setor editorial propiciou a inclusão de autores de cidades circunvizinhas antes à margem do mercado editorial. Um feito digno de menção, dada a importância e a qualidade dos serviços prestados pela editora no cenário nacional.

A iniciativa torna mais efetiva e abrangente a atuação desta entidade cultural que adota, deste modo, o espírito extensivo visado pelo estatuto da Universidade.

O resultado foi divulgado no dia 15 de outubro de 2009 , classificando 94 trabalhos, com 13 OBRAS premiadas em diversas modalidades.

O Concurso oportunizou a prática do escrever literário em mais uma edição de fomento à cultura regional, premiando talentosos artistas das letras nas categorias Poema e Conto; os quais citamos:


Categoria Conto:
O Fazedor de Papagaios, de José Paulo Martins - 1º Lugar
Pimenta Caliente, de Reginaldo da Silva Romeiro - 2º Lugar
Peri, de Rogério Faria Vieira - 3º Lugar


Categoria Poema:
Resiliência, de Sérgio Cortês de Siqueira - 1º Lugar
A Estrada Inflexível, de Isabella Sturzeneker Lemgruder - 2º Lugar
Redenção Poética, de Sérgio Cortês de Siqueira - 2º Lugar
Ode ao Ódio ao Espelho, de Carolina Martins de Carvalho Hermsdarff - 3º Lugar


Literatura Infantil – autor adulto: categoria meio ambiente
Joana, a Barata Que Via no Lixo Algo Mais, de Aparecida Maria Fialho de Sousa Almeida - 1º Lugar
A Menina, a Pedra e o Ribeirão, de Jacqueline Lopes Salgado Soares - 2º Lugar
Folhinha Viajante do Vento, de Maria Auxiliadora Silva Monnerat - 3º Lugar


Literatura Infantil – autor infantil: categoria tema livre
Os Pôneis Dourados, de Emanuele Albertina Ferreira Duarte


A entrega dos prêmios e dos certificados aos classificados será no dia 30 deste mês, às 16 horas, no auditório da Biblioteca Central da UFV, durante a cerimônia de lançamento de publicações da Editora.

Entre os autores classificados, talentos que caminharam junto a nós em nosso projeto de inclusão literária. Em 2º Lugar com o conto “Pimenta Caliente” no concurso, Reginaldo da Silva Romeiro, autor que esteve presente no livro “Contos e crônicas para viagem” da Nova Coletânea, o escritor teve ainda outro conto, “O Exame”, entre os classificados. Presente em outras edições do mesmo concurso, Rozimar Gomes da Silva Ferreira, outro talento que nos privilegiou com sua presença em “Contos e crônicas para viagem", também neste concurso, foi destaque com o conto “Reminiscências de uma Vida”, e o poema “A Caminho de Alzheimer”.

Destacamos, também, outros autores revelados pelo projeto e que comemoram a sua classificação no concurso da Editora UFV. Um grande orgulho para nós é o de fazer parte da bibliografia desses autores, mesmo porque, entre as 94 OBRAS classificadas, estão escritores que iniciaram sua trajetória conosco nessas vias literárias, o quais mencionamos com grande satisfação: Constança Bezerra Albino Chaves, classificada com o poema “Poderosos Palradores”; Maria Angélica Ramos Generoso, classificada com o poema “Só o Mar”; a jovem Iasmine Ramos Zaidan com a OBRA “A Ceifa do Último Sonho” e Edir de Resende Ramos, contemplada com a classificação de seu poema “Em Ti eu me Contemplo”, bem como com o conto – infantil “As Aventuras de Diquinha: Ajudando a Onça Corina”.

Do mesmo modo, o Projeto Nova Coletânea felicita um grande talento já reconhecido na região e contemplada pelo concurso da Editora UFV, a autora infantil Emanuele Albertina Ferreira Duarte, de Teixeiras, a qual obteve a classificação com a história "Os Pôneis Dourados".

Com o conto “Mandando bem pra cachorro” e os poemas “A voz da madeira” e “Eu vi”, Bruno Resende Ramos, o organizador do projeto nas vias virtuais, e que convida a todos os colegas a prestigiarem a premiação e entrega de certificados na data e horário acima mencionados.

A Editora UFV recebeu um total de 225 inscrições em seu concurso, correspondentes a 137 poemas, 54 contos e 34 obras infantis. Em 2010 serão realizados os lançamentos dos livros resultantes dos trabalhos premiados nos concursos. As obras infantis premiadas na categoria tema livre serão lançadas no dia 18 de abril, em comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, e as premiadas na categoria meio ambiente, no dia 5 de junho, em comemoração do Dia Nacional do Meio Ambiente. Já as coletâneas dos Contos e dos Poemas deverão ser lançadas no dia 25 de julho, em comemoração do Dia Nacional do Escritor.
Outras informações poderão ser obtidas na Seção de Expediente da EDT ou pelo telefone (31) 3899-3139 ou 3899-2220.

A lista completa dos autores premiados e classificados no 3º Concurso de Literatura Viçosense está disponível no link a seguir:

http://www.editoraufv.com.br/?pg=show_conteudo&util=1&cat=1&item=80 .

compartilhe

comentários feed

+ comentar
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

bela iniciativa, abraçossssssssss

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 21/10/2009 17:34
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Bruno Resende Ramos · Teixeiras (MG)

Resultado do 3º Concurso Viçosense de Literatura

Sempre estamos orgulhosos com os trabalhos de Vocês que tem todo merecimento pelo que fomentam o desenvolvimento e a difusão da Cultura.
Autores classificados no 3º Concurso Viçosense de Literatura organizado pela Editora UFV.
Do mesmo modo, o Projeto Nova Coletânea felicita um grande Editora UFV, a autora infantil Emanuele Albertina Ferreira Duarte, de Teixeiras, a qual obteve a classificação com a história "Os Pôneis Dourados".
Bruno Resende Ramos, o organizador do projeto que sempre noa anima por ser valoroso e contempla a todos que amam e trabalham com a cultura.

Sempre estamos apoiando esse Sertviço de Utilidade Pública.`
Parabéns.
Abração Amigo.

azuirfilho · Campinas, SP 21/10/2009 18:30
sua opinião: subir
Bruno Resende Ramos
 

Grato, Azuir e Poeta.
O mérito, como se sabe, é todo da Editora UFV que foi sensível a necessidade dos autores regionais, não fugindo da sua potencialidade transformadora e, sobretudo, sua capacidade de tornar melhor tudo aquilo em que empreende seus esforços.

Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 21/10/2009 23:32
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Bruno Resende Ramos · Teixeiras, MG
Amigo Querido o mérito é do Progresso Social e a gente vê na sua ação, o mesmo que o Monteiro Lobato fazia publicando os livros de todos |Escritores Conteporâneos a ele num transbordar o Brasil de Cultura e de estímulos para a produção forçar a evolução e o desenvolvimento do Brasil.
Um Trabalho de Leão para o Bem coletivo.
Parabéns pelo seu Trabalho.
Abração Anigo com todo orgulho.

azuirfilho · Campinas, SP 17/2/2010 09:13
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados