Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Revista do Cinema Brasileiro: cotidiano é arte?

Tota Paiva
Julia Lemmertz recebe no estúdio a videoartista Sandra Kogut, em 14/09
1
P. Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
8/9/2010 · 0 · 0
 

O surgimento de novas ferramentas para a captação de imagens deu início a uma tendência de registrar a vida cotidiana em tempo real. O Revista do Cinema Brasileiro deste sábado, dia 11, vai ver como tem sido encarado pelos profissionais do audiovisual este momento em que cada vez mais pessoas comuns tem se interessado em captar o dia a dia.

A apresentadora Julia Lemmertz recebe no estúdio a videoartista e cineasta Sandra Kogut, que se dedicou a esta temática em alguns de seus trabalhos. “Eu senti um grande alívio quando fui a um festival em São Paulo no início dos anos 80 e vi gente do mundo todo fazendo videoarte. Eu achava que era a única”, contou a diretora que há dois anos mora em Nova Iorque, onde dá aulas de cinema na universidade de Columbia.

Nesta edição será possível conhecer também um pouco mais sobre Laura, documentário de Felipe Barbosa que retrata o cotidiano de uma imigrante brasileira que mora em Nova Iorque e divide seu tempo entre festas de luxo e uma vida pobre de catadora de lixo. O filme é o único representante brasileiro do DOC TV América Latina e será exibido na TV Brasil e em emissoras de rede pública de 16 países da América Latina.

O Revista mostrará ainda como foi a exposição "Viva Ankito", dedicada a um dos maiores humoristas do país. Depois de passar pelo Cassino da Urca, Ankito virou ídolo popular com as chanchadas, ao lado de grandes nomes como Oscarito e Grande Otelo.

O diretor Cao Guimarães que, assim como Sandra Kogut, fez o percurso da videoarte para o cinema, também recebeu uma mostra em sua homenagem, no Parque Lage, no Rio de Janeiro. Bom exemplo de como o audiovisual tem ampliado suas fronteiras, Cao conversou com a equipe do programa sobre sua trajetória.

E ainda será possível conhecer a exposição "Vide-Espontâneo", que esteve em cartaz no Rio, e reuniu o trabalho de dez artistas sobre este novo momento, em que o registro do cotidiano vem tornando-se cada vez mais valorizado.

O Revista do Cinema Brasileiro vai ao ar sábado, às 23h30, com reprise na terça, à 1h.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados