O programa de rádio Rock Alternativo estreou em 26 de março de 1988, num sábado, às 19 horas, na Rádio Cultura FM (91,1MHz), em Joinville, Santa Catarina, apresentado pelo radialista e repórter de TV Pierre (Porto) Silveira, e produzido pelo programador de rádio, promotor e locutor de competições de surf, Hugo Hofmann, ambos com vinte e poucos anos - com coordenação do radialista J. Martins.
O primeiro programa levou ao ar um especial com música e comentários da banda Yes, das 19 às 20 horas. O projeto Rock Alternativo foi idealizado por Hugo Hofmann e o nome, uma sugestão de Ana Beatriz Raposo. Inicialmente a idéia era de apresentar grandes especiais de bandas reconhecidas mundialmente. Aos poucos, Porto deu também à programação a marca da informação cultural, quando eram convidados para entrevistas músicos e bandas locais, diretores e atores de teatro, poetas, artistas plásticos, coreógrafos e bailarinos da produção local. Os discos e, especialmente os lançamentos, eram conseguidos pelo Hugo, através de amigos que viajavam para o Exterior. Outras fontes de pesquisa e material para o programa vinham da 89 Rock (São Paulo), através do Dj Edgar, hoje MTV, entre outros amigos amantes das novidades na cena musical underground (como a gente chamava o rock de garagem na época).
O Rock Alternativo também virou produtora e, em pouco tempo, começou a fazer os primeiros grandes eventos de rock ao ar livre na cidade. Também promoveu a primeira Festa dos Anos 80, numa boate chamada Baturité. Ajudou bandas na produção e lançamento dos seus primeiros discos, como Atrito, H20 e Invasão Básica. Cobriu turnês de shows internacionais no Brasil, com transmissão ao vivo para a rádio. Foi um programa premiado várias vezes por ser um meio de informação e promoção cultural e, provavelmente, foi também precursor no uso desse termo: Rock Alternativo, que mais pra frente se tornaria a expressão para definir o gênero ou subgênero do Rock, no Brasil. E tem muita coisa para contar sobre o Rock Alternativo nascido em terra catarina.
O programa ainda cresceu com novos quadros, de surf, comportamento (psicologia) etc. Mas sempre fica essa dúvida, como foi aparecendo esse termo: Rock Alternativo, no Brasil. Talvez o Overmundo seja um bom lugar para ampliarmos o assunto, além do que já está publicado na Wikipedia, lógico!
muito bom, temos que mostrar os talentos que temos por aqui
ALDEEJAY · Jaraguá do Sul, SC 4/9/2006 18:56
Pow gente, mmt bom o projeto rock alternativo. Inclusive gostaria de v se haveria possibilidade do programa estar dando uma força pra banda tio maruzo aqui do interior da Bahia, é uma banda de rock alternativo bem interessante, bom som, boas letras. A música de divulgação da banda pode ser ouvida aqui no overmundo pelo link http://www.overmundo.com.br/banco/sexo-dinheiro-amor-e-rock , www.flogao.com.br/tiomaruzo ou mesmo no www.tiomaruzo.tk
O nome da música é Sexo, Dinheiro, Amor e Rock
Caso haja possibilidade de ajuda na divulgação, entre em contato comigo Ok
Desde já grato
tiomaruzo@gmail.com
Maravilhoso encontrar textos sobre essa época que se consagrou pelo incentivo à cultura, e assim se eternizou.
Parabéns a todas as pessoas lembradas no texto, e aos demais cúmplices (participantes) dessa saudosa época.
Abraço ao Hugo Hoffmann, idealizador do Rock Alternativo.
ROBERT
BANDA ATRITO
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!