Jukebox é a revista que saiu das cinzas da Mosh, aquela que talvez tenha sido a melhor publicação recente de quadrinhos nacionais. Com um ótimo mix de quadrinistas fazendo histórias sobre rock, a Mosh se tornou rapidamente sinônimo de quadrinho nacional criativo e de qualidade. Foram 12 números publicados entre 2003 e 2006, todos excelentes. Durante esse perÃodo, já era possÃvel observar uma evolução na revista, que ia se tornando mais organizada a cada número.
Após o fim, Renato Lima, um dos editores da revista, organizou e lançou rapidamente a Jukebox, que é de certa forma uma evolução ainda maior da Mosh. Sem abrir mão dos quadrinhos, a Jukebox traz também matérias, entrevistas, colunas e até ensaios fotográficos, tudo relacionado a música e HQ. Algumas dessas seções já haviam aparecido na Mosh, mas aqui essas idéias foram expandidas e melhoradas. Deixam de ser um bônus para ser uma parte tão integral da revista quanto os quadrinhos.
Falando neles, é bom ver que continuam com a mesma qualidade de sempre. A nova revista traz a mesma mistura de estilos que sua antecessora, com artistas que já haviam aparecido na Mosh somados a alguns novos colaboradores. É de se lamentar a ausência do trabalho de Fabio Lyra, um dos preferidos dos leitores, mas felizmente isso não compromete o nÃvel de qualidade das histórias publicadas.
Um dos pontos nos quais as duas publicações mais diferem é no projeto gráfico. Enquanto a Mosh apresentava um estilo um tanto careta, na Jukebox a diagramação, a disposição das páginas e as cores são uma atração à parte. A revista está muito mais bonita e gostosa de se ler com essas mudanças, além de passar uma impressão mais profissional. Não era nada que aparentasse ser necessário, mas depois de ver algumas páginas da revista, fica claro quanto trabalho é colocado nela e quanta diferença isso faz.
A Jukebox não apenas continua o que havia sido começado pela Mosh, como profissionaliza a idéia e a leva para um outro nÃvel; é um exemplo a ser seguido por outras publicações nacionais. ImperdÃvel para quem gosta de quadrinhos e música.
Já foram lançados dois números da revista, e o terceiro sairá em breve. Os exemplares custam R$ 3,00 e podem ser adquiridos em lojas especializadas ou pela internet, no Submarino e no site da Comix. O site está previsto para ir ao ar junto com o terceiro número, mas enquanto isso é possÃvel acompanhar as novidades através do fotolog em http://www.fotolog.com/revistajukebox/.
Tem algum lugar aqui no Rio pra comprar a revista?
Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 13/2/2007 01:46sou fã total da jukebox! renato é um cara foda, rala pra caramba e o trabalho dele no comando dessa revistinha é sensacional! fora que o conteúdo é genial. parabéns pela matéria. não sei como ninguém ainda não tinha falado dela por aqui!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 13/2/2007 07:43
Egeu, eu não sei ao certo aonde encontrar a Jukebox no Rio, mas como a revista é daÃ, não deve ser difÃcil. Lojas especializadas em quadrinhos devem vendê-la.
Mattoso, obrigado! Também sou fã e estranhei a ausência de artigos sobre a JX aqui.
Concordo com o mattoso.
Não achava a Mosh careta, um pouco retraÃda talvez, mas muito boa essa "evolução" e, muito bom ler sobre as revistinhas aqui no Over.
Putz! A MOSH era bem bacana! - ainda não li a Jukebox, preciso adquirir!
jujuba · Santo André, SP 14/2/2007 14:41Essa matéria me lembrou da coleção de Gigis q tinha: Piratas do Tietê, Groo O Errante, Mad e milhares de outros tÃtulos... Pra onde foi tudo isso? Digamos q um projeto de casamento errado e a necessidade de mais espaço no armário deram o cabo de tudo... Gostaria de voltar no tempo...rs Alguém sabe onde encontrar o Piratas do Tietê?
Gustavo Gama · São Paulo, SP 14/2/2007 15:10
Soube da Mosh ano passado e, pelo que via na internet (pois nunca toquei nem vi uma Mosh), parecia muito boa! Agora vou atrás de detalhes da Jukebox. Gostei do nome. ;D
Alguém sabe dizer se será restrita a São Paulo? Há como alguns exemplares viajarem um pouco até Fortaleza pra dar aquela conferida?
ps: Engraçado que semana passada vi o fotolog, mas não tinha gostado lá muito não. Na sinceridade, eu!
egeu, a jukebox tá espalhada por aÃ. vc encontra facilmente no sebo baratos da ribeiro, em copa, e na cavÃdeo tb, se não me engano... além de shows de rock. mas tem muitos outros pontos de venda.
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 14/2/2007 21:03João, a revista na verdade é do Rio. Não sei como é a distribuição aà pra Fortaleza, mas imagino que tanto o Submarino como a Comix enviem até você.
mrcsh · São Paulo, SP 14/2/2007 22:14
Salve... quadrinhos e rock'n'roll uma combinação perfeita. Fiquei curioso em conhecer a revista, será que encontro aqui em BH???
Aqui tem uma revista mais ou menos no estilo da Juke Box, chamada Grafitti 76% Quadrinhos com matérias, entrevistas e HQ feita por um coletivo de artistas, fotógrafos, jornalistas e escritores, um trabalho muito bom. E graças a Lei de Incentivo a Cultura ela é anual, sempre rola uma festa de lançamento da edição do ano.
Infelizmente Quadrinhos feito no Brasil ainda é "underground", uma pena, pois temos ótimos artistas, muitos hoje, trabalham para DC e Marvel com trabalhos super elogiados.
È isso... no mais aquele abraço
Yuga
Daqui de Recife peguei minhas Mosh iniciais, 1 a 9 na 2AB. Hoje descobri aqui a reviravolta e acabei de pedir na Comix os numero para completar minha coleção e ainda os 2 primeiros da JkBx. Melhor que a Mosh? É ver pra crer!
[ds] · Recife, PE 14/2/2007 23:43
Opa! Rio. XP Tenho problemas de trocar palavras. E quando as esqueço? Um dia queria uma almofada, mas simplesmente não lembrava o nome. Foi chato.
Vou pedir a JX pela Comix!
Tenho umas moshs aqui. Muito bom mesmo, assim como o tarja preta. Quero só ver essa. Todas as referencias são boas. Aposto que é muito bacana também.
Carolina Morena Vilar · João Pessoa, PB 16/2/2007 00:58Pena que essas publicações não chegem aqui no mato...
Pedro Vianna · Belém, PA 17/2/2007 19:45Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!